O Coritiba ainda não entrou em campo
Para grande parte da imprensa paranaense, o Coritiba ainda não “entrou em campo”, em 2013.
Apresentações pífias, sem brilho, jogadores longe de mostrar o seu melhor futebol, esquema tático indefinido, desconfiança por parte de seu torcedor.
Alguns até questionam se o "inexperiente" Marquinhos Santos seria o técnico ideal para o Campeonato Brasileiro.
Isto é muito lido e ouvido por aí.
Mas o que dizer ou pensar de um time que mesmo não apresentaNdo o seu melhor futebol, é líder do campeonato, chega com vantagem a decisão do primeiro turno, tem a melhor média de público, o segundo ataque mais positivo, a defesa menos vazada, o melhor saldo de gols e o maior número de vitórias (estes dois quesitos ao lado do Londrina), e além de tudo isso é o único invicto da competição.
O que seria do Campeonato Paranaense se o Coritiba estivesse apresentando um futebol digno dos jogadores que tem em seu elenco?
A resposta é fácil: O campeonato perderia totalmente a graça, pois as outras equipes seriam fatalmente atropeladas.
Mas será que a colocação que ensejou o título deste texto não é exigente demais?
Analisando brevemente a participação do Coritiba na temporada até então, qualquer leigo percebe que o clube usou um time misto nas primeiras rodadas, a cada partida um jogador se contundia, além daqueles que já estavam no Departamento Médico, o esquema tático foi alterado, a escalação dos onze titulares não era repetida na partida seguinte, o craque Alex, fora de ritmo, estando a mais de quatro meses sem atuar em um jogo oficial, e o time contando com algumas peças novas, que não faziam parte do elenco titular em 2012.
Além disso, estamos ainda em fevereiro, sendo que o time começou a jogar a pouco mais de um mês.
De que adianta o Coritiba “voar alto” agora, e chegar ao limite físico, técnico e tático no Campeonato Brasileiro?
No Campeonato Regional a diferença do Coritiba para os outros clubes é tão grande, que basta apenas "plainar" para o dominar e ser líder do campeonato.
É fato que algumas carências ainda aparecem no elenco, como as laterais, mas também há de se notar, que alguns jogadores de qualidade, como Victor Ferraz, Emerson, Sergio Manoel, Botinelli e Keirrison ainda não estrearam em 2013, e quando estiverem aptos a jogar, serão extremamente úteis ao comando técnico, além de alguns jogadores que certamente serão contratados.
Portanto, para o bem do Campeonato Regional é importante que o Coritiba “voe baixo” neste início de temporada, pois em caso contrário, o Paranaense perderia completamente a graça.
xxx
Perguntar não ofende:
Neste início de temporada, qual grande clube brasileiro tem mostrado um futebol de “encher os olhos”?
O milionário São Paulo que se enroscou em alguns pequenos no Campeonato Paulista? O todo poderoso Corinthians que empatou com o San Jose na Bolívia, e vem capengando no Paulistão? O Grêmio que perdeu em casa para o time chileno e já foi eliminado do primeiro turno do Gauchão? O Inter que andou rastejando no Campeonato Gaucho? O Palmeiras e o Santos, de Neymar e Montillo, que estão na posição intermediária na tabela do Paulistão? O Fluminense que perdeu para Grêmio e empatou com o Boavista? Ou Botafogo e Vasco que estão tendo dificuldades contra os pequenos do futebol carioca?
Já o Coritiba, que ainda "não entrou em campo" na temporada, tem apenas uma derrota nos últimos 17 Atletibas e duas derrotas nos últimos 78 jogos do Campeonato Paranaense.
Será que a crônica paranaense e parte da torcida não estão sendo exigentes ou precipitados demais com o time Alviverde?
Para pensar realmente.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
Sobre o autor
Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.
Sobre o blog
O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.
Ver comentários (0)
