COXAnautas - Coritiba Eternamente

02/03, 08h49 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

O que mais falta acontecer?

Ontem sinceramente eu fiquei em dúvida sobre uma palavra que definisse melhor este time do Coritiba.

Desde o início da temporada, passando pela formação do time para 2017, era previsto que tudo ia dar errado. Na verdade, se voltarmos no tempo, e pensarmos um pouco. uma Chapa montada as pressas, minutos antes do prazo final, feita apenas para tirar o presidente anterior não tinha como dar certo.

Mas isso já foi exaustivamente falado por mim, e só resta aos sócios no final do ano escolherem a melhor opção para o Coritiba, caso ela exista.

Burrice ou até mesmo incompetência de se planejar corretamente poderiam ser as palavras usadas para o fato do clube praticamente ter aberto mão de tentar uma vaga na Sulamericana. Eu não entendo até hoje qual o critério utilizado para dar férias a jogadores que não iriam permanecer. Um exemplo é o atacante Leandro, que acertou com o Kashima Antlers. O jogador ficou praticamente cinqüenta dias de férias até se apresentar ao clube japonês. E esse foi apenas um dos exemplos de vários que poderiam ter sido utilizados naquela partida contra a Ponte Preta, mas foram dispensados para curtir suas férias, enquanto praticamente todas as outras equipes mantiveram seus jogadores concentrados para a última rodada.

Jogada fora a chance de disputar o torneio internacional, a "competente" diretoria Alviverde abriu mão, após conselhos "petraglianos", de disputar a Primeira Liga. Por mais mal organizado e fora de propósito que esta competição seja, seria mais uma oportunidade do clube ficar em evidência, testar jogadores e dar ritmo ao time.

Mais um fato que poderia evidenciar as trapalhadas diretivas do Coritiba foi ter aberto mão da verba televisiva do campeonato paranaense. Mas aí acho que foi uma decisão inteligente, pois só assim para se tentar algo maior em questões financeiras.

A montagem da equipe é outra situação que merece comentários. Quando vários jogadores que poderiam ser extremamente úteis não tiveram seus contratos renovados eu cheguei a imaginar que o clube traria outros que fossem melhores e que elevassem a qualidade técnica do time. Mas de fato, isso não aconteceu. O grande problema da equipe neste começo de temporada é a falta de qualidade na meia-cancha. E vários jogadores que atuavam por este setor foram dispensados, em especial dois, Juan e Cesar Gonzalez. Ou seja, o clube dispensou jogadores de uma posição vital na formação de uma equipe, e não trouxe outros para substituí-los. Novamente a burrice ou incompetência na hora de planejar aparecem.

As fracas atuações da equipe no começo da temporada evidenciaram ainda mais os erros do Departamento de Futebol. A derrota para o Cianorte, os empates contra Cascavel e Vitória da Conquista, e a vitória suada contra Foz do Iguaçu indicavam um caminho que algo pior estava por acontecer. E ele aconteceu.

Para um clube que planejou muito mal a sua temporada, desde a "desistência" por uma vaga na Sulamericana, e abriu mão da Primeira Liga, a derrota para o Asa, dentro do Couto Pereira, era apenas a confirmação de que tudo o que vinha sendo feito, estava sendo feito de maneira equivocada.

A eliminação na Copa do Brasil acabou causando a demissão de Carpegiani, que não conseguiu ficar calado e disparou contra a falta de planejamento, convicção e filosofia da diretoria. Isso foi ótimo, pois realmente trouxe a tona que a formação da equipe praticamente não passou por ele, já que dos reforços solicitados apenas dois foram contratados. Os demais foram por indicações de empresários e decisão dos diretores.

E realmente não tem como uma equipe dar certo quando se existem diversas ingerências.

E as trapalhadas não pararam por aí. A negociação frustrada com Ronaldinho Gaúcho é outro exemplo. Nem tanto pela negativa do jogador, mas sim pelo vice Alceni Guerra divulgar aos quatro cantos que a negociação estava 80% certa. Isso causou expectativa no torcedor Alviverde, que restou frustrada, e combustível para os rivais tripudiarem em cima do Coritiba.

Aí aparece o Atletiba, e a chance de pelo menos resgatar um pouco do orgulho que vem sendo jogado no lixo diariamente pelas atitudes intempestivas de diretores, que a cada ano que passa, mostram que não tem preparo nenhum para dirigirem o clube.

E como dizem, não há nada tão ruim que não possa ser piorado, o Coritiba perde para o time reserva do Atlético, de maneira vexatória sem dar nenhuma esperança de dias melhores.

E se o problema era o Carpegiani, como diziam alguns Coxas "influentes" e "formadores de opinião" nas redes sociais, o que dizer da atuação de Pachequinho, que para imitar o antigo mestre, colocou o time no segundo tempo no mesmo 4-2-4 que não trazia nenhum resultado prático com o treinador anterior.

Isso mostra que o problema do Coritiba é muito mais "embaixo" do que dizem. O problema está em um presidente que não conhece nada de futebol, e isso fica evidente em suas entrevistas e quando vai apresentar algum jogador. O problema está em vices que querem aparecer e estão completamente desatualizados. O problema está em um diretor de futebol que parece cada vez mais perdido e não tem nenhuma identificação com o clube. O problema está em um estatuto engessado que permite que alguns dinossauros continuem tendo influências no clube. O problema está em um conselho omisso, onde grande parte que está ali, só o faz pelo "status" de ser conselheiro do clube. O problema está nas falsas promessas e projetos mirabolantes dos mesmos que vivem pulando de galho em galho e que transformaram o Coritiba em uma confraria para obter seus interesses pessoais. O problema está nos empresários que rondam o clube e tentam colocar na vitrine suas mercadorias, sem nenhum critério de avaliação por parte do clube. O problema está na qualidade técnica dos jogadores que são contratados. O problema está no conformismo e inércia que tomou grande parte dos "formadores de opinião", que para manter o "status" de ser amigo dos amigos, e ser convidados para as coisas do clube, se omitem quando deveriam cobrar atitudes daqueles que colocaram o Coritiba nesta situação.

Não vejo sinceramente luz no fim deste túnel, a não ser que apareça alguém que tome as rédeas da situação e faça uma mudança radical no Coritiba Foot Ball Club.

Enquanto isso não acontece, o clube continuará sendo gerido por pessoas sem a menor competência.

E o que mais pode acontecer?

O rebaixamento para a Série B é logo ali. E deste jeito, ele será abreviado.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

+20

Debate

  • "Ricardo:
    Não me recordo o ano, acredito que o técnico era o Renê.
    De passagem por Curitiba fui ao Couto ver COXA e Marília. Mais de 40.000 pessoas em um jogo da segunda divisão. O Couto literalmente tremia, principalmente no 3 anel. O time formado pela molecada da base, Henrique, Keirrison, Pedro Ken... O clima era de confiança, de alegria. Ninguém reclamava do time na segundona, pelo contrário, o retorno a elite era certo. O clube parecia resgatando a sua trajetória de glórias, conquistas, sucesso...
    O que deu errado?
    Somente a incompetência de quem geriu o clube nas administrações seguintes?
    Qual o caminho a seguir?
    Sempre leio o site e penso que aqui é um manancial inesgotável para quem quer fazer uma análise, um diagnóstico da nossa trajetória nas últimas décadas.
    Mas qual o caminho para o resgate do clube? Neste item parece que as ideias raleiam.
    Já questionei alguns, mas ainda espero a resposta.
    Não me importaria em ter que dar um passo atrás, até disputar a segundona novamente, mas saber que ao mesmo tempo contamos com um projeto exequível, honesto, eficiente, sendo gerido por pessoas que tenham e transmitam capacidade administrativa e que atenda realmente o desejo daqueles que querem exclusivamente o bem do clube.

    O site poderia promover o debate das soluções, os problemas sabemos de cor. Temos pessoas capacitadas aqui e também convidar outros de notório saber das entranhas do Couto Pereira.
    Isso é possível, ou ficaremos eternamente a espera daquele, conforme o Gilberto Gil ?Quem sabe o Super-homem venha nos restituir a glória mudando como um deus o curso da história"?
    SAV"

    Marcelo B. | 04/03, 11h03

  • "O dono do cap sempre defendeu a ideia de um único time e um único estádio na cidade. Neste momento a direção do nosso Coritiba está colaborando com ele e, consequentemente, atuando para que o plano do time único e estádio único seja efetivado."

    Ezequiel B. | 02/03, 22h13

    • "MCP não esta nem ai pro atletico/coritiba/parana, ele ve futebol como negócio."

      Carlos M. | 03/03, 13h16

  • ""Isso mostra que o problema do Coritiba é muito mais "embaixo" do que dizem. O problema está em um presidente que não conhece nada de futebol, e isso fica evidente em suas entrevistas e quando vai apresentar algum jogador. O problema está em vices que querem aparecer e estão completamente desatualizados. O problema está em um diretor de futebol que parece cada vez mais perdido e não tem nenhuma identificação com o clube. O problema está em um estatuto engessado que permite que alguns dinossauros continuem tendo influências no clube. O problema está em um conselho omisso, onde grande parte que está ali, só o faz pelo "status" de ser conselheiro do clube. O problema está nas falsas promessas e projetos mirabolantes dos mesmos que vivem pulando de galho em galho e que transformaram o Coritiba em uma confraria para obter seus interesses pessoais. O problema está nos empresários que rondam o clube e tentam colocar na vitrine suas mercadorias, sem nenhum critério de avaliação por parte do clube. O problema está na qualidade técnica dos jogadores que são contratados. O problema está no conformismo e inércia que tomou grande parte dos "formadores de opinião", que para manter o "status" de ser amigo dos amigos, e ser convidados para as coisas do clube, se omitem quando deveriam cobrar atitudes daqueles que colocaram o Coritiba nesta situação."

    Concordo com cada palavra."

    Marco S. | 02/03, 19h21

  • "Presidente não precisa ser um "coronel do cangaço", mas tb não pode posar apenas de "Rainha da Inglaterra" e não cuidar dos interesses do clube. Penso, inclusive, que o homem forte deveria ser o cara do futebol, diretor executivo, cargo ocupado pelo fraco Malandro Brasil atualmente.

    Nos faz falta pessoas com o perfil de um Rui Costa ou João Carlos Maringá da Chapecoense. Vi que hoje dispensaram a mala do Martinuccio por chinelinho e reclamação, coisa que ele fez muito por aqui."

    Thiago G. | 02/03, 18h49

  • "Coritiba está precisando mesmo é de um presidente ditador do tipo "Trump" para defender e fazer sobrepor com unhas e dentes os reais interesses do clube antes de tudo e de todos, ou seja, de novos nomes e novos dirigentes, compromissados unicamente com o clube e ninguém mais.
    SAV"

    J. Mario | 02/03, 16h50

  • Ver todos os comentários (58)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Autor

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jose R. 276 pts.
Andre T. 272 pts.
Alysson Delalibera 266 pts.
VALCIR J. C. 263 pts.
Marcelo N. 259 pts.
Wagner Cancela 259 pts.
Valdir 257 pts.
Maria N. 256 pts.
João L. 254 pts.
10º Adriano R. 252 pts.
11º Suzana F. 252 pts.
12º Daniel N. 252 pts.
13º Mauricio S. 252 pts.
14º Rosemeire V. 251 pts.
15º Diogo N. 251 pts.
16º douglas n. 251 pts.
José Paulo Macioski 251 pts.
Simone N. 251 pts.
19º Ademir Carlos p. 250 pts.
20º Amos S. 249 pts.
21º vanessa n. 245 pts.
22º Sanderson 244 pts.
23º Franciano S. 243 pts.
24º nancy m. 242 pts.
25º Ailton D. 241 pts.
26º Elizabeth G. 240 pts.
27º Mauro 240 pts.
Thiago L. 240 pts.
29º Rubens J. 240 pts.
30º Jackson M. Jeranoski 238 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias




Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet