COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

29/09, 08h14 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

O sinônimo do fracasso

A derrota vexatória para o Fluminense não é surpresa para ninguém. Uma hora o Coritiba iria cair em sua própria armadilha, que vem sendo construída há anos e que todos que lá se encontram colaboram um pouco para que o clube se encontre na situação onde está.

Há um bom tempo o Coritiba vem se consolidando cada vez mais como um sinônimo de fracasso. E isso não foi construído da noite para o dia. Vem sendo feito de forma “árdua” por todos aqueles que trabalham no clube, sejam eles dirigentes, treinadores e jogadores.

A vergonhosa atuação no Rio de Janeiro mostrou um Coritiba sem alma, apático, de falhas bisonhas, de certa forma até primárias, com jogadores medíocres vestindo uma camisa de tradição sem terem a mínima condição para isso. E o pior que isso tem se tornado corriqueiro na vida do Coritiba Foot Ball Club, uma instituição que contrata atletas sem ter nenhum planejamento para isso, valendo-se de indicações de empresários, isso quando não vai de pires na mão na porta de clubes implorar pelo empréstimo de jogadores que não são utilizados por suas equipes de origem.

A impressão que tenho é que todo jogador que chega ao Coritiba em pouco tempo já encarna o espírito de fracasso atual do clube e não consegue mostrar o mínimo de qualidade ou comprometimento dentro de campo.

Em um clube sério, jogadores como Thiago Lopes e Nathan, sem contar vários outros que estão por aqui, já estariam sido escanteados em face de nunca terem mostrado um bom futebol nas inúmeras oportunidades que receberam. E o pior é ver esses jogadores entrando no intervalo de uma partida na expectativa de mudar o rumo do jogo. E realmente mudaram, só que para pior. Em vez de uma derrota pelo placar mínimo, o Coritiba foi goleado vexatoriamente.

Isso, sem falar no ridículo planejamento de futebol da diretoria do Coritiba, que consegue no primeiro um terço do campeonato não ter em seu elenco centroavantes, atacantes de velocidade e no mínimo um meia de qualidade, posições fundamentais no futebol.

E tudo isso é completado pelo trabalho ruim do técnico Jorginho. Tudo bem que ele não tem culpa pelo gol inacreditável que o Robson perdeu, porém, tem culpa quando escala mal, quando substitui mal e quando coloca em prática um esquema medroso que faz com que o time tenha a capacidade de cadenciar a bola em um contra-ataque.

As substituições de Jorginho contra o Fluminense, mesmo que ele tenha um material humano muito ruim em suas mãos, mostraram que o técnico também tem culpa, pois quando precisa ler o jogo, o faz na maioria das vezes de forma errada, como fez ontem, quando tirou no intervalo o volante Matheus Bueno, que estava sendo o único cabeça pensante em um time medíocre.

Tudo isso que vem acontecendo há anos, no mínimo seis, desde que Rogério Bacellar assumiu a presidência, faz com que acontecimentos como a derrota vexatória para o Fluminense comecem a deixar de ser fatos surpreendentes na vida do Coritiba.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "De acordo com o Sr. Honório, disse tudo que eu queria dizer, nosso Coxa é time de segunda divisão e de vez em quando vamos subir e logo em seguida descer, igual o Paranázinho."

    E. Zavadzki | 01/10, 11h13

  • "Pois é, o Coritiba não tem jogado nada. A realidade é dura. O pior é fazerem eleição para prorrogarem o mandato da atual diretoria. E ainda tem eleitor que diz que apóia a continuidade ... ora, ora ..."

    João B. | 01/10, 01h30

  • "Esse sinônimo de fracasso não é à toa. No coritiba foi montada uma receita para que tudo dê errado.

    - A começar por gestores mau preparados e que ainda têm a soberba de achar que estão no rumo certo.
    - Depois pela falta de planejamento do clube. Onde esses senhores querem nosso Coxa para daqui a 2, 5, 10 anos? Ninguém sabe, a menos que estaremos ainda pagando dívidas passadas.
    - Aí passa pela montagem do departamento de futebol, com uma pífia direção de futebol que erra na escolha de jogadores, que não monta um desenho tático, além da falta de criatividade, competitividade e comprometimento. E quando troca de treinador, troca toda a filosofia de trabalho, piorando o que já estava ruim.
    - Por fim, as opções da base são insuficientes para os desafios. Alguns poucos garotos foram revelados e vendidos, como Yan Couto, e outros disperdiçados sem lucrar, como Matheus Cunha. Alguns bons piás da base que poderiam ser melhor dilapidados com o tempo, afundam na carreira e não evoluem, por estarem cercados por pernas-de-pau em um time torto, desfigurado.

    O resultado é esse que vemos: um time medíocre e o clube com uma imagem dilacerada. Hoje somos o pior time da série A, considerado como maior dos postulante ao rebaixamento por toda a mídia especializada, graças à 3 anos de uma diretoria preniciosa, que nos vendeu essa mentira, e nos fez esquecer o que é o Coritiba de verdade.

    A nossa contribuição para sair dessa destruição começa agora, dia 3, ao escolher por defenestrar esses sujeitos do Coritiba o quanto antes. Se deixarmos eles prorrogarem o prazo de permanência, darão um jeito de dar continuidade em seu projeto de aniquilação do Verde e do Branco..."

    Carlos Maia J. | 30/09, 15h50

  • "A limpa no elenco precisa ser rápida! A retomada exige urgência. Vão fazer como sempre, demorar uma semana a mais, errar de novo. Jorginho não tem condições de continuar.
    As substituições nas partidas contra Vasco e Fluminense, mostraram total despreparo para a função de treinador desse cara."

    Mariel M. | 30/09, 14h56 | Móvel

  • "Caros Coxas Brancas,

    Infelizmente, aquela alegria de torcer pelo Verdão, de representá-lo onde quer que se fosse, de vestir a camisa, nas vitórias e até mesmo nas derrotas (pois faz parte do esporte e do futebol) simplesmente estão acabando.

    Hoje também tenho raiva do dia de jogo! Não consigo assistir, apenas dando umas espiadas de vez em quando. O time é simplesmente RIDÍCULO!! MEDÍOCRE!!PATÉTICO!!

    Exatamente como é RIDÍCULO, AMADOR, MEDÍOCRE, POBRE DE ESPÍRITO, PATÉTICO, INCOMPETENTE, o ser que se diz presidente da Instituição... e agora quer se perpetuar, adiando eleições... se o problema são as eleições em Dezembro, ANTECIPE para OUTUBRO!!!!

    Saia, vaze, ande, SUMA!!!

    SAV."

    Erodes B. | 30/09, 09h08

  • Ver todos os comentários (28)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Classificação Brasileiro

Internacional 35
Flamengo 35
Atlético-MG 32
Fluminense 29
São Paulo 27
Santos 27
Palmeiras 25
Fortaleza 24
Grêmio 24
10º Ceará 22
11º Atlético-GO 22
12º Sport 21
13º Corinthians 21
14º Bahia 19
15º Bragantino 19
16º Botafogo 19
17º Vasco 18
18º A.Paranaense 16
19º Coritiba 16
20º Goiás 11

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 154 pts.
Bruno O. 140 pts.
CARLOS CARLOS 136 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 136 pts.
Eden Leão 132 pts.
Rupson F. 132 pts.
Rafael Minoli 129 pts.
Anderson85 Anderson85 127 pts.
Selma R. 127 pts.
10º cleverson k. 124 pts.
11º Marcos Kuff 124 pts.
12º Ricardo Honorio 124 pts.
13º Persio F. 121 pts.
14º Walber Gonçalves de Queiroz 120 pts.
Valdir T. 120 pts.
16º Giovanne Smaniotto 119 pts.
j. miranda 119 pts.
18º Álvaro M. 119 pts.
19º Sanjiro J. 118 pts.
20º Adriano Leal 116 pts.
21º Marco Ferreira 116 pts.
22º Ezequiel B. 115 pts.
23º Tiago Z. 115 pts.
24º Evaldo Maciel 114 pts.
25º Waldir J. 113 pts.
Adilson P. 113 pts.
27º MARCELO ARAUJO 113 pts.
28º Johnny F. 112 pts.
Ailton Batista Vieira Filho 112 pts.
30º Dorvalino J. 112 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet