COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

05/11, 09h48 | Falando de Bola | Ricardo Honório

Os desafios de Rodrigo Santana

Na zona do rebaixamento ao final do primeiro turno do campeonato brasileiro, o Coritiba terá dezenove jogos para tentar garantir a sua permanência na primeira divisão.

E como vem sendo a tônica do clube nos últimos anos, o desafio será comandado por um novo treinador, o terceiro só neste brasileiro, sem contarmos que o time ainda foi dirigido em duas partidas por interinos, ou seja, Rodrigo Santana será o quinto homem a comandar o Coritiba, o que dará uma média de um treinador a cada quatro jogos. Um número completamente absurdo que explica o porquê do Coritiba estar na situação em que se encontra.

Os desafios de Rodrigo Santana não serão poucos. Novo no cenário nacional e desacreditado por grande parte da torcida Alviverde, o treinador além de tentar fazer o time se manter na primeira divisão, ainda terá que lidar com a desconfiança do torcedor alviverde que, ressabiado pelas trapalhadas da diretoria na condução do futebol, recebeu o novo treinador com grande índice de rejeição.

O primeiro grande desafio do novo treinador será melhorar a campanha do Coritiba dentro do Couto Pereira, que hoje é a quarta pior entre os vinte clubes que disputam a Série A. O índice de aproveitamento do Coritiba nos jogos em casa é de apenas 40%. E para melhorar este percentual o treinador terá o grande trabalho de acertar o ataque da equipe, o pior da Série A nos jogos em casa, com apenas cinco gols marcados.

Fazer o time ser mais eficiente nos jogos dentro do Couto Pereira será realmente o principal desafio de Rodrigo Santana, uma vez que, o Coritiba terá sete confrontos diretos em casa para fugir do rebaixamento, contra Bahia, Corinthians, Red Bull Bragantino, Botafogo, Goiás, Athletico Paranaense e Ceará. Conquistar o máximo de pontos possíveis nestes jogos será de grande importância.

Um dado interessante é que, apesar de ter o pior ataque dentro de casa, o time alviverde possui a terceira melhor defesa em jogos dentro do Couto Pereira, com apenas seis gols sofridos. Esse dado mostra um grande desequilíbrio entre a defesa e o ataque, mostrando que, se o time fosse mais eficiente ofensivamente nos jogos em casa, a campanha poderia ser bem melhor.

Outro desafio para o treinador será ajustar o seu setor defensivo nos jogos longe de casa. Se dentro do Couto o Coritiba possui uma das melhores defesas da competição, fora dele os números do time são muito ruins. Com dezoito gols sofridos, o time alviverde possui a pior defesa nos jogos longe de seu estádio. Por outro lado, o time tem o quinto melhor ataque com onze gols, ficando atrás apenas de times como Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo.

Assim como nos jogos em casa, onde o desequilíbrio do time é evidente, fora de casa vemos também um desequilíbrio muito grande, com um time que faz gols, porém sofre muitos gols também.

Portanto, achar o equilíbrio do time será o principal desafio de Rodrigo Santana, que terá dezenove jogos para provar que a desconfiança da torcida alviverde em relação a sua chegada era algo completamente equivocado.

Torceremos muito para que desta vez, o prévio julgamento em relação a vinda do novo treinador esteja completamente equivocado, e com isso o Coritiba possa, em meio a tanta incompetência diretiva, manter-se na primeira divisão.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "Desafios de mais um estagiário... Não sei onde conseguem ir arrumar esses caras pra treinar aqui. Vai buscar alguém na suburbana de uma vez. É Barroca, Rodrigo coisinha, Jorginho burro, Argel, Louzer, Eduardo Baptistas, Sandro estagiário....pronto, vomitei."

    Marcus C. | 18/11, 23h19

  • "Sempre bom analisar os números. Pra variar o COXA tem estatísticas mais do q improváveis. Ataque bom e defesa ruim fora de casa... Vai entender isso... SAV"

    Rafael C. | 06/11, 21h01 | Móvel

  • "Na entrevista dada no site do Coxa, senti ele bem tranquilo.
    Quem ofuscava nessa entrevista era o Samir, que preferia nem estar ali.
    Vamos torcer que pinta a estrela do tecnico e ele tenha mais sorte que juizo.
    O fator jogar bem nem sempre reflete a verdade em um jogo de futebol.
    Se não fosse a teimosia do antigo técnico, deveriamos estar melhor na tabela, proximo do 12º colocado.
    Esse ano dos 20 clubes, uns 10 estão no mesmo naipe que o coxa.
    Vamos torcer que a situação do coxa nesse segundo turno seja coroado de melhores exitos.
    SAV."

    Rosvalmir D. | 06/11, 13h03

  • "E ponha desafio nisto ... Vamos adiante. Avante, Coxa!"

    João B. | 06/11, 03h07

  • "Quem sabe esse lateral que vem do Galo ajuda o time a ficar mais eficiente nas jogadas de velocidade pelos lados... Quanto ao técnico, acho que se ele não inventar moda, a chance de sucesso aumenta. Que use os reforços e vista 3 meias, porque chega de pé frio."

    Alexandre Van Der Broocke | 06/11, 01h23 | Móvel

  • Ver todos os comentários (18)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Classificação Brasileiro

Internacional 62
São Paulo 58
Atlético-MG 57
Flamengo 55
Palmeiras 52
Grêmio 51
Fluminense 50
Ceará 45
Corinthians 45
10º Santos 45
11º Bragantino 44
12º A.Paranaense 42
13º Atlético-GO 42
14º Vasco 36
15º Sport 35
16º Fortaleza 35
17º Bahia 32
18º Goiás 29
19º Coritiba 27
20º Botafogo 23

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2021 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet