Panela de pressão
O clube virou uma bagunça. E nem é preciso conviver diretamente lá dentro para ter noção de quanto o clube é mal administrado.
Relacionar uma possível continuidade do Kleina com um resultado positivo contra a Chapecoense é a maior prova do amadorismo que hoje impera no Alto da Glória.
A vitória contra a Chapecoense é bem possível de acontecer, mas e se o Coritiba for derrotado pelo Corinthians no próximo sábado, valerá alguma coisa os três pontos contra a Chapecoense em relação à situação do treinador?
xxx
As declarações de Valdir Barbosa ao sair do clube também não me surpreendem.
Não é de hoje que diretores e conselheiros que não entendem nada de futebol tentam dar pitacos no time Alviverde.
Lembro muito bem, no período de 2010 a 2013, quando convivi diretamente com o Superintendente de Futebol do clube, Felipe Ximenes, em uma relação de amizade sem nenhum interesse que fosse acima disso, o quanto alguns conselheiros queriam dar pitacos ou impor suas opiniões o tempo todo.
A diferença é que na época, os “pitacos furados” da maioria entravam por um ouvido e saiam pelo outro, e não chegavam a pressionar os profissionais do clube.
Portanto, isso não é de hoje. A diferença é que temos um presidente que mal aparece no clube e entende nada de futebol. Com isso, as pressões de dirigentes e conselheiros é cada vez maior e faz cada vez mais efeito. Pena que para o mal do clube.
xxx
Antes de sair, Valdir Barbosa deixou engatilhada a contratação de três reforços para o clube.
O meia Felipe Amorim já está treinando, e sinceramente pouco acredito que este atleta irá acrescer alguma coisa ao time. Tecnicamente é bom jogador, mas temo que a pressão relativa à situação atual do clube o impeça de se firmar aqui.
O lateral esquerdo Emerson Conceição também já chegou e faz exames médicos. Pelas atuações de Carlinhos este ano, a chegada deste atleta vem a ser providencial, mesmo com Cezar Benitez atualmente como a primeira opção para a lateral-esquerda.
Apesar de ter sido dispensado do Galo Mineiro, um jogador que foi titular por vários anos do Lille, da França, e durante uma temporada inteira do Benfica, não pode ser simplesmente descartado.
E vem por aí o turco-inglês Colim Kazim-Richards, que tem tudo para ser a grande atração do Coritiba, não só dentro de campo, mas também fora dele.
Acompanho este atleta desde a época do Fenerbahce, e acredito que se vier comprometido e querendo jogar bola, é uma contratação que tem tudo para dar certo.
Que o Coritiba o saiba usar corretamente, não só dentro de campo, como também fora dele em ações de marketing.
Sobre a possibilidade de Negueba ir para o Grêmio em troca de Edinho, apesar do volante atualmente estar na reserva do time gaúcho, acredito que possa ser mais útil do que o atacante vem sendo para o Coritiba.
Mas esta negociação é emblemática e mostra o quanto a diretoria Alviverde tem dificuldade na hora de negociações.
Quando o Grêmio veio forte para levar Negueba, o Coritiba pediu Henrique Almeida em troca. O time gaúcho não aceitou. Agora bateu o desespero no time Alviverde em relação à necessidade de um volante, e assim o Grêmio levará o jogador que tanto queria, sem precisar se desfazer de um jogador no qual fez alto investimento para contratar.
xxx
Acredito na vitória contra a Chapecoense.
Se os jogadores estão tão preocupados com a situação de Gilson Kleina, como disse Valdir Barbosa, eles entrarão com muita vontade de vencer esta partida e garantir a permanência, pelo menos até o próximo sábado, do treinador.
Jogo bom para o paraguaio Ortega, enfim, desencantar com a camisa Alviverde.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
Sobre o autor
Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.
Sobre o blog
O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.
Ver comentários (16)
