COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

27/01, 08h41 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

Prudência não faz mal a ninguém

Mesmo que ainda longe do ideal do que se espera de um time de futebol que venha lutar por algo maior, a vitória sobre o Paraná Clube valeu pelos três pontos conquistados, que deixam por hora o Coritiba na vice-liderança do campeonato estadual, atrás do time de aspirantes do Atlhetico.

Após um começo de jogo ruim, quando quase saiu atrás no placar, o Coritiba se assentou em campo e tomou conta da partida contra um adversário que será candidato a uma das vagas para a terceira divisão em 2020.

O setor de marcação esteve impecável. Matheus Salles dominou as ações da meia-cancha, marcando praticamente sozinho na frente da área, enquanto a dupla de zaga Rafael Lima e Sabino esteve soberana, fazendo bom jogo defensivo e saindo com eficiência com a bola lá de trás.

O principal destaque foi o lateral-esquerdo William Matheus, que além de defender com segurança, mostrou muita velocidade nas ultrapassagens, sendo o principal ponto de escape do time.

Se a marcação foi eficiente, o mesmo não se pode dizer da parte de criatividade do time. Com exceção de Rafinha, que está sobrando neste começo de ano, os demais ainda estão muito abaixo, principalmente o garoto Igor Jesus que está desperdiçando uma grande chance de mostrar que pode lutar de igual para igual com Sassá pela posição de centroavante titular. Com as fracas atuações, o garoto está entregando de bandeja a posição para o novo contratado.

Mas alheio a atuação do time na vitória contra o Paraná Clube, uma coisa que começa a preocupar são as lesões que estão aparecendo. Na partida de ontem, Gabriel e Matheus Galdezani deixaram o campo sentindo dores.

Lesões podem ser até normais em um começo de temporada, porém, com um elenco enxuto em algumas posições, o técnico Eduardo Barroca deveria ser mais prudente na escalação de determinados jogadores.

Foi cantado aos quatro cantos que o treinador usaria os quatro primeiros jogos para fazer testes na equipe e rodízio entre os atletas. Porém, o que temos visto é um teste disfarçado, uma vez que, com exceção de René Junior, Rhodolfo e Sassá, o treinador tem usado os principais jogadores do time em partidas contra adversários fracos, quando poderia usar jovens como Natanael, Nathan, Guilherme Biro, Henrique Vermudt, entre outros, que poderiam ter a oportunidade de mostrar se podem fazer parte do grupo ou não.

A situação de Rafinha é a mais emblemática até agora. Disparado o melhor jogador do time até o momento, o jogador de 36 anos, foi utilizado nas três partidas que o time disputou até o momento, sendo que em duas delas atuou os noventa minutos. Ou seja, Barroca tem utilizado o principal jogador da equipe, que já não tem mais o mesmo preparo físico de antes, em partidas contra adversários fracos em um campeonato que há tempos deixou de ser algo prioritário. O risco de perder o jogador mais importante da equipe para o confronto contra o Manaus, que realmente vale alguma coisa, é grande.
Assim, espera-se um pouco de prudência do treinador, para que use as partidas do estadual para testes, não apenas na teoria, mas sim de forma prática, poupando seus principais jogadores para a Copa do Brasil e até mesmo as fases de mata-mata do campeonato estadual.

Não é possível que um torneio, que se classificam oito times de um total de doze, não possa ser realmente utilizado para o aproveitamento de jogadores que não se encontram em uma lista principal. Só assim, o treinador realmente poderá verificar se alguns jovens poderão fazer parte do elenco, e poupar os principais jogadores do time.

É isso que se espera de um treinador que disse que usaria o estadual para fazer testes.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "Alguns comentários falam que precisamos usar o TIME B, OU TIME ALTERNATIVO NO PARANAENSE E NÃO USAR O PRINCIPAL. Precisamos usar os jogadores considerados do TIME PRINCIPAL PELO SEGUINTE: se eles ficarem só treinando e entrarem sem ritmo na COPA DO BRASIL, correm risco de eliminação. Então, precisamos entrar com o time principal neste torneio e devidamente TREINADO NOS JOGOS LOCAIS..."

    Mauricio D. | 29/01, 12h07

    • "Concordo, como não temos qualidade no elenco ai precisamos jogar sim, os Poodles estão com o time B só treinando e ano passado deram conta do recado neste sistema, mas infelizmente o time B deles é superior ao nosso de titulares, pelos menos nos resultados até agora. Vamos ver no confronto direto, que provavelmente será com o time principal deles."

      Jarbas R. | 30/01, 01h20

  • "Os Matheus, Willian e Salles jogaram muito bem. Rafinha comandou e fez o jogo dele com muita competência. Problema é lateral direito, camisa 10 e o ataque fazer gols. Penso que o Barroca está indo muito bem, já temos um esboço de time. Quando ele tiver todas as peças pra valer, acredito que o estresse entrará em férias coletiva.
    Agora tem o Operário, um time bom e entrosado..."

    Admir Rosa | 29/01, 10h19 | Móvel

  • "O W. Matheus é um jogador muito criticado pela torcida,é só sair e jogar bem em outro time, para ficarmos lamentando. Acho um excelente lateral;
    Penso que não deviam utilizar o time principal no Paranaense. Deviam apenas se preparar muito bem para Copa Brasil e Brasileiro e evitar lesões.
    O Campeonato é tão forte que o time alternativo do CAP está em primeiro. E se nosso time principal perder Atletiba para o aspirante deles? A pressão aumenta e insegurança também;"

    Celso T. | 28/01, 21h27

  • "Tem o outro lado da moeda.....ele tem que montar um time quase do zero ....e para,isso precisa jogar! Mas concordo totalmente quanto ao Rafinha.......e sobre o jogo, discordo sobre o Willian Matheus... acertou UM ÚNICO cruzamento no jogo....de que adianta correr e apanhar da bola? Novamente saiu pela linha de fundo com a bola....jogador improdutivo e fraquíssimo na marcação. Passou da hora de testar o Kazu."

    Nilton M. | 27/01, 23h12 | Móvel

  • Ver todos os comentários (31)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, 42 anos, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Classificação Paranaense

Coritiba 17
FC Cascavel 17
A.Paranaense 16
Operário 16
Londrina 14
Rio Branco 13
Paraná 9
Cianorte 9
Cascavel 7
10º Toledo 5
11º União 5
12º PSTC 4

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 47 pts.
Hedy G. 46 pts.
Jackson M. Jeranoski 45 pts.
Mauro S. 45 pts.
Leandro Carlos 45 pts.
Ido Martini N. 44 pts.
Jayme G. 44 pts.
Valdir T. 43 pts.
Ézio Ricardo 42 pts.
10º Ricardo Honorio 42 pts.
11º CARLOS CARLOS 41 pts.
12º Ademir Carlos p. 41 pts.
13º Rubens Junior 40 pts.
Rafael F. 40 pts.
15º Luiza Oliveira 40 pts.
16º Jorge Ihon J. 39 pts.
ERLEI R. 39 pts.
18º Jorge H. 39 pts.
19º adonias rosa 38 pts.
20º Luiz Bueno Franco 38 pts.
21º Marcos Kuff 38 pts.
22º Emerson T. 37 pts.
23º Valdecir R. 37 pts.
j. miranda 37 pts.
25º T. Filus 37 pts.
26º D. Medeiros 37 pts.
27º Mariana T. 36 pts.
Rony A. Stacoviaki S. 36 pts.
29º Ido M. F. 36 pts.
30º Luis Henrique 35 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

TV COXAnautas

Quem vai pagar a conta?

Coritiba eliminado da Copa do Brasil. Prejuízo enorme e a pergunta que fica é: Quem vai pagar a conta?

Clique para assistir

Goleada: Estamos Prontos?

Após a goleada, o Coxa está pronto pra Copa do Brasil?

Clique para assistir

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet