Falando de Bola
Com o desfalque de Andrey para o restante da temporada, faltando apenas a confirmação oficial do clube, o técnico Gustavo Morínigo terá que quebrar a cabeça para encontrar o substituto ideal para o jogador que vinha sendo um dos destaques do Coritiba na temporada.
Enquanto a segunda janela de contratações não abre, Morínigo terá que encontrar um substituto dentro das alternativas que tem atualmente no elenco alviverde.
O substituto natural seria o volante Val. Titular da posição antes da chegada de Andrey, o jogador foi um dos destaques do time ano passado, porém, caiu de produção na segunda metade da Série B e ainda não encontrou o mesmo futebol que o fez cair nas graças do torcedor alviverde. A aparente forma física ruim e problemas fora de campo, parecem estar atrapalhando muito o jogador, que de grande captação do clube passou a ser um jogador pouco utilizado nos últimos jogos.
O paraguaio Matias Galarza é outra alternativa para a posição. Porém, o jogador apesar de estar há quase dois meses no Coritiba, ainda não entrou em campo com a camisa alviverde e dificilmente ganharia de imediato a titularidade para uma função tão importante. Pesa contra também, o fato de Galarza ter sido convocado para dois jogos amistosos da seleção paraguaia, o que o deverá tirar de três jogos do Coritiba: Botafogo, Ceará e São Paulo.
A terceira alternativa é o prata da casa Bernardo. Campeão da Copa do Brasil Sub-20 em 2021 e integrado ao grupo profissional no mesmo ano, o jovem de 20 anos é visto com muita expectativa pela torcida alviverde. Nos jogos em que entrou demonstrou muita personalidade e agradou ao técnico Gustavo Morínigo. Mas com a ausência de um reserva para Willian Farias, o jogador vem treinando como primeiro volante, se dedicando mais na função de marcação e sua entrada na função de Andrey pode fazer com que o treinador alviverde tenha que mexer na estrutura tática do time.
Outras opções, mas menos viáveis, seriam as entradas dos meias Robinho ou Biel. O experiente meia, ex-Cruzeiro e Palmeiras, já atuou várias vezes na função e a sua excelente leitura tática poderia favorecer o estilo de jogo do time, mas com a sua entrada, o Coritiba ficaria vulnerável demais na marcação, já que Robinho não tem a mesma intensidade das outras alternativas, o que poderia ser extremamente prejudicial ao time. Já Biel, apesar de ter sido colocado por Morínigo para treinar como segundo volante, também por ter boa leitura de jogo, também sofre com a dificuldade de mobilidade para a função de marcação.
Com poucas alternativas que possam executar de maneira satisfatória a função, Gustavo Morínigo deve escolher entre Bernardo ou Val já para o próximo jogo contra o Botafogo. Confesso, que em minha opinião, a entrada de Val se aproxima mais daquilo que o time vinha fazendo com Andrey, porém o mau momento do jogador, deve fazer com que o treinador aposte no jovem Bernardo. Com ele em campo, o Coritiba deve consertar um dos principais problemas da equipe atualmente: o espaço deixado na meia-cancha, já que Andrey vinha marcando de forma muito espaçada nos últimos jogos, por outro lado, o time alviverde não terá ter tanto a chegada do segundo volante à área adversária, função muito bem executada por Andrey e que levou o jogador a fazer três gols no Brasileirão.
Em sua opinião, leitor COXAnautas. Quem seria a melhor opção no momento para substituir Andrey? Deixe sua opinião nos comentários.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)