COXAnautas - Coritiba Eternamente

25/09, 16h36 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

Recado ao técnico Jorginho

Que missão complicada, hein Jorginho! Levar o Coritiba para a Série A não é uma das tarefas mais fáceis. Vou te ser sincero, acho que boa parte da torcida nem acredita mais que isso seja possível, mesmo que ainda faltem quinze rodadas para acabar o campeonato.

A torcida é fiel, vibrante, quando chamada comparece em peso, mas anda cansada. Não do clube ou da camisa, mas sim daqueles que o dirigem e também daqueles que entram em campo. Se tivessem a mesma garra do Jairton, o torcedor-símbolo do clube que vai ao Couto em sua maca, não tenho dúvidas que a história seria diferente.

Não vou negar que não gostei da sua contratação. Seus últimos trabalhos me fazem acreditar pouco em você como técnico do Coritiba. Mas você está aí, e como um Coxa-Branca nato que sou, torcerei pelo seu sucesso.

Mas repito, a tarefa não será fácil. O time parece nas cordas, totalmente entregue, e nem o Rodrigão, que rapidamente caiu nas graças do torcedor Coxa, está conseguindo jogar alguma coisa. Aliás, rumores que ele treina pouco e as vezes nem treina. Talvez por isso que a sua forma física pareça estar longe do ideal, e os gols se tornaram escassos. Nos últimos onze jogos, apenas dois gols marcados. Ele não pode mais continuar no time titular se não estiver afim de treinar. Chegue no pé do ouvido dele e o faça treinar, e se ele não quiser, dê a camisa de titular para o garoto Igor Jesus, que tem qualidade.

O mesmo vale para o Giovanni. Contratado com status de craque, mesmo que nunca tenha sido, ganhou a camisa 10 que já foi de Tostão, e nunca mostrou ser merecedor dela. No clube desde o começo do ano, nunca entrou em forma, e dentro de campo se arrasta. Desde que virou titular na Série B, o time não venceu mais. Dê um ultimato nele: Ou entra em forma ou manda para escanteio. Coloque para jogar quem realmente está afim de levar o Coritiba para a Série A.

O time tem várias deficiências, mas tem jogadores que podem ser melhor aproveitados. Um deles é o volante Matheus Bueno. Esse guri sabe jogar. Não sei o que acontece que nunca tem chances, mas procure saber. Não consigo entender o porquê de ele não receber oportunidades, enquanto o Vitor Carvalho sempre está entrando.

Peça urgente um zagueiro. É a nossa maior carência dentre as várias que temos. Não escute os dirigentes se falarem que este ou aquele zagueiro merecem ser melhor observado. Com exceção do Sabino, que é mediano, os demais são fracos e não inspiram confiança. Mas peça um zagueiro de qualidade, que chegue, vista a camisa, assuma a titularidade e imponha respeito. Nada de zagueiros “meia-boca”. Destes já estamos cheios por aqui.

Outra coisa importante. Faça os jogadores reconhecerem a importância do Coritiba, um clube que já foi campeão brasileiro. Mostre a eles o quão importante é vestir a camisa deste clube. Diga o quanto eles são privilegiados por poderem estar em um clube de futebol deste tamanho, enquanto vários outros que possuem o sonho de ser jogador nunca passam do futebol de várzea, mesmo que as vezes tenham mais qualidade do que muitos daqueles que aqui estão.

Tem uma coisa importante. Afaste os dirigentes do vestiário. Ali não é lugar deles. Presidente e vices não tem que participar de preleções, de corrente de jogadores. Blinde o vestiário com seus atletas. Não peça opinião sobre futebol com os dirigentes do Coritiba, eles não sabem nada de bola. Por isso que estamos penando na segunda divisão. Se você pesquisar sobre os times que esta diretoria montou, verá que eu tenho razão.

Se o seu time for bem, você terá a torcida ao seu lado, e como você pode perceber no jogo que perdeu por 2x0 quando dirigia a Ponte Preta, quando a torcida Coxa está ao lado do time, o Coritiba torna-se muito mais forte.

Procure trazer ela para o seu lado. Mostre a importância disso para o seu grupo de jogadores. Eles já vivenciaram um pouco do que é ter a torcida do Coritiba ao seu lado, e te garanto que gostaram do que viram.

Não tenho mais o que falar, espero que você saiba o que fazer e que tenha noção da responsabilidade que é treinar o Coritiba. A Série B deste ano impactará diretamente no futuro do clube. Se fracassar, mesmo que eu saiba que a culpa não será somente sua, a consequência será trágica para o futuro do Coritiba.

Portanto não trate o Coritiba como mais um clube em sua carreira. Trate o Coritiba como algo especial, como uma oportunidade de alavancar sua carreira e fazer um clube tradicional do futebol brasileiro voltar ao seu lugar de direito.

Espero que você tenha sucesso no comando do Coritiba. Torceremos por isso.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "Ja são ruins e sem salários ja era. Amanhã. É dia de cobrar essa perebada já na chegada deles no estádio!!! Fazer igual a torcida do corinthians faz! Funga na nuca deles!!!"

    Levi Correa dos Santos | 07/10, 19h08 | Móvel

  • "O desinteresse pela bola é visível. Ninguém lamenta um passe errado ou bola perdida. É um inconformismo impressionante! Tipo, puxa errei, paciência na próxima tento acertar.

    Aqueles passes irritantes e inúteis na defesa, pra lá e pra cá é o fim da picada e nada resultam além de um chutão pra frente, pra ninguém. Toca toca toca e se a coisa aperta, dá-lhe chutão.

    Este esquema com 3 atacantes parece que defasou. Considerando que não temos meio de campo pra distribuir a bola, é um esquema inútil. Um 4,4,2 considerando a ruindade do time talvez fosse melhor.

    Com ou sem salários em dia existe um item fundamental que se chama profissionalismo. Ninguém irá deixar de receber se considerar que a justiça ampara e pune devedores.

    Temos um time ruim nas escolhas e resultados desde a primeira rodada e pra piorar composto por um bando de covardes conformistas onde a raça passa longe. Assim sendo, não será este ano. Não que eu torça contra, basta analisar a lógica e histórico. Pra quem perdeu 6 pontos pro Paraná, 6 pro CRB e 4 pra Londrina...chance zero!"

    Admir Rosa | 07/10, 06h11 | Móvel

  • ""E dai??? Vamos ao Couto fazer manifestação e pedir a saída deste amador e o fim deste conselho de merda ou não??? ou vamos esperar o Coritiba virar a Portuguesa, se e que já não virou.."

    Igor S. | 06/10, 11h03

  • ""E dai??? Vamos ao Couto fazer manifestação e pedir a saída deste amador e o fim deste conselho de merda ou não??? ou vamos esperar o Coritiba virar a Portuguesa, se e que já não virou.."

    Igor S. | 06/10, 11h03

  • "Com salário atrasado é impossível conquistar algo"

    Gilliatt T. | 05/10, 22h06 | Móvel

  • Ver todos os comentários (60)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, 42 anos, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 59
Sport 53
Atlético-GO 49
Coritiba 47
América-MG 47
Botafogo-SP 44
Paraná 44
CRB 43
Operário 43
10º Ponte Preta 41
11º Cuiabá 39
12º Brasil de Pelotas 38
13º Guarani 35
14º Londrina 35
15º Oeste 35
16º Vitória 33
17º Figueirense 31
18º Vila Nova 31
19º Criciúma 29
20º São Bento 27

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 263 pts.
andre a. 256 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 251 pts.
Leandro R. 246 pts.
Waldir Laska 241 pts.
Rui Valente 237 pts.
Leonel S. 234 pts.
Ricardo Honorio 229 pts.
Marcelo luczyszyn 228 pts.
10º Jose R. 224 pts.
11º Marcelo G. 222 pts.
12º Rodrigo P. 221 pts.
13º Hedy G. 219 pts.
14º Juarez Mocelin 218 pts.
15º Marcio Cardozo 218 pts.
16º Marcelo Carneiro 218 pts.
17º Ido M. F. 217 pts.
18º Julio C. R. 216 pts.
19º João L. 213 pts.
20º Gelson Roberto M. 213 pts.
21º Bruno P. 211 pts.
22º Job Grassi 211 pts.
23º Tiago L. 211 pts.
24º Luiz C. 209 pts.
25º Antonio Alvaredo Filho 207 pts.
26º Johnny Pietrobelli 207 pts.
Ézio Ricardo 207 pts.
28º Valdir T. 207 pts.
29º Robson R. 205 pts.
30º Alysson Delalibera 205 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Rupson F.
2º andre a.
3º CARLOS AUGUSTO B.
4º Leandro R.
5º Waldir Laska

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet