Falando de Bola
O Coritiba volta a carga para tentar contratar o meia-atacante Neilton para tentar reforçar seu elenco para a disputa do campeonato brasileiro. Dando uma passada pelo COXAnautas e pelas suas redes sociais, observo que as opiniões em relação a possível chegada do jogador estão bem divididas.
Alguns torcedores acham uma boa contratação, outros não. Opiniões inúmeras, mas se fala principalmente no fato de Neilton ter jogado em vários times e não ter se firmado em nenhum.
De fato, ele atuou em vários times. Revelado pelo Santos, passou por Cruzeiro, Botafogo, São Paulo, Internacional, Vitória e por último estava em clube dos Emirados Arábes Unidos.
Revelado pelo Santos, o jogador era chamado de o “novo Neymar”, tamanha a expectativa que os santistas depositavam nele. Mas até hoje não confirmou isso. O meia-atacante teve uma boa temporada pelo Botafogo em 2016, atuando ao lado de Sassá, o que o levou a ser contratado pelo São Paulo, onde jogou muito pouco. Sua melhor temporada foi no Vitória em 2018, mas foi insuficiente para ajudar seu time a se manter na primeira divisão do campeonato brasileiro. Porém, as boas atuações pelo time baiano chamaram a atenção do Internacional, que contratou o jogador em 2019. Mas, mais uma vez, Neilton fez uma fraca temporada e acabou indo parar nos Emirados árabes, onde jogou sete partidas antes de sua rescisão.
Se formos analisar pelos números, tudo o que se refere ao atleta dentro de campo é uma incógnita, caso seja confirmada sua contratação pelo Coritiba. O Neilton, do Botafogo e do Vitória, pode ajudar muito, mas o que passou pelo Cruzeiro, São Paulo e Internacional, talvez tenha pouco a acrescentar. E pior, não é um jogador barato, e para um clube que anda com suas finanças combalidas, apostar em um jogador caro e que pode não dar o retorno esperado pode ser um tremendo de um tiro no pé.
Mas como disse, não dá para cravar se Neilton será uma boa contratação ou não para o Coritiba. Dentro de campo ele já mostrou em algumas vezes que sabe jogar, mas em qual nível de motivação ele viria para o Coritiba?
Se chegar aqui, com o pensamento que tem que agarrar com todas as forças aquela que talvez seja a última oportunidade em atuar por um clube tradicional que está na primeira divisão, mantendo-se com a cabeça focada e tendo um bom comportamento longe dos gramados, Neilton tem todas as chances de ser muito útil para o técnico Eduardo Barroca, que inclusive referendou o jogador à diretoria Alviverde.
Porém, se chegar em Curitiba, desfocado, pensando em aproveitar aquilo que a noite curitibana tem de melhor e fazendo com o que a sua dedicação em campo seja apenas um detalhe em sua estadia por aqui, as chances de ele dar certo são praticamente nulas.
Portanto, para se analisar se Neilton pode vir a ser um bom reforço ou não, dependerá exclusivamente do comportamento do jogador, que se focado, pode ser uma grande garimpagem do Coritiba no difícil mercado de jogadores do futebol brasileiro, onde um clube sem dinheiro tem pouquíssimas chances de contratar jogadores interessantes.
Eu, sinceramente, apostaria em Neilton. Cabe aos dirigentes e ao treinador mantê-lo com a cabeça focada dentro de campo.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)