Logo COXAnautas

Falando de Bola
Falando de BolaRicardo Honório

Variações táticas do Atletiba



O possível desfalque do lateral-direito Victor Ferraz e a indefinição sobre o companheiro de zaga de Leandro Almeida podem abrir um leque de opções que Marquinhos Santos terá a sua disposição para o Atletiba.

A lateral direita torna-se a principal dúvida em face da ausência de um substituto natural para a posição. Patric, contratado para ser lateral direito, nunca rendeu bem quando escalado em sua posição de origem. Por outro lado, tornou-se o melhor lateral esquerdo que o Coritiba tem a sua disposição. Jackson, o outro lateral direito do elenco, ainda se encontra no Departamento Médico e sem condições de jogo.

Com isso, resta claro que Marquinhos Santos tem duas situações mais viáveis para esta posição.

A primeira delas e mais provável é a escalação de Gil neste setor. Com isso a zaga deverá ser formada por Leandro Almeida e Chico, e com a possibilidade de Escudero ser escalado na lateral esquerda, dando mais proteção defensiva ao time. Com isso, Patric, iria para o banco de reservas.

Nesta hipótese, a meia-cancha seria formada por William, Sérgio Manoel, Robinho e Alex.

Com esta formação, o Coritiba teria uma jogada interessante pelo lado direito, com Gil e Robinho, porém pelo lado esquerdo ficaria dependente das investidas de Rafinha, já que o volante canhoto Sérgio Manoel ficaria mais dedicado a marcação na meia-cancha.

A segunda opção seria a colocação de Patric pelo lado direito. Neste esquema, o meia Robinho poderia perder a condição de titular, fazendo com o que o time Alviverde tenha um meio-campo de mais força, como visto na partida contra o Londrina, com a única diferença sendo a entrada de Alex no lugar de Robinho.

Neste caso, a zaga seria formada por Leandro Almeida e Chico, e Escudero também faria a função de lateral- esquerdo.

Com esta formação o Coritiba ganharia muito em poder de marcação e roubadas de bola na meia cancha, porém pode ficar sem força ofensivo pelos lados do gramado, uma vez que Patric não fez boas partidas pelo seu lado de origem, e Escudero não atacaria pelo lado esquerdo. O time Coxa dependeria muito dos deslocamentos pelos lados dos volantes Gil e Sérgio Manoel.

Porém jogando em um gramado ruim e enfrentando uma equipe que precisará fazer o resultado na primeira partida, esta escalação pode ser a mais eficiente.


Ainda existiria uma terceira opção, mais remota, que seria a colocação de Leandro Almeida pelo lado direito, fechando o trio de zagueiros com Chico e Escudero, deixando Patric como lateral esquerdo.

A meia-cancha permaneceria com os três volantes, e a situação tática seria praticamente a mesma, talvez com maior força ofensiva pelo lado esquerdo com Patric.

Nesta disposição tática, o meia Gil poderia ser o homem do “desafogo” pelo lado direito, tendo a cobertura de Leandro Almeida por este lado do campo.

Xxx

Particularmente falando, o Coritiba precisará de muita força na meia-cancha nesta partida.

Com o gramado em condições ruins, o toque de bola de um time técnico com Alex e Robinho no meio poderá ser prejudicado.

Em razão disso torna-se mais interessante a escalação dos três volantes
, para que o time possa explorar os contra-ataques, apostando na velocidade de Rafinha pelo lado esquerdo e por Gil, pelo lado direito.

A qualidade de Alex será muito importante nos lançamentos longos, principalmente para Rafinha.

Se o time tentar levar o jogo no toque de bola poderá ter dificuldades, já que o gramado não permite tal condição.

Do outro lado, Arthur Bernardes deverá apostar no mesmo esquema que deu certo na vitória por 3x1, com dois volantes marcadores na meia-cancha e dois armadores pelos lados do gramado, apostando na velocidade de Douglas Coutinho e Crislan.

Isso deve fazer com que o Coritiba entre mais precavido, tendo na formação com os três volantes, talvez a situação mais ideal para esta partida.

A sorte está lançada, mais independente das variações táticas, o time que entrar mais ligado dentro de campo deverá sair na frente na primeira partida da decisão.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório








Sobre o autor

Ricardo Honório
Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Sobre o blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.
Ver comentários (0)
Link copiado para a área de transferência