Logo COXAnautas

Fatos e ArgumentosAlex Meger

3 + 3 = Libertadores ?!


Após a última incontestável vitória contra o Santos no Couto, a minha cabeça e a de todos os torcedores se voltam para a máquina calculadora.

A equação que não quer calar é 3 pontos + 3 pontos = Libertadores?

Essa análise requer visualizar a classificação do Brasileirão assim como a próxima sequência de jogos de algumas equipes. Aí vai...



Seis clubes disputam duas vagas para a Libertadores:
- Internacional
- Figueirense
- Flamengo
- São Paulo
- Botafogo
- Coritiba

Para nossa conta fechar, precisamos partir de uma premissa, que é a mais difícil de todas:
- O Coritiba é o único clube dentre estes 6 que pode ganhar as duas partidas que ainda restam. Se algum outro vencer duas partidas, nosso sonho fica impossibilitado.

As partidas desses nossos adversários são:

Penúltima rodada

Última rodada


Da tabela, depreende-se o seguinte:
- O Coritiba é a única equipe que ainda enfrenta equipes na zona de rebaixamento. O Avaí, já rebaixado, e o A. Parananse, que lutará com todas as suas forças para se salvar.
- Flamengo e Inter se enfrentam. Logo, verifica-se que pelo menos uma destas equipes já não conseguirá vencer as duas partidas que restam. Precisamos torcer para que haja um vencedor nessa partida, o empate é o pior resultado possível. A vitória do Flamengo me parece mais interessante, pois ainda enfrenta o Vasco na pressão pelo título na última rodada.
- De nossos adversários diretos, haverá três confrontos contra as três equipes que ainda lutam pelo título.

Vamos aos resultados que nos interessam:
- Ganhando as duas partidas, o Coritiba chegará a 60 pontos e ficará na frente de qualquer um de nossos adversários nos critérios de desempate.
- Inter, Flamengo e Figueirense precisam perder uma das partidas que restam.
- Para São Paulo e Botafogo, basta não ganharem as duas partidas e não nos incomodarão.

Penso que temos que torcer na próxima rodada para os seguintes resultados:
- Flamengo vencer o Inter
- Corinthians vencer Figueirense
- Botafogo não vencer o Atlético MG
- São Paulo não vencer o Palmeiras
- América MG vencer o A. Paranaense. (Bem, esse não nos afeta diretamente, mas já que estamos torcendo, né...)

Se estes resultados se concretizarem, só dependemos da nossa vitória na última rodada para chegarmos à Libertadores. E, se o Flamengo perdesse para o Vasco na última rodada, poderíamos ainda terminar o campeonato em quarto.

Simulando os resultados com 0x0 para as partidas que não nos interessam e 1x0 as vitórias que nos interessam, o campeonato iria para a última rodada assim:



Coritiba, vamos fazer nossa parte e o resultado virá!
Grande abraço.
Alex Meger de Amorim
@AlexMeger
Ver comentários (0)
Link copiado para a área de transferência