COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

02/09/13, 16h58 | Futebol, Ciência e Opinião | Marcelo A. de Almeida

Expectativa



No início do campeonato brasileiro, minha expectativa em relação à participação do Coritiba era manter-se na primeira divisão. Foi uma análise fria em relação ao elenco, jogos no fraquíssimo campeonato paranaense e nível dos adversários.

Em 19/07, escrevi uma coluna dizendo que o Coritiba não tinha elenco para estar entre os primeiros colocados do brasileiro, recebi várias críticas nos comentários inclusive essa " - NÃO ACREDITO QUE LI ISSO NUM SITE COXA!!!!!!

Pois é, tivemos alguns momentos de lucidez na competição, vencemos jogos importantes contra adversários qualificados e chegamos a liderança da competição, entretanto foi a mais pura ilusão, uma estranha combinação entre bons jogos, adversários ainda em fase de ajuste e a estrela do craque Alex.

Confesso que fiquei confuso em alguns momentos, pensando “Será que estou sendo muito exigente com nosso elenco, teria alguma chance de figurar entre os primeiros?”. Principalmente após assistir a partida ao vivo na Vila Belmiro, o verdadeiro “passeio” na primeira etapa.

A realidade chegou e hoje nos mostra o quanto nosso elenco é limitado e principalmente o quanto perdemos em qualidade desde 2011.

Afinal, agora você pode acreditar, realmente não temos elenco para figurar na ponta da tabela !

Esses pontos conquistados no início serão MUITO valiosos em breve, quando a competição chegar ao seu último quarto.


A revolução

A receita é simples, aproveitamos um bom momento do clube, escolhemos alguns torcedores chave formadores de opinião, colocamos todos em uma sala. No interior do Couto Pereira clube todos ficam deslumbrados e acreditam que estão criando um novo conceito de torcedor Coxa, pregando o apoio incondicional “dentro de campo”.

A ideia se espalha nas redes sociais, o Coritiba chega a liderança, tudo está lindo e maravilhoso. No estádio, reclamar de uma canelada do Urso, falar que o Lincoln é enganador, passou a ser tratado como pecado capital, praticamente uma sentença de morte.

Basta um jornalista, blogueiro ou qualquer mortal fazer alguma crítica em relação ao Coritiba que a revolução se direciona contra ele, como um inimigo mortal, um Anti-Coxa terrível que merece ter sua caixa de e-mails entupidas de reclamações e desaforos.

Enquanto isso, o clube negocia Rafinha, Emerson, Everton Ribeiro, Marcos Aurélio, Jeci, Lucas Mendes, seus melhores jogadores. Em contrapartida contrata Júlio Cesar, Iberbia, Arthur, Botinelli, Escudeiro e tantos outros pangarés.

Os garotos da base são completamente desprestigiados, para dar lugar a ex-jogadores que ninguém tem interesse e que pouco tem para oferecer ao futebol.

Em tempos sem revolução, por muito menos a torcida estaria gritando na porta do clube exigindo explicações, virando faixas de cabeça para baixo, cobrando treinador e jogador.

O DM do clube lotado, lesões e mais lesões reincidentes e ninguém toma uma providência, são inúmeras justificativas, como se apenas o Coritiba atuasse no desgastante calendário do futebol brasileiro.

Marquinhos Santos, começou bem aparentemente com humildade, entretanto nos últimos tempos quer se transformar naquilo que não é, afirmando que em 103 anos de história o Coritiba nunca havia passado para a segunda fase da Sulamericana, se auto proclamando um herói. Quando na verdade o Coxa de forma vergonhosa foi desclassificado nas 3 primeiras edições e na quarta conseguiu vencer o Vitória nos pênaltis, perdendo a primeira partida em Salvador. Disputando APENAS 4 VEZES ESSA COMPETIÇÃO.

O Coritiba não precisa de revolução, precisa de vergonha na cara, pois a cada 3 anos comete sempre os mesmos erros e no final do ciclo é rebaixado para a segunda divisão.

A torcida nunca abandonou, na década de 80, na terrível e negra década de 90, em 2007, em 2010, sempre esteve ao lado do clube com as melhores médias de público do estado do Paraná.

Quando o time merecia a torcida aplaudiu, quando foi preciso vaiou, protestou e foi atendida pela diretoria. O clube tem um dos maiores quadros associativos do Brasil, mesmo sem uma sede social, proporcionando GRANDE receita sem despesas significativas.

A REVOLUÇÃO que o Coritiba precisa é na cúpula do clube, falta ambição e principalmente espírito de CLUBE GRANDE, VENCEDOR !!!

Chega de jogar nas costas da torcida, que vem durante vários anos fazendo sua parte !!!

QUER SER GRANDE, PENSE GRANDE , ACORDA CORITIBA !

+0

Debate

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O Blog "Futebol, Ciência e Opinião" tem o objetivo de informar e elucidar diversos temas a respeito da área científica que envolve o futebol. Os estudos científicos servem de suporte aos desportos de alto rendimento e performance. O torcedor recebe informações na maioria das vezes incompletas sobre diversos temas, como aquecimento, lesões musculares, lesões articulares, métodos de recuperação pós jogo ou treinamento, desenvolvimento das habilidades motoras, entre outras. A complexidade dos termos utilizados na fisiologia do exercício também dificultam a compreensão por parte dos torcedores, que através deste blog terão muitas de suas dúvidas esclarecidas.

O Autor

Marcelo Algauer de Almeida é formado em Educação Física pela PUCPR e Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR, professor universitário, pesquisador da performance fisiológica e neurofisiológica no futebol. Como preparador físico venceu diversas competições nacionais e internacionais, em vários clubes de futebol, futsal e outras modalidades esportivas.

Classificação Paranaense

FC Cascavel 16
Coritiba 14
A.Paranaense 13
Operário 13
Londrina 13
Rio Branco 12
Cianorte 9
Paraná 9
Cascavel 7
10º União 5
11º Toledo 4
12º PSTC 1

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 42 pts.
Jackson M. Jeranoski 40 pts.
Ido Martini N. 40 pts.
CARLOS CARLOS 39 pts.
Leandro Carlos 39 pts.
Valdir T. 38 pts.
Hedy G. 38 pts.
Luiza Oliveira 37 pts.
Mauro S. 37 pts.
10º Jayme G. 37 pts.
11º Jorge H. 36 pts.
12º Ricardo Honorio 36 pts.
13º Rafael F. 35 pts.
14º Ézio Ricardo 35 pts.
15º Emerson T. 34 pts.
16º j. miranda 34 pts.
17º Ademir Carlos p. 34 pts.
18º Rubens Junior 33 pts.
ERLEI R. 33 pts.
Jose R. 33 pts.
Luiz Bueno Franco 33 pts.
22º Rony A. Stacoviaki S. 33 pts.
23º José A. Lima 32 pts.
Thiago M. 32 pts.
Jorge Luiz Lopes 32 pts.
26º Vera M. 31 pts.
27º Mariana T. 31 pts.
28º T. Filus 31 pts.
29º v. j. cruchelski 31 pts.
30º Luis Henrique 30 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet