COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

07/12/15, 13h28 | Futebol, Ciência e Opinião | Marcelo A. de Almeida

Nada para comemorar

Ano após ano o Coritiba chega às últimas rodadas correndo sério risco de rebaixamento, fruto de um planejamento equivocado, recheado de incompetência administrativa, seja pela diretoria atual, seja pela anterior.

Ao final da partida a apaixonada torcida festejou aliviada, cantou músicas de rebaixamento em homenagem ao Vasco, enfim o Coritiba não foi para a série “B” novamente.

Até quando teremos que passar por esse tipo de sofrimento? Chegar à última rodada e escapar da degola causa uma falsa sensação de superação, vitória, alívio.

A realidade é que pelo quarto ano consecutivo nossa briga é para não ficar entre os piores, nas últimas temporadas a pontuação máxima foi 48 em 2012 e vem sendo reduzida a cada temporada.

Não tenho dúvidas que já deveríamos ter sido rebaixados, só não fomos por verdadeiros milagres, seja por Theco, Pachequinho, Joel, Alex, Henrique Almeida. A cada ano surge um salvador, mas quando isso não acontecer?

Um clube da grandeza do Coritiba não pode aceitar situações ridículas como em 2015, quando fomos goleados pelo Operário na final do estadual e resolvemos começar o brasileiro sem grandes mudanças. Era evidente que seria uma temporada de muito sofrimento, felizmente chegamos vivo na última rodada, mas poderíamos ter sido rebaixados antecipadamente como ocorreu com o Joinville(esse nos goleou vergonhosamente).

Quando o Coritiba vai se tornar um clube realmente profissionalizado? Com eficiência administrativa, controle orçamentário, planejamento de médio em longo prazo, investimento nas categorias de base e respeito ao sócio?

Chega de amadorismo, pois a sorte não estará ao nosso lado para sempre !

+9 Concordou:

Debate

  • "Pelo que temos visto ultimamente, o segredo de uma boa equipe é o elenco que encaixa, ou seja, o time que foi formado com jogadores vindos de vários lugares e que acabaram se encaixando, exemplos:
    Ponte Preta no primeiro semestre (Doriva)
    Sport Recife (Eduardo)
    Coritiba e Cruzeiro (Marcelo Oliveira)

    O Doriva foi pro São Paulo e nada!
    O Eduardo foi pro Fluminense e nada!
    O Marcelo Oliveira foi pro Palmeiras e o time pouco produziu

    Portanto, não era o técnico o segredo e sim o time encaixado! Precisamos manter as nossa pérolas da base e contratar jogadores pontuais para as posições mais carentes (Lateral direito, volantes, Armação, atacantes) para mesclarem e iniciarem um esquema de jogo que caiba na característica deste grupo!"

    Jose N. | 08/12/15, 11h54

    • "Opa....o MO foi pro Palmeiras e foi campeão da Copa do Brasil...só isso....com um time montado esse ano e que não tem nada de maravilhoso..é verdade que o segredo é o encaixe do time, mas técnico tem muito haver com isso...."

      Sandro S. | 08/12/15, 14h43

  • "Olha, doeu demais assistir as últimas apresentações do time!
    Agora que terminou e que permanecemos na primeira divisão, desejo nunca mais assistir tamanha pobreza de futebol como vi do nosso amado Clube. Todo mundo atrás da linha do meio campo, recuado, cedendo a posse de bola ao adversário e algum espaço para infiltração até tomar a bola por erro de passe do adversário e então, sem desprendimento algum o nosso jogador automaticamente dava um chutão ou lançamento pra ninguém lá na frente e devolvia a bola pro adversário!

    Obrigado Pachequinho, mas agora nós precisamos de um técnico, perfil Roger do Grêmio e nada menos que isso!"

    Jose N. | 08/12/15, 11h42

  • "Se considerarmos que na mão do Ney já estaríamos na segundona, penso que devemos sim comemorar. E muito! Agora, partir para um novo planejamento. Com inúmeras e necessárias dispensas, preservar a base e esses moleques que ajudaram demais fechar a porteira. Manter jogadores como Wilson, Juan, Rafael Marques e João Paulo que com a experiência adquirida, possam mesclar com os garotos da base e ajudar a montar um grande time para 2016. Comemorei como um titulo. É hipocresia minha, eu sei, porém melhor comemorar a permanência do que a passagem para o inferno. E que em 2016, finalmente as promessas se realizem! Abraços."

    Admir Rosa | 08/12/15, 06h21

  • "Com todo respeito, discordo Marcelo. Temos muito para reclamar e lamentar, mas temos o que comemorar também. Primeiro, considerando todos os problemas extra-campo e erros dos dirigentes que afetaram negativamente o desempenho de um time que já era bem limitado, eu acho sim motivo de comemorar o time ter encontrado forças para se reerguer quando seu destino à série B já parecia inevitável. E também tivemos a grata surpresa de revelar uma dupla de zaga que não deve nada à dos melhores clubes do país, e algumas poucas contratacões encaixaram como uma luva. Estamos longe de sermos competitivos, mas terminamos o ano com um time bem melhor que aquele com que iniciamos, e que permite construir uma base bem mais sólida para 2016. Acho que isso é motivo para comemorar, considerando tudo. SAV"

    Edison S. | 07/12/15, 23h28 | Móvel

    • "Eu não comemoro, apenas sinto um alívio que não tenha sido pior.

      Passamos 75% do campeonato na ZR, não consigo comemorar nada.

      Todo ano estamos flertando com a B, um dia a gente cai...

      Muita coisa tem que mudar !!"

      Marcelo Algauer | 08/12/15, 11h51

  • Ver todos os comentários (23)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O Blog "Futebol, Ciência e Opinião" tem o objetivo de informar e elucidar diversos temas a respeito da área científica que envolve o futebol. Os estudos científicos servem de suporte aos desportos de alto rendimento e performance. O torcedor recebe informações na maioria das vezes incompletas sobre diversos temas, como aquecimento, lesões musculares, lesões articulares, métodos de recuperação pós jogo ou treinamento, desenvolvimento das habilidades motoras, entre outras. A complexidade dos termos utilizados na fisiologia do exercício também dificultam a compreensão por parte dos torcedores, que através deste blog terão muitas de suas dúvidas esclarecidas.

O Autor

Marcelo Algauer de Almeida é formado em Educação Física pela PUCPR e Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR, professor universitário, pesquisador da performance fisiológica e neurofisiológica no futebol. Como preparador físico venceu diversas competições nacionais e internacionais, em vários clubes de futebol, futsal e outras modalidades esportivas.

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 21
Internacional 20
São Paulo 18
Palmeiras 18
Vasco 17
Flamengo 17
Santos 16
Fortaleza 15
Fluminense 14
10º Sport 14
11º Ceará 13
12º Grêmio 13
13º Corinthians 12
14º Atlético-GO 12
15º A.Paranaense 11
16º Coritiba 11
17º Bragantino 10
18º Botafogo 10
19º Bahia 9
20º Goiás 8

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 95 pts.
CARLOS CARLOS 91 pts.
Valdir T. 86 pts.
Eden Leão 86 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 83 pts.
Jayme G. 83 pts.
Anderson85 Anderson85 81 pts.
Bruno O. 81 pts.
Antonio Picoli 81 pts.
10º Ricardo Guiraud 80 pts.
11º Selma R. 79 pts.
12º Valdir 78 pts.
13º A. B. 75 pts.
14º marcos j. 75 pts.
j. miranda 75 pts.
16º Luiza Emanuela Oliveira 75 pts.
17º cleverson k. 74 pts.
18º O. Yossafat 74 pts.
19º Rafael F. 74 pts.
20º D. Fabian A. 73 pts.
21º Álvaro M. 73 pts.
22º Vitor Guedes 72 pts.
23º Evaldo Maciel 71 pts.
24º Jobson Emanoel 71 pts.
Marcos Kuff 71 pts.
Aldo Nunes 71 pts.
27º Rafael Minoli 71 pts.
28º Marcelo S. 70 pts.
29º Tiago Z. 70 pts.
Johnny F. 70 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet