COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

13/12, 23h48 | Futebol, Ciência e Opinião | Marcelo A. de Almeida

Eleições e Resultados em Campo

Eleições

Na última coluna fiquei de analisar todas as propostas e discutir nessa coluna, entretanto o Coxanautas já fez um excelente trabalho com os candidatos, dessa forma entendi ser desnecessário.

Minha opinião: Não gostei do plano de nenhuma das chapas, pouco objetivas, com muitas ideias e pouco detalhamento de como isso vai acontecer. Tempos sombrios nos esperam.

Resultados em Campo

Vejo a escalação antes do jogo e penso "no papel esse time não é dos piores".

Sabino e Rodolfo é uma dupla de zaga que podemos considerar aceitável.

Ataque com Rafinha, Ricardo Oliveira e Robson também é razoável.

Laterais se não comprometerem já está de bom tamanho

Giovani Augusto fez bons jogos na articulação, é um meia clássico.


Só que o jogo começa e a desorganização é assustadora.

Parece um bando desorganizado, zero eficiência tática. Além disso bateu um desespero que tudo dá errado.

Quando eu assisto a saída de bola em tiro de meta me dá um desespero, ninguém se movimenta, ninguém sabe o que fazer, assim a gente simplesmente devolve a bola para o adversário. Sem a bola, uma marcação frouxa, sem garra.

Um time que parece torcer para o tempo passar e não ter que jogar. Um time sem alma, sem comando, cumprindo tabela.

Fica a sugestão ao Pachequinho: Assista alguns vídeos da liga futsal e entenda um pouco sobre movimentação de saída de aperto, uma troca de ala com pivô, um bloqueio, uma fugida nas costas. A saída de bola do Coritiba é uma vergonha para todos nós.

Vamos torcer até o fim, tem muito time tão ruim quanto o nosso...

Debate

  • "Sempre achei o colunista coerente, mas esta coluna está complicada.....especialmente a parte do futsal, da qual discordo veementemente. Espaços diferentes, preparação completamente diferentes, perfil físico dos atletas muito diferente....."

    Nilton M. | 15/12, 22h40 | Móvel

    • "Nilton,

      A questão do futsal é uma referência sobre movimentações de saída. Eu fui técnico de futebol e futsal e garanto que muitas movimentações defensivas servem de referência tática.

      Semana passada o São Paulo de Fernando Diniz fez um gol com uma jogada típica de cobrança de lateral no futsal."

      Marcelo Algauer | 16/12, 11h56

    • "Marcelo, fui atleta de futsal por 15 anos.....inclusive vi o Pachequinho começar na AABB. Joguei nos primeiros times profissionais da cidade. Hoje é um esporte diferente da minha época, bem mais dinâmico....mas isso acentua ainda mais a diferença para o campo. É outra velocidade, outra dinâmica. Exigir de Rodolpho ou Sabino uma movimentação assim beira o absurdo! Me perdoe, mas respeitosamente continuo a discordar. Quanto à jogada ensaiada do Diniz, foi um mero "corta-luz", algo absolutamente trivial. Eu poderia falar da dificuldade da transição salão/ campo para acentuar as diferenças, mas com ctz vc sabe disso, uma vez que foi técnico. SAV"

      Nilton M. | 17/12, 12h20 | Móvel

  • "Quanto às chapas, vejo que a chapa de Follador é a única que propõe uma gestão moderna e com planejamentos a curto, médio e longo prazo. Não sabemos se dará certo, pois o papel aceita tudo, porém será comandada por gente habituada a desafios como esse. Mas terá o desafio ainda maior de pegar um clube destroçado pela gestão Samir e sem moral, contando ainda com uma forte oposição. Isso será bem pior que administrar qualquer padaria.

    O projeto de Vialle tem muitas boas intenções, mas não parece mudar muito do que já vimos nos últimos anos. Será algo do mesmo estilo, porém não tão irresponsável financeiramente como Bacellar e nem tão incompetente no futebol como Samir. Mas a impressão que dá é que os planos de Vialle e Jango envelheceram, e mal.

    Entre as duas proposta, apostaria na Coritiba ideal.

    Já as intenções de Samir nem vou perder tempo de analisar. O fracasso é certo. Que Samir nunca mais retorne.

    Quanto ao time de futebol, no papel realmente poderia nos dar resultados, mas teria que ter sido feito um trabalho bem feito desde o início do ano. As inúmeras alterações no elenco e comissão técnica, aliada ao mal gerenciamento do futebol, más escolhas de jogadores para recompor o elenco e erros para montar um esquema tático e escolha de treinadores ruins, acabou fragilizando o Coxa. Hoje não temos uma saída de bola, não sabemos fazer marcação no jogo adversário e pior, não temos criação de jogadas, nem bola parada e nem contragolpe. O time é um leão desdentado e doente.

    E infelizmente, não vemos algo que possa vir e mudar o cenário. Pachequinho virá apenas para motivar até que um novo treinero comece um novo trabalho, que só começará a dar resultados quando o torneio acabar. Vamos torcer, mas acho que agora nem milagre nos salva da queda. Então que o novo presidente já inicie um trablaho de recuperação, pensando no final do torneio do ano que vem, quase certo que na série B."

    Carlos Maia J. | 15/12, 11h28

  • "No papel esse time não é dos piores? Só se for no papel higiênico..."

    João J. | 14/12, 15h49

    • "Exato! Discordo viemente do colunista pois é sim o pior time de todos os times no papel da série A. Esqueçam os nomes e comecem a olhar para outras variáveis como idade exp RO com 40 anos, um ano parado qse e em tempo de Covid só ai já é menos 1 no elenco do papel higiênico."

      Lucas R. | 15/12, 23h09 | Móvel

    • "Respeito, mas discordo. Eu acho o time do Sport, no papel, inferior ao nosso.

      Mas no papel não adianta nada, o que interessa é em campo."

      Marcelo Algauer | 16/12, 11h58

  • Ver todos os comentários (11)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Marcelo A. de Almeida

O Blog

O Blog "Futebol, Ciência e Opinião" tem o objetivo de informar e elucidar diversos temas a respeito da área científica que envolve o futebol. Os estudos científicos servem de suporte aos desportos de alto rendimento e performance. O torcedor recebe informações na maioria das vezes incompletas sobre diversos temas, como aquecimento, lesões musculares, lesões articulares, métodos de recuperação pós jogo ou treinamento, desenvolvimento das habilidades motoras, entre outras. A complexidade dos termos utilizados na fisiologia do exercício também dificultam a compreensão por parte dos torcedores, que através deste blog terão muitas de suas dúvidas esclarecidas.

O Autor

Marcelo Algauer de Almeida é formado em Educação Física pela PUCPR e Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR, professor universitário, pesquisador da performance fisiológica e neurofisiológica no futebol. Como preparador físico venceu diversas competições nacionais e internacionais, em vários clubes de futebol, futsal e outras modalidades esportivas.

Classificação Brasileiro

Internacional 62
São Paulo 58
Atlético-MG 57
Flamengo 55
Palmeiras 52
Grêmio 51
Fluminense 50
Ceará 45
Corinthians 45
10º Santos 45
11º Bragantino 44
12º A.Paranaense 42
13º Atlético-GO 42
14º Vasco 36
15º Sport 35
16º Fortaleza 35
17º Bahia 32
18º Goiás 29
19º Coritiba 27
20º Botafogo 23

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2021 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet