COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

22/12, 22h21 | Futebol, Ciência e Opinião | Marcelo A. de Almeida

Falando de eleição

Como o futebol já era em 2020 e o rebaixamento é praticamente certo, não nos resta outra alternativa do que pensar no futuro nos próximos anos, mais precisamente a eleição do dia 29/12.

Analisei as propostas das 3 chapas e não gostei de nenhuma delas, sinceramente muito superficiais.

A chapa Coritiba Responsável, que será mesmo "responsável" por mais um vexame na história do clube, nem deveria estar concorrendo se tivesse um pouco de bom senso.
Já inicia seu plano de metas reclamando da situação do clube em 2017, como se já não soubesse antes de ser candidato. O documento parece mais uma propaganda da gestão que nos manteve dois anos na série B e vai terminar com o clube na maldita segunda divisão.

Enaltece a venda de atletas, fala em investimento em patrimônio, nova estrutura de academia, mas para ser usada por um bando de pernas de pau.

Fala em 25 mil sócios, esse é nosso maior patrimônio, pois se manter em dia com essa administração é por amor ao Coritiba.

Ressalta a marca 1909, que apesar de uma ação assertiva para o clube continua cobrando preços absurdos em seus produtos oficiais.

Fala em disputar os próximos 3 anos a serie A, competições internacionais, pensei em parar de ler nesse momento. Ressalta categorias de base, que na minha opinião é um capítulo a parte, tenho uma visão bem diferente nesse tema. Termina falando o mais do mesmo, pagar as dívidas, vender jogador, investir no estádio, bla, bla, bla.

Apresenta uma estrutura organizacional, fala em uma diretoria de futebol em que o profissional e base deve ser cada vez menos perceptível.

Categoria profissional e formação possuem objetivos estratégicos COMPLETAMENTE diferentes. Deveriam ser tratados de forma totalmente distintas, as categorias de base tem como objetivo formação de atletas e o profissional vencer competições.

Já ouvi várias vezes que as categorias de base devem seguir o mesmo conceito tático do profissional, etc... Balela, o atleta de base deve ter acesso a todas as variações possíveis, está em processo de formação tática, cognitiva, técnica e principalmente psicológica. A especialização precoce dos atletas de base vai contra todos os princípios da ciência do treinamento desportivo.

Cansei de ver atleta de 15 anos ser tratado como mini profissional, já com posição definida, jogando duas vezes por semana, entrando em campo lesionado porque o objetivo era ganhar o campeonato metropolitano.

Quando chega a fase adulta não teve a formação adequada, ganhou umas medalhas qualquer e possui lesões crônicas que reduzirão sua capacidade nos próximos anos.

Enfim, um planejamento ruim, sem profundidade e principalmente sem inovação, não vejo nada diferente que possa nos transformar em um clube diferenciado.

Considerando o histórico dos últimos anos nem deveria ter se candidatado.

Amanhã e depois falo sobre as outras chapas, mas achei interessante começar com aquela que nem deveria existir.

Debate

  • "Carneiro Neto na Tribuna hoje: "Clube de futebol, como qualquer empresa, é uma coisa importante demais para ser deixada por conta de amadores inexperientes. Quando isso acontece, os resultados são catastróficos, dentro e fora do campo.""

    Emerson Faria | 26/12, 10h17

  • "Tenho um pressentimento que a IA vai reeleger o Barbudo,Misericórdia"

    oliveiros teixeira | 24/12, 18h20

  • "É preciso mudar tudo. Como está, é desastre seguindo desastre."

    João B. | 24/12, 17h35

  • "Deveriam ter mudado o nome da chapa de Coritiba responsável para Âncoras do Coritiba! Pois só afundaram o clube!"

    Andre A. | 24/12, 11h02 | Móvel

  • "Bem lembrado pelo Carlos Maia, o Rafael trazido para comandar o marketing fez um bom trabalho no Coritiba lotou o estádio em diversas partidas no ano passado e conseguiu convencer um atleticano a nos patrocinar,o Durski do Madeiro."

    Paulo H. | 23/12, 11h39

  • Ver todos os comentários (13)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Marcelo A. de Almeida

O Blog

O Blog "Futebol, Ciência e Opinião" tem o objetivo de informar e elucidar diversos temas a respeito da área científica que envolve o futebol. Os estudos científicos servem de suporte aos desportos de alto rendimento e performance. O torcedor recebe informações na maioria das vezes incompletas sobre diversos temas, como aquecimento, lesões musculares, lesões articulares, métodos de recuperação pós jogo ou treinamento, desenvolvimento das habilidades motoras, entre outras. A complexidade dos termos utilizados na fisiologia do exercício também dificultam a compreensão por parte dos torcedores, que através deste blog terão muitas de suas dúvidas esclarecidas.

O Autor

Marcelo Algauer de Almeida é formado em Educação Física pela PUCPR e Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR, professor universitário, pesquisador da performance fisiológica e neurofisiológica no futebol. Como preparador físico venceu diversas competições nacionais e internacionais, em vários clubes de futebol, futsal e outras modalidades esportivas.

Classificação Brasileiro

Internacional 62
São Paulo 58
Atlético-MG 57
Flamengo 55
Palmeiras 52
Grêmio 51
Fluminense 50
Ceará 45
Corinthians 45
10º Santos 45
11º Bragantino 44
12º A.Paranaense 42
13º Atlético-GO 42
14º Vasco 36
15º Sport 35
16º Fortaleza 35
17º Bahia 32
18º Goiás 29
19º Coritiba 27
20º Botafogo 23

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2021 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet