COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

17/11, 11h28 | Futebol, Ciência e Opinião | Marcelo A. de Almeida

Irregularidade

É comum algumas equipes se mostrarem irregulares durante uma competição, alternando boas e más apresentações.

Analisando os últimos jogos do Coritiba é incrível como a equipe consegue ser irregular dentro do mesmo jogo, como eu nunca tinha visto antes. Alternar 20 a 25 minutos de futebol razoável e outros momentos muito ruim.

Sim, a equipe possui muitas limitações técnicas, entretanto me parece que o Coritiba ainda possui condições de se manter na série A.

Falta um padrão de jogo definido, não marca a saída de bola com eficiência, quando vem para trás do meio de campo faz uma marcação frouxa, possui uma enorme dificuldade em sair em situações que o adversário sobe a marcação(como ontem), não possui uma movimentação para a bola longa e pouquíssima movimentação no meio de campo.

Já tive oportunidade de atuar com equipes limitadas tecnicamente, mas que possuíam um padrão de jogo definido, que apesar das limitações acabavam sendo competitivas.

Já é tarde, mas acredito que ainda dá tempo de fugir do rebaixamento, apesar que a cada dia isso vem se tornando uma realidade, infelizmente.

Debate

  • "Nossa situação todos conhecem. Opiniões diferenciam-se apenas no grau de otimismo (ou pessimismo) quanto aos destinos do futebol em si neste pandêmico campeonato.
    Resta-me assim, dada a gravidade que nos leva a somente aguardar um desfecho – seja ele qual for –, registrar a agradável surpresa que tive ao ler este bem redigido, claro e enxuto artigo.
    Na raridade atual de encontrarmos um português impecável em frases concisas e períodos exatos, deixo meu aplauso ao lavar a alma com palavras isentas de paixão clubística, sejam ela de críticas ou forçados elogios. Parabéns. SAV!"

    Luiz Roberto | 17/11, 19h19

    • "*..."sejam elas de críticas ou forçados elogios"..."

      Luiz Roberto | 17/11, 19h22

  • "O pessoal ganha de 3 a 4 semanas cheia para treinar e o que se vê sempre é a mesma coisa, os quatro defensores trocando bolas laterais o jogo todo, quando aparece um armador para coordenar alguma jogada os caras não conseguem trocar três passes, isto quando não perdem a bola infantilmente. O nosso jogador mais razoável Robson consegue perder gols imperdíveis. Aí o treinador entra com Rodolfo Filemon (ele não tem culpa) é medíocre, e deixa no banco um jovem zagueiro que demonstrou ser muito mais jogador. O coitado do Serrafione só entra quando faltam 10/15 minutos, ainda inventa o tal do Pablo. Como confiar numa direção técnica destas.
    Qualquer time da série B tem padrão de jogo e nós ?"

    Norberto P. | 17/11, 16h48

  • "Perdoe me, sou otimista, mas esse time nao permanece na serie A. Nao temos perfil, nem postura para isso. Para começar não temos marca de uniforme que atraia investimento. Nao temos atletas dignos de serie A. Treinadores até agora, a gestao atual brincou de trazer professor. E por falar em gestão, essa, de vez nao tem postura para estar onde está. Coritiba é grande, e precisa pensar grande, mas pensar, minimamente pensar. Estou desanimado."

    Joao Illenseer | 17/11, 15h59 | Móvel

  • "Marcelo:
    Alguém tem que ir aos treinamentos do coxa e ver o que acontece. Não é possível que se treine durante uma semana e no jogo se vê essas barbaridades como apontado abaixo:

    O time não sabe sair jogando e o Wilson insiste nesse tipo de saída, principalmente com o Filemon (esse, meus Deus, é lento, não tem visão de jogo. E pior, não sobe para cortar cruzamentos, não sobe junto com os atacantes para pelo menos atrapalhá-los). é o burro da nossa defesa.
    O Wilson joga muito bem no gol mas não corta um cruzamento e não se antecipa em em nenhuma bola. Os dois gols de ontem eram evitáveis. O primeiro, falha iniciada pelo Filemon que não bloqueou o jogador do Bahia e o Wilson que esperou - se tivesse se antecipado teria evitado o gol. O segundo - que lambança da defesa - era bola do Wilson se antecipando no meio dos zagueiros e não deixar ela passar como passou. Poucas vezes vi o Wilson se antecipar nos cruzamentos dentro da área.
    O nosso meio de campo não trabalha a bola e recua demais para sair no contra ataque (mas como sair no contra ataque se está todo mundo recuado?).
    O nosso ataque (Robson): Já viram quantos gols ele já perdeu? e porque ele perdeu esses gols? Ou não treina finalizações ou é muito displicente. Há, mais uma coisa: saber com que perna bater na bola. O gol que perdeu ontem era uma bola vindo da esquerda, para o segundo pau. Ele estava no lugar certo, mas usou a perna esquerda ao invés da direita(perdeu mais um gol).

    Bem, saídas do gol, saída de bola da defesa, meio de campo trabalhar mais a bola, laterais acertarem mais cruzamentos, atacantes melhorarem a pontaria, tudo isso se corrige em treinamentos (tem que parar os treinos para corrigir essas falhas).
    Por tudo isso deduzo que este time não treina."

    Pedro M. | 17/11, 15h17

  • Ver todos os comentários (10)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Marcelo A. de Almeida

O Blog

O Blog "Futebol, Ciência e Opinião" tem o objetivo de informar e elucidar diversos temas a respeito da área científica que envolve o futebol. Os estudos científicos servem de suporte aos desportos de alto rendimento e performance. O torcedor recebe informações na maioria das vezes incompletas sobre diversos temas, como aquecimento, lesões musculares, lesões articulares, métodos de recuperação pós jogo ou treinamento, desenvolvimento das habilidades motoras, entre outras. A complexidade dos termos utilizados na fisiologia do exercício também dificultam a compreensão por parte dos torcedores, que através deste blog terão muitas de suas dúvidas esclarecidas.

O Autor

Marcelo Algauer de Almeida é formado em Educação Física pela PUCPR e Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR, professor universitário, pesquisador da performance fisiológica e neurofisiológica no futebol. Como preparador físico venceu diversas competições nacionais e internacionais, em vários clubes de futebol, futsal e outras modalidades esportivas.

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 42
São Paulo 41
Flamengo 39
Internacional 37
Palmeiras 37
Santos 37
Grêmio 37
Fluminense 36
Fortaleza 29
10º Ceará 29
11º Corinthians 29
12º A.Paranaense 28
13º Bahia 28
14º Atlético-GO 28
15º Bragantino 27
16º Sport 25
17º Vasco 24
18º Coritiba 20
19º Botafogo 20
20º Goiás 16

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 199 pts.
Rupson F. 186 pts.
Bruno O. 179 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 174 pts.
Anderson85 Anderson85 173 pts.
CARLOS CARLOS 166 pts.
Eden Leão 163 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 162 pts.
Selma R. 159 pts.
10º Marcos Kuff 157 pts.
Adriano Leal 157 pts.
12º Ricardo Honorio 157 pts.
13º Tiago Z. 156 pts.
14º cleverson k. 152 pts.
15º Andre T. 152 pts.
16º Marco Ferreira 152 pts.
17º Rafael Minoli 152 pts.
18º Ezequiel B. 151 pts.
19º Persio F. 150 pts.
20º Luiz R. 150 pts.
21º Valdir T. 150 pts.
22º j. miranda 148 pts.
23º Álvaro M. 147 pts.
24º Valdir 147 pts.
25º Evaldo Maciel 146 pts.
26º Jorge Lopes 145 pts.
27º Ido M. F. 145 pts.
28º Dorvalino J. 144 pts.
29º Sanjiro J. 143 pts.
30º marcos j. 142 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet