31/9 = 1
Obviamente que a liderança num campeonato que tem CAP, Paraná Clube e etc, não significa nada do ponto de vista esportivo, mas, do ponto de vista da preparação para o futuro, é muito bom.
Morínigo tem conseguido manter o planejamento e ainda sim obter resultados. E resultado em futebol – não deveria ser assim – é o que dá tempo e garante a calma para o treinador trabalhar. A base tem sido experimentada, os contratados tem podido estrear sem a pressão de ter de vencer.
Reparem bem: eu não entendo que tenhamos de vencer no paaraense para só assim termos calma e planejamento, mas, infelizmente, alguns torcedores inflamados pela mídia pensam assim. Tem gente por exemplo, torcedores do Paraná Clube, pedindo a cabeça do treinador, do presidente, como se alguém pudesse resolver a triste e irremediável situação do “tricolão”. Não é problema nosso, está feia a situação por lá, mas todos nós devemos achar empatia em nossos corações para torcer por uma piora. >:)
Voltando ao Coxa, não me recordo de um início de ano tão promissor do ponto de vista do planejamento. Que isso se reflita nos resultados almejados que, relembremos, são, pelo menos pra mim: mantermo-nos na série A e avançar várias fases na Copa do Brasil.
Copa do Brasil, aliás que começa nesta 5ª feira, na Bahia, contra o homônimo de Feira de Santana. O time da boa terra é tradicional, em que pese sem expressão no futebol estadual e, claro, nacional. Interessante notar que, até o momento desta coluna, 3ª feira, 16:04, nada havia no site do “Tremendão” sobre o confronto da copa do Brasil. Em compensação, muita coisa sobre o Bahianão. (bahiadefeira.com.br
)
Já o Coxa, sem Régis mas com o retorno de William Farias, deve seguir apostando em Tony Anderson, que vem cavando seu lugar na equipe. Dentre os relacionados podemos dizer que está o que o Coxa tem de melhor para enfrentar os desafios de 2022, com exceção, claro de Natanael, que, segue se recuperando.
Prontos para o primeiro desafio do ano? Arriscam um palpite? O meu é 2x0 pro Coxa.
Sigam-me os bons @fernandoschumakmelo
Sobre o autor
Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor.
E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba.
E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol.
Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”
E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba.
E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol.
Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”
Sobre o blog
O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!
Ver comentários (3)
