Logo COXAnautas

Futebol: Razão x Emoção
Futebol: Razão x EmoçãoFernando Schumak

A primeira vitória fora de casa

Será domingo nossa primeira vitória fora de casa no campeonato.Nada melhor do que vencer o rival no jogo mais tradicional das araucárias e ver a zona do rebaixamento ainda mais distante. Eles dizem que não, mas sabemos que independente da competição que estejam disputando, e independentemente do extrato bancário deles ser melhor que o nosso, contra nós são os mesmos sparring das décadas anteriores. Tudo bem, perdemos o jogo do turno, mas apenas e tão somente por pura sorte do rival que mereceu a derrota desde o primeiro minuto.

Nada mais profético do que a primeira vitória nossa ser na Arena e contra nosso coirmão. Com mais estes 3 pontos subiremos a 37 e veremos ainda de mais longe a zona de rebaixamento e com um jogo a menos. Não interessam os jogadores, os técnicos, o clima; em Atletiba interessa a vontade dos atletas, seu psicológico, e a camisa. E a do Coxa é mais pesada.
Enquanto o rival se perde no campeonato brasileiro e despenca na tabela por conta dos testes feitos por seu treinador - parece até que o rival enfrenta alguns problemas de comportamento extracampo de alguns atletas, - o Coxa vem em ascensão e deve obter sua primeira vitória fora de casa. O provável time do Atlético é difícil escalar por conta das constantes mudanças em sua formação, mas deve vir montado num 4-3-3, - segundo fontes seguríssimas ( meu grupo de amigos do whats app) - com Bento, Orejuela (Kheven), Pedro Henrique (Nico), Thiago Heleno, Abner (Pedrinho), Hugo Moura (Erick), Fernandinho, Terans (Alex Santana), Vitinho (Cuello), Canobbio e Vitor Roque (Pablo).

Já o Coxa deve vir a campo com a mesma equipe que venceu o Red Bull, com exceção de Varlei, expulso, e é justamente aí que fica nossa maior dúvida. Quem entrará em seu lugar? Colocamos Leo Gamalho e puxamos Fabricio Daniel para a ponta? Teremos um ataque com menos mobilidade, mas com um goleador nato a perturbar a zaga poodle. Guto Ferreira parece preferir um ataque mais pegador e ágil que comece a marcar desde a saída de bola do adversário, o que nos permite pensar que ele escale Hernan Perez, Adrian Martines ou José Hugo na vaga deixada pelo expulso Varlei. Apesar de gostar muito de Leo Gamalho, prefiro começar com um trio mais leve e ter Gamalho na manga, caso Manga, Fabricio, ou qualquer outro jogador se canse, ou leve um amarelo.
Seja como for será um jogo duro, como sempre, e a vitória precisa ser nossa. Não podemos confundir velocidade com pressa, muito menos cair nas provocações e catimbas do adversário, que tem um treinador que está taticamente ultrapassado mas sabe como truncar e parar o jogo, bem como mobilizar e engajar seu grupo. Sim, nós venceremos, mas sem perder de vista que um empate não seria de todo ruim, o que nos permite não sair tresloucadamente em busca do gol, que deve vir ao natural por conta de nossa superioridade eterna. Segundo o Coxanautas, em matéria escrita por Ricardo Honório, nossas chances de permanência na série A subiram a 83%: “Com 34 pontos e um jogo a menos que seus adversários diretos, o Coritiba precisa de mais 10 pontos dos 24 que tem pela frente para garantir matematicamente a permanência.”
Mas tudo isso passa pelo próximo jogo, que deve ser disputado palmo a palmo. Prevejo um típico Atletiba: disputa, alguma confusão, uma expulsão pelo menos e ao final, o de sempre: vitória do verdão.

Sobre o autor

Fernando Schumak
Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor.

E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba.

E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol.

Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Sobre o blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!
Ver comentários (2)
Link copiado para a área de transferência