COXAnautas - Coritiba Eternamente

14/08, 10h44 | Futebol: Razão x Emoção | Fernando S. Melo

Batendo em bêbado

Falar mal do Coxa hoje é bater em bêbado. Não que o Coxa não mereça ser empurrado barranco a baixo - merece - mas isso é fácil, qualquer um faz. O coxa está na lona, como um peso pesado em fim de carreira, esperançoso por acertar aquele único golpe certeiro que nunca vem.
Neste momento de dificuldade nós vemos o quão maldoso pode ser o ser humano, sempre ávido por uma tragédia, sedento por sangue e louco para tirar uma casquinha daquele que não tem mais forças para reagir.

Mas colunista - você deve estar se perguntando - o que fazemos então? Choramos? Nos conformamos?
Não sei... Nosso momento é sinistro, triste, e sem perspectiva de melhora no curto prazo. Mas também é uma oportunidade de reflexão.

Samir merece críticas? Merece. Não por ter apostado em Sandro e seus moleques, mas sim por ter sucumbido às pressões e abdicado das convicções que o levaram a ser eleito. De fato não é fácil ser presidente; a mesma crônica que te cobra uma atitude, é aquela que o pune por mais uma vez demitir o treinador. Ou seja, se não faz nada é covarde, apático. Se faz, é um "sem convicção", "sem projeto".
A torcida que te exalta pela ousadia em apostar na base, pede sua cabeça no dia seguinte, após uma ou duas derrotas.

Pois bem, agora estamos no mesmo lugar do início do ano. Apostando. Ou Tcheco não é também um tiro no escuro?
O erro principal foi não ter dado a Sandro Forner algo além da base para trabalhar. Acredito que o trabalho estaria sendo melhor desenvolvido com nosso primeiro treinador do ano e um time mesclando a base com pontuais contratações, do que estará com nosso terceiro.
Nosso anseio por salvadores da pátria é o que também nos faz personificar os fracassos em um único vilão, seja ele técnico ou presidente. Desse modo fica mais fácil não admitir a própria culpa.
Nosso atual momento não tem um só culpado, tampouco uma só causa. Todos os presidentes dos últimos quinze anos sofreram as mesmas acusações e terminaram escorraçados por seus opositores oportunistas.

Será mesmo que a culpa é só da presidência? Penso que todos nós, em alguma medida, somos culpados e estamos pagando por nossos erros.
Merecemos estar como estamos: na merda.

Debate

  • "O colunista está se arrependendo de ter votado nesse incompetente, acho que será o último desse site a se arrepende,os outros já o fizeram, agora falta a Império..."

    Jonas D. | 24/08, 15h42 | Móvel

  • "O colunista votou nesse presidente incompetente e não admite que junto com mais uns mil jogou o Coritiba nessa crise sem precedentes..."

    Jonas D. | 23/08, 20h47 | Móvel

  • "Não acredito que li isto... oremos senhores...barbaridade."

    Renato Araujo | 23/08, 15h23

  • "Realmente o colunista cedeu! Assim como nosso presidente está abrindo mão de algumas convicções tamanha a tragedia em que enfiaram o Coritiba.

    Sua coluna e no mínimo engraçada, se isso é bom ou ruim sinceramente não sei dizer!

    Agora minha opinião , esse discurso de sou + Coxa que os outros já está desgastado, é muita vaidade da sua parte insistir nessa história!"

    André K. | 17/08, 21h02 | Móvel

  • "Acontece isso aí, mas como seguidamente registro nos meus comentários, CFC antes de tudo e de todos, apesar dos desmandos e que devem ser apurados, sejam de quem quer que for. Força tcheco - afinal vc manja os 'intramuros' do clube.
    SAV"

    J. Mario | 16/08, 18h09

  • Ver todos os comentários (25)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Fernando S. Melo

O Blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!

O Autor

Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor. E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba. E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol. Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet