COXAnautas - Coritiba Eternamente

28/03, 16h43 | Futebol: Razão x Emoção | Fernando S. Melo

Cancelei

Não recomendo que façam o mesmo, mas eu cancelei meu plano de sócio. A relação minha com o Coritiba de há muito andava desgastada. Como um amor não correspondido, o Coxa só me maltratava. Todo dia, só me judiava.
A cada pequena demonstração de carinho eu corria à arquibancada achando que ele iria mudar, mas, logo me desiludia. Viver assim, e ainda pagar por isso, não dava mais.
Comecei a refletir sobre o que poderia fazer com o dinheiro que de mim o Coxa tirava, e percebi que dava para comprar alguns pacotes de fraldas, alguns potes de Nan, pagar várias horas de ensaio no estúdio Fuzz e, se levar em conta estacionamento mas meu consumo em cervejas pré-jogo, dava pra fazer uma compra razoável no mercado.
Comecei a refletir sobre o tempo que ao Coxa dedicava, seja aqui ou no estádio e concluí que mais proveitoso seria dedicar este tempo à família, ao trabalho, aos estudos e à música, meus outros grandes amores.
Na verdade, pretendo desligar-me do futebol em si, ao menos o brasileiro, que é lento, mal jogado e chato. Cercado de violência, corrupção, entrevistas enfadonhas, e coberto por uma imprensa no mínimo parcial.
Cansei de malhar em ferro frio, dar murro em ponta de faca, chover no molhado e dos demais ditados populares que ao caso se aplicam.
Por não ser mais sócio também não me sinto à vontade para continuar escrevendo ainda que muito esporadicamente neste espaço, do qual também me afastarei por período indeterminado. Pra usar mais um clichê: muito ajuda quem não atrapalha.
Sigo torcedor, mas cansei de ser otário. Já basta a política, a economia, e os demais dissabores diários com os quais sou obrigado a conviver.
Cansei de ser sócio mas jamais deixarei de ser torcedor. Não conseguiria nem mesmo se quisesse. Ser coxa-branca é como uma doença incurável, mas, os sintomas já estavam me deixando por demais debilitado.
Repito: não recomendo que façam o mesmo e abandonem o barco, em que pese o mesmo esteja já à pique. Mas eu, infelizmente não aguento mais.
Agradeço imensamente aos administradores que desde 2011 este espaço me abriram e que é muito importante à saúde e ao não perecimento total de nosso amado clube. Agradeço aos leitores, os que gostavam, que não gostavam, que me zoavam e de mim discordavam, enfim, todos. Agradeço e me despeço, ainda que temporariamente, ainda que triste e incerto do que ora faço. Por isso mesmo não digo adeus, mas sim, até breve.

Debate

  • "Acho q cada um tem o direito de tomar suas próprias decisões e fazer o que bem entender, contanto q não prejudique ninguém. O q não é o caso do colunista em questão, pois ele é um formador de opinião, escreve em área em que toda torcida tem acesso e com certeza influencia o leitor. Lamento dizer, sr Fernando, mas na minha opinião, vc não ajuda em nada e, na verdade, vc passou a fazer parte do problema. Torço para q se retrate. Estamos no momento em que a desunião só piorará nossa situação. Se formos depender só da administração do COXA não sairemos dessa. Precisamos de nós mesmos."

    Roberto F. | 28/04, 10h44 | Móvel

  • "Você é um dos que catalisam a fase ruim. Não tem a mínima moral pra cobrar algo do clube e diretoria (mesmo que ela seja o que é, horrorosa).
    Não precisamos de "torcedor" que vai ao estádio pra ver o adversário, só quer o filé mignon.
    Vergonha um colunista do Coritiba dar uma declaração dessas."

    Wagner Cancela | 26/04, 20h55 | Móvel

  • "Não posso dizer que "CANCELEI" meu PLANO DE SÓCIO, mas meu cartão de crédito expirou a validade e "esqueci" de atualizar junto ao clube, tamanha minha vontade de ver este time em campo. VERGONHA DE MANTERMOS NA PRESIDÊNCIA UM CARA QUE VAI NOS LEVAR PARA A SÉRIE C, se não mudar algo abruptamente!"

    Raphael G. | 15/04, 15h32

  • "Bem por aí mesmo, Washington R. Até lá, entretanto, 'Fora Samir e cia. ilimitada e quem os elegeram e os manteve por mais 2 anos (VRA e 80 e poucos conselheiros.
    SAV"

    J. Mario | 14/04, 12h48

  • "Cada um tem sua maneira de ver e sentir as coisas. Uns gostam de apanhar e sofrer, outros, mal acostumados, gostam de vencer, vibrar, ganhar títulos, ver times vencedores e por aí vai.... Jamais deixar de ser COXA, mas devemos entender e respeitar as opiniões de cada um.
    Fernando, que essa mágoa, desilusão, desencanto, etc., passe rápido e você volte a se inspirar e participar das coisas do nosso amado CORITIBA.
    O problema é que ainda teremos mais 1 ano e meio para digerir essas coisas intragáveis que nos colocaram goela àbaixo. Mas, há males que vem para o bem e, se Deus quiser, eles passarão e teremos, em breve, o retorno de um grande CORITIBA. Basta os grandes COXAS BRANCAS arregaçarem as mangas e retornarem ao Alto de Tantas Glórias! SAV"

    Washington B. | 14/04, 11h56

  • Ver todos os comentários (48)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!

O Autor

Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor. E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba. E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol. Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 58
Sport 52
Atlético-GO 48
Coritiba 46
América-MG 44
Paraná 44
Botafogo-SP 43
CRB 40
Operário 40
10º Ponte Preta 40
11º Brasil de Pelotas 37
12º Cuiabá 36
13º Guarani 35
14º Oeste 35
15º Vitória 33
16º Londrina 32
17º Vila Nova 30
18º Criciúma 29
19º Figueirense 28
20º São Bento 27

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 253 pts.
andre a. 245 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 242 pts.
Leandro R. 237 pts.
Waldir Laska 234 pts.
Rui Valente 231 pts.
Leonel S. 230 pts.
Marcelo luczyszyn 222 pts.
Ricardo Honorio 221 pts.
10º Jose R. 218 pts.
Rodrigo P. 218 pts.
12º Hedy G. 213 pts.
13º Ido M. F. 211 pts.
14º Marcelo G. 209 pts.
Juarez Mocelin 209 pts.
16º Marcelo Carneiro 208 pts.
17º Marcio Cardozo 207 pts.
18º Tiago L. 207 pts.
19º João L. 205 pts.
20º Valdir T. 205 pts.
21º Job Grassi 204 pts.
22º Julio C. R. 203 pts.
23º Luiz C. 203 pts.
24º Alysson Delalibera 203 pts.
25º Ézio Ricardo 202 pts.
26º Gelson Roberto M. 202 pts.
27º L. Comeli 201 pts.
28º L. G. Coltro 201 pts.
29º Jorge Ihon J. 200 pts.
30º Antonio Alvaredo Filho 199 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Rupson F.
2º andre a.
3º CARLOS AUGUSTO B.
4º Leandro R.
5º Waldir Laska

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet