COXAnautas - Coritiba Eternamente

18/07, 05h59 | Futebol: Razão x Emoção | Fernando S. Melo

Democracia Athleticana

Antes da abertura democrática em 84, e até um pouco depois do fim da ditadura, mesmo que abalado pela eleição indireta de Tancredo, houve um movimento comandado por Sócrates chamado democracia corinthiana.
O movimento surfava nos ventos libertários que abalavam a nação na época, embalando passeatas e ressoando nos acordes do rock and roll tupiniquim. Pregava a liberdade, claro, de treino, de voto, de tudo.
Aquele time foi vitorioso? Não muito. Ganhou dois paulistas, que na época eram sim, grande coisa, mas, nada mais.
Prova de que a democracia não serve? Não vale a pena? Calma.
De fato, não há como se governar um país com punhos de ferro e uma mente de palha, como temos visto. Não dá pra governar um país com projetos anti-sociais, batendo na mesa e impondo sua distorcida visão de mundo. Sabem por que?
Porque um país, sobretudo continental como o Brasil, tem diversas vontades, desejos, sonhos, e, principalmente, necessidades. Uma pessoa acreditar que resolve tudo, e milhões de pessoas acreditarem que uma pessoa resolverá tudo, é insanidade coletiva, ao melhor estilo Jim Jones. Um presidente jamais representará "o povo" brasileiro", mas sim um determinado grupo, que, deve buscar suas prioridades sem deixar de dialogar com as vontades alheias. Jamais impor sua ideologia goela a baixo dos demais cidadãos.
Prova de que a democracia serve pra tudo? Calma.
Em time de futebol, na minha opinião (apenas) futebolisticamente reacionária, muita democracia gera de fato balbúrdia. É preciso que você tenha um norte muito sólido, um estatuto social muito consolidado e uma estrutura muito enxuta e azeitada para que não seja consumida pela democracia.
O CAP é prova de que sim, um time de futebol pode ser governado com punhos de ferro. Tal qual uma empresa, que tem um dono, desde que este tenha talento e tino para o negócio, delegue corretamente, reconheça e dê espaço ao brilho dos seus talentos, não há necessidade de democracia "em excesso". Uma poliarquia mínima, basta.
Mario Celso Petraglia é um dos maiores presidentes da história do Futebol Brasileiro. Um ponto de equilíbrio aparentemente perfeito entre os exemplos de legítima dominação weberiana.
Parabéns adversários athleticanos, que também leem este blog. E digo mais, tendo em vista as eliminações de ontem, o co-irmão tem tudo para sagrar-se campeão desta Copa do Brasil. Que assim seja!

Debate

  • "os poohdles tem um bandido como chefe e existem Coxas que ainda querem esse perfil como liderança no meu Coxa"

    Tiago C. | 22/07, 08h34

  • "Quanta preocupação e comparação com o 'atrético' da baixada! Chega disso. Vamos discutir o nosso coxa branca. Sem essa de 'capados' zoando aqui no trecho."

    J. Mario | 21/07, 12h09

  • "Todo mundo sabe que os caras estao num nível estrutural e administrativo acima de nós etc etc.

    Mas a última linha do seu texto "que assim seja" é deprimente!

    Jamais vou torcer para o maior rival ganhar uma copa do brasil! Que tipo de loucura é essa??

    Imagina um gremista torcendo pro Inter ou vice versa?? Isso é utopia.

    O fato de saber que o Coronel é visionário, e que nós somos administrados por um bando de amadores jamais vai me fazer torcer pra esses caras!!"

    H. Sidre | 21/07, 11h12 | Móvel

  • "Chega de eleições. Quero um presidente que comande o caos coxa, causando a melhororia administrativa e financeira. É hora de reformar as regras acordadas no coxa. Avante."

    João B. | 20/07, 12h05

  • "Tem torcedor que vive no país das maravilhas mesmo. O CAP deve SIM ser uma preocupação. Ou alguém vê o Coritiba ganhando um torneio internacional nos próximos 5 anos?

    Tem que colocar o dedo na ferida mesmo, parabéns ao dono do post. Os caras estão anos luz a frente e enquanto ficar vivendo de saudosismo vamos continuar nos apequenando."

    Rafael Falat | 19/07, 18h17

  • Ver todos os comentários (30)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!

O Autor

Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor. E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba. E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol. Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 42
Atlético-GO 38
Sport 38
Botafogo-SP 35
Operário 35
Coritiba 34
CRB 33
Paraná 33
Cuiabá 32
10º Ponte Preta 31
11º América-MG 29
12º Londrina 28
13º Brasil de Pelotas 28
14º Oeste 26
15º Vitória 24
16º Vila Nova 24
17º São Bento 23
18º Criciúma 23
19º Guarani 22
20º Figueirense 22

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

andre a. 180 pts.
Rupson F. 178 pts.
Leandro R. 174 pts.
Wellingtton Wellingtton 173 pts.
Leonel S. 171 pts.
Marcelo Carneiro 171 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 166 pts.
Marcelo luczyszyn 165 pts.
Rui Valente 165 pts.
10º Ricardo Honorio 162 pts.
11º Julio C. R. 161 pts.
12º Ido M. F. 161 pts.
13º Hedy G. 160 pts.
14º Juarez Mocelin 158 pts.
15º Marcelo G. 157 pts.
16º Alysson Delalibera 157 pts.
Rodrigo P. 157 pts.
18º Jose R. 156 pts.
19º Job Grassi 155 pts.
20º L. Comeli 155 pts.
21º Valdir T. 154 pts.
22º Robson R. 153 pts.
Admir Rosa 153 pts.
24º Gilmar Francisco das Chagas 153 pts.
25º Antonio Alvaredo Filho 152 pts.
26º Aramis Vieira 150 pts.
27º L. G. Coltro 150 pts.
28º Vitor Guedes 150 pts.
29º Walber Gonçalves de Queiroz 149 pts.
30º Mauro S. 148 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º andre a.
2º Rupson F.
3º Leandro R.
4º Wellingtton Wellingtton
5º Leonel S.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet