COXAnautas - Coritiba Eternamente

09/11, 10h29 | Futebol: Razão x Emoção | Fernando S. Melo

Foco na sulamericana

O Coritiba "vira a chave" e agora dedica-se exclusivamente à Sula-mericana. Digo isto com tristeza e desesperança porque - como desgraça pouca é bobagem - a história não raras vezes reserva ao arqui-rival daquele Clube que está muito mal um ano muito bom. Veja, por exemplo, o caso do Fortaleza e do Ceará. O cap está colhendo os frutos de mais de vinte anos de administração Petraglia de quem se pode gostar ou não, mas nunca não reconhecer o que era nosso co-irmão antes dele. Um cara como ele é o que falta no Alto da Glória.
Eu não tenho conhecimento de como foi a administração do grande Evangelino da Costa Neves, mas poderia, se soubesse, dizer que falta um outro Evangelino com base apenas no título nacional. Mas de toda forma não é apenas um título que torna uma administração boa ou ruim. Os únicos momentos felizes dos últimos dez anos foram dois vices-campeonatos da Copa do Brasil ambos na administração Vilson Ribeiro de Andrade. Também poderia dizer que falta outro Vilson, mas ele não conseguiu conter a intransigência dos conselheiros muito menos conseguiu convencer por mais um mandato os sempre descontentes torcedores do Coritiba. Talvez então falte dar mais tempo a alguém no comando do Coritiba. Alguém que trate a imprensa como ela merece, e que consiga de fato apoio para realizar um projeto de longo prazo. E quando eu digo longo prazo eu quero dizer trinta anos porque para uma instituição Centenária e que pretende ser bicentenária trinta anos é curto prazo.
Não nos resta mais nada esportivamente a não ser focar na sul-americana e tentar secar o time da Baixada. Mas será essa a nossa eterna sina daqui para frente: competir com o Paraná e invejar o atlético?
É preciso uma mudança estrutural. A saída de Samir não servirá pra nada a não ser acalentar os corações dos vingativos que não votaram nele e dos decepcionados que votaram. Mas concordo que havendo um substituto com apoio e tolerância, talvez fosse salutar - pela situação calamitosa em que estamos - essa mudança de mandatário, apenas para "unir" a torcida que de fato não confia mais na atual diretoria.
É preciso uma mudança cultural nos eleitores e nos eleitos, pois que os primeiros elegem para trocar, e os segundos administram sabendo que serão trocados, e que, não importa o quão competentes sejam, serão sempre perseguidos e defenestrados.
Falta continuidade ao Coritiba.

Debate

  • "2019 Promete... "Simbora" reforçar o estoque de medicamentos para pressão, gastrointestinais, e fazer check up com um cardiologista e um neuro também.

    Fui crédulo mas agora virei São Tomé."

    Gerson Lima | 21/11, 00h16

  • "Esqueçamos o rival. A superioridade deles é inequívoca, e fizeram por merecer. Que festejem e muito, pois, merecem. Foquemos na nossa estrada, no nosso presente, por sinal grotesco, e nosso amanhã imediato. A eventual derrota para o Fortaleza em nada altera. Parabéns para o adversário que provou ser o verdadeiro campeão com todos os méritos. Pensemos o nosso Coritiba e procuremos melhorar. Vamos adiante."

    João B. | 17/11, 15h15

  • "E O CARA AINDA QUER TRAZER RODRIGO PESTANA, QUE AFUNDOU O PARANASINHO ESTE ANO COM 50 CONTRATAÇOES ERRADAS, TAMO F...DIGO MAIS AINDA NÉ.."

    elcio c. | 13/11, 13h07

    • "ja trouxe..."

      Luis Szlanda | 22/11, 13h43

  • "Co- irmão???Pra mim será sempre rival,não inimigo,mais rival,sem essa de co-irmão,que p...é essa?"

    Daniel Wilians | 12/11, 16h01

  • Ver todos os comentários (27)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Fernando S. Melo

O Blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!

O Autor

Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor. E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba. E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol. Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet