COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

07/12, 09h35 | Futebol: Razão x Emoção | Fernando S. Melo

Follador é o futuro?

O clube Coritiba é muito semelhante ao time. Um espólio de dívidas e problemas administrados por comandantes inaptos e equipe incompetente.
Santana é incapaz, assim como Samir, porém, não podemos deixar de levar em conta que tem em mãos o resultado de seguidas gestões desastrosas, preocupadas com o imediatismo, sem planejamento e sem rumo a longo prazo.
Quando em campanha, Samir demonstrava ser um gestor preocupado, conhecedor do clube, suas mazelas fiscais e administrativas. Bastou eleger-se para se tornar mais do mesmo, um presidente que prometia muito, ( inclusive títulos) e não entregava nada além de erros e mais erros.
Não é fácil ser governo, mesmo que no Coxa não exista oposição ( todos são farinha do mesmo saco carunchado), uma vez com a caneta na mão, as cobranças da torcida, da imprensa e dos conselheiros alcoviteiros, forçam o gestor a tomar medidas que sabe serem equivocadas para atender aos interesses desse ou daquele grupo, desse ou daquele dono de hotel.
O time vai cair, e é bom que caia. É preciso um ano inteiro de "vamos subir, coxa!" para trazer de volta a torcida para perto do time, e criar aquela sinergia há anos perdida.
Samir é o presente. Só é candidato porque qualquer um em seu lugar seria, não sejamos hipócritas. Por pior que seja o trabalho, ele sabe das dificuldades que passou e não poderia sair de cena assumindo de forma cabal sua própria incompetência sem tentar a reeleição. É até honroso que caia atirando. Vialle é o passado, e não aquele passado glorioso de quando era médico em 1985, mas o passado recente da primeira década deste século.
Seria Renato Follador o futuro? Sinceramente não sei.
Aos sócios votantes, não se deixem levar pelo canto das sereias, como fizemos quando votamos em Bacellar, iludidos por seus cabos eleitorais Francescos Schettinos. Não se deixem enganar pelo eterno discurso fracassado de "pôr o coxa no lugar de onde nunca deveria ter saído" que Vialle representa. Mas também não se deixem levar também pelo "fato novo" que Follador quer ser, pois que, de fatos novos incompetentes e enganadores, estamos fartos!
Leiam as propostas! Assistam as entrevistas aqui do site. Escolham de acordo com o que julgam ser melhor para o coxa!
Desiludido que estou, por conta da sequência de gestões fracassadas, só acredito no sucesso vendo-o. Não sou sócio há certo tempo, portanto, não tenho direito a voto. Mas, se tivesse, daria uma chance ao futuro.

Debate

  • "A continuidade do SN é comparável a um casamento abusivo e tóxico. Publicamente, lindo e maravilhoso com "erros mútuos", sem culpados. Entretanto, a vítima (Clube e torcida) não consegue mais suportar o cinismo e a hipocrisia da relação. Discurso de sonhos.
    JCV, com idade avançada, sem conhecimento de gestão, sem visão inovadora, se agarra a grandes figuras Coxas para um eventual êxito. Se fosse o Jango a frente, seria sim uma opção interessante, com o Betenheuser com um espírito institucional fabuloso.
    RFJr, não vem sozinho, tem uma equipe muito refinada com profissionais de sucesso nas áreas a que propõem atuar. Não tem experiência? Há três anos, o atual presidente não tinha no Clube, mas pouco somava em gestão empresarial.
    Um trabalho interrompido quando é bom, lamenta-se, mas quando é péssimo, comemora-se.
    É preciso coragem para mudar. É preciso abandonar pessoas que não nos fazem felizes, nem realizados."

    J. Germano | 11/12, 10h33 | Móvel

  • "E as dívidas têm de ser encaradas sem quaisquer loucuras que atrapalhem a recuperação da saúde financeira da empresa. O processo de recuperação é lento, e exige muita dedicação. Contudo, o caminho correto fortalece a possiblidade de administração eficiente e compatível com a segurança da empresa. Quaisquer outras alegações, em nada solucionam além de agravar ainda o quadro caótico e difícil existente."

    João B. | 10/12, 12h28

  • "É preciso apostar na experiência. Quando eleito, Samir não tinha quaisquer condições de encarar a presidência da empresa. O erro dos eleitores foi gravíssimo. Hoje, porém, depois de apanhar a administração inteira, com alguns acertos no trajeto de capacitação, já está em condições de concorrer, finalmente, à presidência. De todos os candidatos, já não é mais uma aventura, uma incógnita. O Coritiba precisa aproveitar este aprendizado adquirido no comando da empresa. E para tanto, obrigatório confirmar a continuidade do comando. Ruim com esta liderança, pior sem. E desde já, informo que não conheço o atual presidente e candidato à reeleição."

    João B. | 10/12, 12h21

  • "Eu espero, de verdade, que o Follador que seja o ideal mesmo para o Coritiba...
    Vi a entrevista dele e achei muito papo de comitês pra cá e pra lá... As soluções apresentadas são um pouco simplista e ao mesmo tempo burocráticas. Como bem alertou o colunista, só acredito vendo!!! Mas é o que nos resta, porque os outros dois projetos são daqueles que afundaram o clube."

    Marcus C. | 10/12, 12h01

  • "Caro Fernando! Se eu também fosse sócio com direito a voto, votaria no menos pior: Folador. Não que vá solucionar todos os problemas do glorioso, mas pelo menos se fizer 10 porcento de suas promessas de campanha, estaremos no lucro. Pois o Samir, ao contrário, prometeu e não fez nada, ou seja, zero porcento. Já o Viale, não tem projeto, simplesmente falou em "trabalho", mas qualquer Presidente eleito terá no mínimo trabalhar, isso nos sabemos. Mas o Viale não tem projeto!"

    David B. | 08/12, 12h35

  • Ver todos os comentários (39)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Fernando S. Melo

O Blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!

O Autor

Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor. E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba. E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol. Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Classificação Brasileiro

Internacional 62
São Paulo 58
Atlético-MG 57
Flamengo 55
Palmeiras 52
Grêmio 51
Fluminense 50
Ceará 45
Corinthians 45
10º Santos 45
11º Bragantino 44
12º A.Paranaense 42
13º Atlético-GO 42
14º Vasco 36
15º Sport 35
16º Fortaleza 35
17º Bahia 32
18º Goiás 29
19º Coritiba 27
20º Botafogo 23

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2021 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet