COXAnautas - Coritiba Eternamente

12/06, 20h32 | Futebol: Razão x Emoção | Fernando S. Melo

Green Hell

Quem diria que esta expressão, símbolo de festa,seria usada para refletir um momento tão obscuro. Se bem que de fato estamos mais num purgatório, ou vagando pelos campos esburacados da série B feito almas penadas.
Penando por um ponto, por uma posição. Evocando santos e profanos seres em rituais cabalísticos com velas verdes, brancas, pretas... tudo pra não morrer na praia.
São dois anos seguidos pulando sete ondas, vestindo branco, cueca amarela... Dois anos amarrando fita do bonfim, pagando promessa e fazendo outras.
Tudo pra sair deste martírio.
Quando foi que o Alto da Glória tornou-se monte Calvário?
Quem são os Judas de nossa via crúcis?
Mas existem algumas rosas nesse mar de espinhos, suficientes para mantermo-nos iludidos e confiantes, como essa vitória chorada fora de casa. Não fazia o que, nem trinta anos que ganhamos o último jogo fora? QUando da última sequencia de vitórias longe do Couto, Emiliano Perneta ainda tinha duas pernas...
Existe aquela luz no fim do túnel, que surge rápido e se vai ligeira, tal qual Mestre dos Magos, levando consigo a volta pro "lugar merecido", e nos deixando nos braços do vingador.
Resistir é preciso. Perseverar, necessário. Lutemos por dias melhores, depois, por pessoas melhores e um clube melhor.

Debate

  • "Ué? Caverna do Dragão te fez pensar melhor sobre a porcaria do Samir que vc defendia tanto?"

    andre a. | 12/06, 22h06 | Móvel

    • "andre a. parece um juiz do tribunal da inquisição, procurando e julgando os que são contrários ao seu pensamento (ou à sua própria doutrina, ou ainda, ao seu direcionamento político).
      Também já me acusou de ser chapa branca e defender a diretoria. Inclusive dizendo que eu fui "mandado pelo presidente e seus asseclas" para o defender aqui na página do coxanautas. KKKKKK
      Mania de perseguição e teorias da conspiração são sinais de esquizofrenia, meu caro. Recomendo um psicólogo.

      Prefiro ficar com a frase final do texto do Fernando: "Lutemos por dias melhores, depois, por PESSOAS MELHORES e um clube melhor.""

      Tiago L. | 13/06, 12h03

    • "Se reparar o único que julgou alguém foi vc, mas não vou desenhar! Eu entendo a braveza, as Samirzetes não conseguem mais convencer ninguém e a torcida já escolheu Samir o pior presidente da história!"

      andre a. | 13/06, 16h01 | Móvel

    • "Tomás de Torquemada, olha essa sua mania de perseguição!
      Por que você acha que sou um "Samirzete"? (Isso era pra ser um insulto?)
      Eu, assim como a maioria dos torcedores, também acho que o Samir faz uma péssima administração, não tenho problemas em reconhecer isso. Da mesma forma que não tenho problemas com quem pensa ao contrário.
      Não moro em Curitiba há anos e o máximo que eu posso fazer para acompanhar o Coxa é assistir pela TV ou internet. A página do coxanautas é excelente para se manter minimamente informado do que acontece com o time, além de poder trocar ideias com amigos Coxa que comemoram juntos e sofrem juntos pelo mesmo motivo. O meu negócio é torcer para o Coxa, apenas isso. Torcer para o "meu" time. Não o time do Samir, do Bacellar, Vilson, Gionédis, Evangelino, etc.
      Bom, pra finalizar meu pensamento...
      Nós dividimos uma mesma paixão, meu caro, e não vejo motivo para vir aqui no site e ficar cobrando pontos de vistas contrários ao seu no que diz respeito a visão política.
      Que tal começar a falar de futebol?
      Abraço"

      Tiago L. | 13/06, 17h29

    • "Quando o tópico é de futebol falo de futebol, quando é de Caverna do Dragão falo deCaverna do Dragão, basta olhar minhas postagens, capicce?"

      andre a. | 13/06, 17h40 | Móvel

  • Ver todos os comentários (6)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Fernando S. Melo

O Blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!

O Autor

Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor. E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba. E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol. Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet