Futebol: Razão x Emoção
Não há mais espaço para amadorismo. A tabela do Brasileirão Série A mostra que clubes profissionais e bem geridos tendem a ser os que disputarão os títulos e participarao das grandes competições doravante. Tomando os espaços até mesmo dos caloteiros de plantão, mas de gigantesco apelo financeiro e midiático como SCCP, por exemplo.
A forma estatutária, de clube social, não combina com a nova ordem do futebol, pois que politiza demais as decisões e obriga o presidente da vez a compor com este ou aquele grupo em troca de algum apoio político sempre efêmero.
A alternância ( e manutenção) de poder feita desta forma dificulta o projeto de longo prazo, e favorece a particupacao de torcedores que, apesar de conselheiros e amantes do clube, não tem nada além da paixão e de sua leiga opinião a oferecer.
A torcida também está mudando. Mais consciente e menos passional no que se refere àsexpectativas da real capacidade de competição de seu clube e time. Não é demérito algum ser um time médio, ou pequeno. Demérito é ficar constantemente se achando grande e derrapando na própria soberba e saudosismo
Quem queremos ser daqui pra frente? Botafogo (campẽão falido) ou Red Bull (o vice promissor)? Cruzeiro ( o gigante capenga) ou Cuiabá ( a boa nova do cerrado)?
Sim, tudo pode mudar e esses times podem ruírem ou falirem em brevem, afinal, pessoas gerem as insituições e pessoas cometem erros, ou são contaminadas pela corrupção. Mas, por hora, são os expoentes da nova ordem mundial, junto com Fortaleza, América-MG.
Dia 23.12 o Coritiba pode dar um grande passo na direção de seu futuro, quando da votação da transformação do Clube em SAF - Sociedade Anônima de Futebol. Modelo de sociedade que, se por um lado, como disse em outra coluna, não resolve magicamente os problemas, dificulta o exercício do poder por aventureiros e amadores. Se você, torcedor, quer saber mais para votar conscientemente, e você que não vota, para poder entender e cobrar dos responsáveis pelo voto e condução do projeto, não deixe de seguir o Instagram do Coxanautas, YouTube e ler aqui as colunas dobre o tema.
Sigam-me os bons, @fernandoschumakmelo.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)