COXAnautas - Coritiba Eternamente

21/09, 09h18 | Futebol: Razão x Emoção | Fernando S. Melo

Ou vai ou fucks

Não dá mais pra esperar. Não é mais a crise, a falta de talento, tampouco a desorganização que nos persegue, é a matemática.
Contra ela não existem argumentos. Nem a sorte, nem o talento, nem nada pode superá-la. Pois que é fria, sincera e cruel. É leal, não precisa ser traiçoeira porque, ela simplesmente não falha. Ciência exata que determina o futuro de nossa maior paixão irracional: o Coritiba.

Fucks, um técnico tão quebrador de bola quanto nossos volantes, não é o suprassumo dos professores, mas é melhor que Tcheco que só sabia - por inexperiência e falta de conteúdo - valorizar o esforço dos sem talento.
A entrevista coletiva do treinador em sua chegada foi relevadora quanto ao seu estilo: "marcação", "jogar de um jeito em casa, e de outro jeito fora", etc. Tudo bem se estivéssemos em março e empates fora de casa nos servissem. Mas agora ao Coxa não interessa não perder, é preciso ganhar. Que Deus nos ajude!

Quando ele valoriza atletas como Alecssandro, Chiquinho, indicando que vai utilizá-los, e coloca Alex Alves como lateral esquerdo, também não posso criticá-lo em demasia porque, a diretoria o trouxe sabendo de seu estilo, e foi a diretoria que contratou o material humano a ser usado pelo treinador. Que Deus nos ajude!

o CRB é o décimo oitavo colocado. Num ano normal, típico, não haveria motivos para duvidar de nossa vitória. Nesse ano... que Deus nos ajude!

Debate

  • "Schumak. Eu sou um otimista passional como você... mas a coisa ficou insustentável. Nas simulações que faço aqui, o Coritiba só encosta com 5 vitórias seguidas, mas daí para manter tem que ganhar mais 3.

    Estamos a um fio de esperança. Detalhes apenas separam o Coxa do último respiro na série B. TEm que cuidar inclusive com o fantasma da C."

    Gerson Lima | 28/09, 17h32

  • "Amém!"

    F. Schumak | 21/09, 16h32

  • "Vamos ver se vai ser melhor que os técnicos que passaram esse ano no Coxa, só vou elogiar se conseguir subir. Sei q se não subir não vai ser culpa dele pois não é de hj que estamos mal. Mais sorte a ele e esse bando de pangaré que consigam fazer milagre com o nosso Verdão!!!"

    André Abreu Dittrich | 21/09, 12h44

    • "Sim, justamente. ele vem pra motivar."

      F. Schumak | 21/09, 16h32

  • "Gostei mas acho que você se contradiz quando fala que do Tcheco "valorizar o esforço dos sem talento."
    Logo depois fala que o Fucks "também não posso criticá-lo em demasia porque, a diretoria o trouxe sabendo de seu estilo, e foi a diretoria que contratou o material humano a ser usado pelo treinador."

    Oras, o Tcheco valorizava os sem talentos e o Fucks vai valorizar os Talentosos?
    Ou material humano da diretoria não é bom para o Fucks e era bom para o Tcheco.

    É o mesmo material humano que tiveram os 3 técnicos anteriores... se este fracassar você está culpando erradamente o Tcheco.
    Este Argel é, pelo curriculum, um perdedor nato.
    De qualquer forma espero que eu esteja errado e quem sabe seja surpreendido com ele mas vamos ficar na torcida."

    Edson L. | 21/09, 11h53

    • "Não me contradisse. Nem o Argel, nem o Tcheco tem culpa do elenco montado. Ambos são treinadores fracos, e, que não podem criticados, mas o argel é mais "cascudo", acostumado a lidar com tiriças."

      F. Schumak | 21/09, 16h33

    • "Se o Argel for na época de jogador vai se interar com os TIRIÇAS ,afinal foi um caneludo,esperamos que não a mesma m*****que realizou com o Criciúma,mas temos um elenco medíocre que ficamos ao invés de torcer a cada partida,ficamos rezando...."

      Ézio Ricardo | 21/09, 20h00

    • "F. Schumak, entendi.
      Do mesmo jeito o Argel é um perdedor nato e não vai resolver como Tcheco não resolveu.
      E pior ainda é com o elenco que temos.
      Estou escrevendo hoje já passado o jogo com o CRB... e fica provado que tanto Tcheco, Argel e os outros técnicos não teriam como prosperar!"

      Edson L. | 24/09, 08h44

  • Ver todos os comentários (10)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Fernando S. Melo

O Blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!

O Autor

Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor. E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba. E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol. Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 20
Ponte Preta 19
Paraná 19
Atlético-GO 18
Londrina 17
Figueirense 17
Sport 17
Botafogo-SP 16
Coritiba 15
10º CRB 13
11º Brasil de Pelotas 12
12º Cuiabá 12
13º Criciúma 12
14º Oeste 12
15º Operário 10
16º Vila Nova 10
17º São Bento 8
18º Vitória 7
19º Guarani 5
20º América-MG 5

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Marcelo Carneiro 92 pts.
Ido M. F. 86 pts.
Hedy G. 85 pts.
Leandro R. 84 pts.
Antonio Alvaredo Filho 83 pts.
Wellingtton Wellingtton 81 pts.
Leonel S. 80 pts.
Dorvalino J. 79 pts.
Luis Henrique R. 78 pts.
10º Sanderson 77 pts.
Alysson Delalibera 77 pts.
12º Valdir T. 77 pts.
13º João L. 76 pts.
14º Vinicios A. 76 pts.
15º Jose R. 75 pts.
16º Aramis Vieira 75 pts.
L. Comeli 75 pts.
18º C. Nunes 74 pts.
19º Juarez Mocelin 74 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 74 pts.
21º Jobson Emanoel 73 pts.
22º Rodrigo P. 73 pts.
23º Robson R. 72 pts.
24º andre a. 72 pts.
25º Valdir 71 pts.
26º Johney S. 71 pts.
27º Andre T. 71 pts.
Julio C. R. 71 pts.
Jose Carlos R. 71 pts.
30º Daniel G. 71 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Marcelo Carneiro
2º Ido M. F.
3º Hedy G.
4º Leandro R.
5º Antonio Alvaredo Filho

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet