COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

13/10, 16h13 | Futebol: Razão x Emoção | Fernando S. Melo

Pôjeto e Dejeto

Há quem diga que o Prof. Luxemburgo está ultrapassado. E há quem diga que ele está ultrapassado há algum tempo. Concordo dizendo que não se trata de afirmar que o Pofexô esqueceu como montar bons times, com perfil ofensivo e etc. Mas sim que o método de passar o conteúdo aos jogadores é falho, arcaico. Lendo aqui e ali, percebemos que a grande diferença entre bons treinadores e os que dirigem-se ao ostracismo é a forma do treino, a intensidade, as técnicas implantadas e o modo de comunicar-se com os jogadores.
Uso o Sampaoli como exemplo disso, para fugir do português Jorge Jesus, pois que o argentino trabalhou no Santos, um dos clubes mais bagunçados do futebol brasileiro, e ainda sim teve sucesso. Do mesmo modo Diniz, que, se não é um gênio, há quase um ano no São Paulo ainda não perdeu apoio dos seus comandados.
No nosso mundo alviverde não há nada disso. Nem treino, nem jogo, nem técnico. Estou revendo minha posição de manter Jorginho não apenas por sua incompetência, mas por me ter surgido uma ideia melhor, e que seria a mais saudável ao Coritiba.
Contratar um treinador para o ano que vem, com a tarefa de pensar o ano que vem, e, se possível, deixar o time na serie A.
É óbvio que, diante do bate chapas que se estabeleceu, essa possibilidade nem em sonho parece realizável.
Ademais, não seria nada eleitoreira essa medida: abrir mão do ano atual para pensar nos próximos 3, 5, 10, já que a praxe é o imediatismo de irrisórios sucessos momentâneos e fracassos perenes.

Debate

  • "Temos um exemplo do nosso rival. Tem um planejamento de longo prazo, metas e objetivos. Cansamos ver o presidente deles falar no objetivo campeonato mundial, inclusive comunicando o prazo.
    Com o planejamento deles, o time joga sempre igual, não importa o técnico, dessa forma o " Coronel" não tem problemas ao demitir técnicos que não se adequam ao sistema de jogo do time. O sistema de jogo é mais importante do que o técnico lá, assim não há troca de sistemas de jogo a cada técnico. Lá qualquer novato interno que conhece a estrutura do time, tem sucesso no comando técnico, porque não precisa inventar. O Thiago Nunes, sucesso no rival, saiu de lá e foi um fracasso.
    No Nosso Coxa, sob a complacência da diretoria, cada técnico quer impor seu sistema de jogo, portanto não há continuidade, entrosamento. Eu até imagino a confusão na cabeça dos jogadores.
    Os diretores atuais, tem medo de demitir técnicos que não se adequam, porque o clube não tem sistema de jogo, portanto ficam submissos aos técnicos.
    Vejamos em 2020 o time começou com um futebol propositivo e mudou para um sistema nem propositivo e nem reativo, bagunçou tudo.
    Nosso técnico atual assumiu o time no meio do ano, ganhando uma fortuna, com contrato até o fim do Brasileirão ( curto prazo), sabendo que o objetivo também era de curto prazo. MANTER O COXA NA PRIMEIRA DIVISÃO.
    Agora a desculpa desse técnico é que não é milagreiro para ajustar o time em 45 dias e que na Europa os resultados esperados de um técnico são obtidos após dois anos.
    Ora! se não tinha competência para justar o time em 45 dias, porque aceitou o contrato de curto prazo com metas de curto prazo? Me parece que no mínimo foi desonesto profissionalmente."

    Celso T. | 14/10, 11h34

  • "Não me lembro na história do Coritiba uma única gestão que tenha feito planejamento a longo prazo. O imediatismo já faz parte do nosso DNA e é por isso que o Coritiba sempre será um Clube mediano."

    Emerson Faria | 14/10, 10h49

  • "Eleição sem que haja um candidato que possamos dizer “agora vai” e futebol em um nível de mediocridade sem precedentes...
    Está aí uma fórmula para que NADA de certo e o clube seja rebaixado.
    Pobre de ti, Coritiba!
    🇳🇬SAV🇳🇬"

    Roberto L. F. Pereira | 13/10, 18h33 | Móvel

  • Ver todos os comentários (3)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!

O Autor

Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor. E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba. E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol. Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Classificação Brasileiro

Internacional 34
Flamengo 34
Atlético-MG 31
São Paulo 27
Santos 27
Fluminense 26
Fortaleza 24
Palmeiras 22
Atlético-GO 22
10º Corinthians 21
11º Grêmio 21
12º Sport 20
13º Bahia 19
14º Ceará 19
15º Botafogo 19
16º Vasco 18
17º A.Paranaense 16
18º Coritiba 16
19º Bragantino 16
20º Goiás 11

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 152 pts.
Bruno O. 131 pts.
Rupson F. 129 pts.
CARLOS CARLOS 127 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 127 pts.
Eden Leão 126 pts.
Selma R. 123 pts.
Anderson85 Anderson85 122 pts.
Rafael Minoli 122 pts.
10º cleverson k. 120 pts.
11º Marcos Kuff 119 pts.
12º Valdir T. 118 pts.
13º Ricardo Honorio 118 pts.
14º Walber Gonçalves de Queiroz 116 pts.
15º Sanjiro J. 115 pts.
16º Álvaro M. 114 pts.
17º Persio F. 113 pts.
18º Giovanne Smaniotto 113 pts.
j. miranda 113 pts.
Tiago Z. 113 pts.
21º Evaldo Maciel 112 pts.
22º Johnny F. 112 pts.
23º Adriano Leal 111 pts.
24º MARCELO ARAUJO 111 pts.
25º Ailton Batista Vieira Filho 110 pts.
26º Jobson Emanoel 110 pts.
27º Adilson P. 109 pts.
28º Vitor Guedes 108 pts.
Jorge Luiz Lopes 108 pts.
30º Ezequiel B. 107 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet