COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

21/12, 17h22 | Futebol: Razão x Emoção | Fernando S. Melo

Racismo, violência e falta de educação.

Tenho escrito menos por aqui, porque não gosto de me repetir e dizer o óbvio. E também porque meus colegas de site têm descrito o cenário do coxa com muito mais precisão que eu, dando voz a todos nós sofridos coxas-brancas.

Nem ia escrever, mas, o caso do racismo no jogo do Flamengo contra o Bahia, a expulsão justa do Gabi Grosso, e a violência da molecada de Cap e Flu me obrigam a dizer que cada vez mais perco o pouco que me resta de apreço pelo futebol brasileiro.

Todos os casos, aparentemente distintos e desconexos, estão interligados. Falta educação. Falta respeito e formação de caráter. A base dos clubes deveria formar atletas, seres humanos mas apenas forma jogadores pobres de caráter que aprendem desde cedo a fazer cera, a fingir lesões e a desejar ganhar a qualquer custo.

Vendo as cenas da final do sub-17 hoje me entristeci pelo futuro do futebol brasileiro. Está claro que estamos fadados a ter mais uma ou duas gerações de mimados mal carateres que não sabem se comportar, que desrespeitam os mais velhos e não tem a menor noção de autoridade.

Ter de ver e ouvir comentaristas defendendo o Gabi Gol e punindo o árbitro me faz ter ainda mais certeza de que nada mudará e de que o poste continuará mijando no cachorro.

Nao aprendemos nada com o 7x1. Não aprendemos nada com o caso da menina gremista que xingou o goleiro Aranha. Não aprendemos nada com o caso do Juiz Edilson. Na verdade desaprendemos e pioramos. O que se pratica hoje no Brasil é outro esporte. É um insulto chamar isso de futebol. O que se vê nas arquibancadas, nos CT'S, aeroportos, ruas e terminais é uma nojeira, sendo uma ofensa chamar esses delinquentes de torcedores.

Ainda bem que este ano nao tem mais data fifa, e se aproxima o boxing day da premier league. Único campeonato que realmente dá prazer de assistir. Pela lealdade, pela velocidade, pela vontade nobre de jogar bem, e não apenas o desejo pobre de ganhar.

Debate

  • "reflexo desta população preconceituosa"

    Tiago C. | 26/12, 07h21

  • "A análise do futebol, como esporte é a cara do Brasil, como sociedade. Falta educação, como aquela que vem do berço e conhecimento, como aquele que vem da escola. Hoje, aluno "mete o dedo" na cara de professor... Ah, se eu fizesse isso quando era menor... Geração sem futuro e que se acha. Uma turma que gosta de DIREITOS e que não cumpre DEVERES mínimos. Não resolvem uma mera "regra de três"... Muitos deles querem ser alguma coisa, como esses últimos ídolos, tipo Neymar ou idolatram "seres" importados. Quase não temos exemplos bons. Resumindo, falta educação, conhecimento, respeito, humildade... ARROGANTES NÃO RECONHECEM SEUS DEFEITOS... E como arrogantes, não possuem AUTOCRÍTICA. Quem não é humilde pra reconhecer suas falhas, não EVOLUI."

    Mauricio D. | 23/12, 19h52 | Móvel

  • "Triste fim de ano."

    Mauricio M. | 23/12, 12h22 | Móvel

  • "Parabéns, há muitos anos não assisto nada do futebol brasileiro, só do coxa, e nem isso mais.
    Fiquei com o futebol inglês, incrível não!!!
    Realmente não aprendemos nada, o futebol daqui involuiu, cada time só se interessa por si mesmo, não me interessam.. Tristeza absoluta com o Coritiba e com o país em completa decadência."

    Mauricio M. | 23/12, 12h21 | Móvel

  • "Um sintoma muito evidente disso tudo são os jogadores tatuados e os cabelos descoloridos. Nada contra as tatuagens, nem contra os cabelos loiros, mas no caso dos jogadores de futebol estes dois elementos são sinônimos de estrelismo e empáfia. Fosse eu o presidente do Coritiba nunca contrataria jogadores com essas características."

    Rafael F. | 21/12, 23h40

  • Ver todos os comentários (7)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Fernando S. Melo

O Blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!

O Autor

Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor. E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba. E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol. Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Classificação Brasileiro

Internacional 62
São Paulo 58
Atlético-MG 57
Flamengo 55
Palmeiras 52
Grêmio 51
Fluminense 50
Ceará 45
Corinthians 45
10º Santos 45
11º Bragantino 44
12º A.Paranaense 42
13º Atlético-GO 42
14º Vasco 36
15º Sport 35
16º Fortaleza 35
17º Bahia 32
18º Goiás 29
19º Coritiba 27
20º Botafogo 23

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2021 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet