COXAnautas - Coritiba Eternamente

05/09, 16h03 | Futebol: Razão x Emoção | Fernando S. Melo

Tcheco, tcheco no butcheco.

Nem reativo, nem propositivo. Nem pela posse de bola, tanto menos pelos passes curtos e infiltrações marotas. Nem pelas tramas, tabelas ou jogadas ensaiadas. Foi no bumba meu boi, no vamo que vamo, ganhando um leitão por chutão, que o Coxa passou pelo Boa.

E daí? Boa Coxa! Vencemos em casa. Em tempos de crise, de escassez de recursos e qualidade, o que mais podemos querer além dos três pontos? Nada. Quem vive de bolsa-futebol não pode exigir o fino da bola.
Devemos sim nos regalar com as vitórias sofridas e com os empates modestos fora de casa. Como clube, concordo, é pouco perto do que queremos e do que nossa história nos prometeu. Mas como time, hoje, o pouco é muito.

Levantar a cabeça, matar um leão por dia, não deixar a bola punir, trabalhar e trabalhar, saber sofrer, estar imbuído de que graças a deus o grupo é fechado, são chavões e lugares comuns que nos fazem bem no momento. Se nossos alunos são medíocres, de que adianta um professor PHD?

Contra o Vila, toco e me voy! Me voy a defender-me e garantir um ponto. Se der pra vencer o Vila, beleza, se não, paciência em busca de um ponto. Fora de casa dá pra ter mais tranquilidade sem os tresloucados de copo meio vazio na mão que vão ao estádio apenas para afogar suas mazelas pessoais e fracassos profissionais.

Vai ser no drama, comendo grama, no bico da chuteira. Vai ser suado, chorado, muito disputado e pouco driblado. Vai ser dramático, emblemático, e, espero, didático nosso acesso à Série A.

Debate

  • "O Tcheco não tem culpa de nada e acho que ele deve permanecer como técnico direto; o carile, jair ventura,barbiere são jovens e estão destacando a diferença é que o coxa só tem wilson e parede no momento; e os times que eles treinam tem 2 jogadores para cada posição com nível bom..."

    Agostinho N. | 15/09, 23h28

    • "E nada. O Tcheco não passa de um distribuidor de camisas."

      Marcus C. | 16/09, 18h28

  • "Fica, Samir! Fica, Tcheco! Fica, Fernando!"

    Alexandre Cruz | 15/09, 11h53 | Móvel

  • "#sqn. NÃO TEM TIME PRA SUBIR. Só acredita quem não está indo aos jogos. Vi 22 jogos do Coxa nesta série B e não teve um único jogo que tenha sido bem jogado. As vitórias são na base da pancada e contra adversários bem inferiores. Nos jogos com as equipes colocadas do 8 pra cima levamos um baile em todos. Dá pena de ver os caras que estão vestindo nossa camisa. Bando de coitados que não sabem escreve bola..."

    Marcus C. | 10/09, 22h44

    • "Marquinho, pena mesmo dá de nós torcedores.
      Também sinto pena desse colunista aí. Deve estar precisando emprego, pois como escriba, não leva o menor jeito..."

      Daniel M. | 15/09, 02h17 | Móvel

    • "marcus voce está certo, neste ano mesmo na vitória não ouvi dizer que o coxa jogou bem, dominou a partida, e ainda há torcedores ou seja sofredores que vão aos jogos. Será que haverá impeachment deste comunista incompetente, rezemos para que wilson, parede e nathan permaneça neste time; nathan acho que será um craque incontestável..."

      Agostinho N. | 15/09, 23h24

  • Ver todos os comentários (21)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Fernando S. Melo

O Blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!

O Autor

Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor. E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba. E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol. Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet