COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

29/10, 11h59 | Futebol: Razão x Emoção | Fernando S. Melo

Você treinaria o Coxa?

Jogadores limitados. Um elenco sem identidade. Um clube em frangalhos. Eleições à vista. Incertezas orçamentárias.
Difícil não antecipar que o cargo vago no comando técnico do Coxa seja preenchido mais uma vez por um outro oportunista como Jorginho. Quem, em sã consciência e com um pouco de crédito no mercado aceitaria treinar o Coxa atualmente?
Não há sequer desafio a ser apresentado ao novo treinador, pois que, manter-se na série A é lugar comum a todos que conhecem o Coritiba.
Qual salário vale o risco de pôr a carreira na berlinda?

Mais triste é conseguir antecipar também que se a diretoria - num último ato de sanidade mental naquele suspiro moribundo rumo à morte - não tomar ela própria a decisão de, por exemplo, efetivar Pachequinho, ela se coloca no mercado, pela enésima vez, em posição de hipossuficiência.

Fosse eu membro do G5 aconselharia: " Arrisquemos! Efetivemos Pachequinho, apostemos na história e na vontade de Pacheco se afirmar como treinador, assumamos a possibilidade de queda, nossa responsabilidade nisso e banquemos ele até o fim."
No melhor dos cenários, Pacheco salva o Coxa da queda, e quem sabe segue no comando ano que vem, sob nova direção.

A atual gestão tem o fracasso como seu aliado, quero dizer, não fica pior que isso. Quem não tem nada pode arriscar tudo.

Debate

  • "Comentei há pouco na coluna do Honório que havia deixado para a calma do início de madrugada meu comentário sobre o lado positivo da solução caseira comandando o time. Surpresa!
    Pois é: eu estava até me animando com o Pachequinho que, ao menos, conhece a casa, seus problemas e suas possíveis alternativas! Um Coxa para entusiasmar a rapaziada... Putz, que hora para trazer um ilustre desconhecido e entulhar (e confundir o departamento de futebol). Como se já não tivéssemos entulhados de ruindades em certos setores e carentes de titulares em outros... Não dá para entender! Não dá! Chega!""

    Luiz Roberto | 30/10, 02h01

  • "Pelamordedeus, não fale que pior que ta não fica, pq com Samir tudo é possivel"

    Rafael | 29/10, 23h15 | Móvel

    • "E não deu outra!..."

      Luiz Roberto | 30/10, 01h19

  • "Creio que o fato da diretoria "estar pensando" prende-se ao fato dos valores serem altos para os nossos padrões...afinal, estamos terminando de pagar o Barroca pela temporada, ainda tem o Jorginho e agora o Pacheco...aí seriam 4 salários de técnico para se ter 1 no comando.
    SAV"

    Gilberto Marecos | 29/10, 23h04

  • "Saudações Alvi-Verdes!!

    Difícil julgar qual seria o melhor presidente. Na minha opinião, o Renato Follador conhece de futebol, é um ótimo gestor, tem influência política no estado. E seu grupo é muito forte como gestão de negócios e, acima de tudo, vejo muita INTEGRIDADE no grupo. Precisamos disso.
    Também gosto do Dr Vialle. Teve sua história, conhece as mazelas do futebol, mas me parece um pouco "passado", entretanto pode ser uma opção.

    O que não pode acontecer, DE JEITO NENHUM, é a manutenção do SAMIR NAMUR. Este é curioso, amador, pouco profissional, sem visão, sem gestão, sem influência política, sem representatividade no estado, insosso, MEDÍOCRE, incompetente, irrelevante, fraco, crasso.... E suas convicções políticas comunistas ainda me fazem duvidar até de sua INTEGRIDADE, ou falta dela.

    Mas faltam 60 dias.... Sangraremos por mais 60 dias e aí começaremos a ver um remédio. Seja quem for, será melhor que o atual. Nunca na história de um clube se viu tanta coisa errada ao mesmo tempo!

    SAV!!"

    Erodes B. | 29/10, 16h48

    • "Olá, Fernando
      Um técnico argentino, mundialmente desconhecido, foi oferecido ao Coxa. Ele tem muitos títulos no Paraguai e me parece uma opção razoável pois deve estar focado em adentrar o mercado brasileiro. Como argentino deve ter um time determinado e bem preparado para correr o tempo todo...não sei, eu apostaria nesse Daniel Garnero.
      Novidade, técnico estrangeiro, novas idéias e outro ritmo para o time. Claro que teremos outros problemas como o próprio idioma, adequação do elenco, etc...mas é o que apareceu depois de tantas recusas!!!
      SAV"

      Gilberto Marecos | 29/10, 23h00

    • "Poxa, Erodes
      Concordo com a primeira parte do seu texto quanto aos candidatos a presidência. Já com relação ao Samir, fico triste em reconhecer a maioria das características citadas. Também acho que foi um péssimo presidente e teve atitudes erradas. Entretanto, não costumo "chutar cachorro morto"...tendo a me colocar no lugar da pessoa, tentando acertar e a coisa não dá certo...muitas vezes não é por maldade, é só incompetência mesmo. Prefiro acreditar na idoneidade e boa vontade das pessoas!!!
      Qualquer desses dois candidatos que a gente elogiou para o pleito, em vencendo as eleições, a gente vai torcer muito mas NADA é garantido no mundo do futebol!
      SAV"

      Gilberto Marecos | 29/10, 23h13

  • Ver todos os comentários (18)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Fernando S. Melo

O Blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!

O Autor

Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor. E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba. E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol. Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 42
São Paulo 41
Flamengo 39
Internacional 37
Palmeiras 37
Santos 37
Grêmio 37
Fluminense 36
Fortaleza 29
10º Ceará 29
11º Corinthians 29
12º A.Paranaense 28
13º Bahia 28
14º Atlético-GO 28
15º Bragantino 27
16º Sport 25
17º Vasco 24
18º Coritiba 20
19º Botafogo 20
20º Goiás 16

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 199 pts.
Rupson F. 186 pts.
Bruno O. 179 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 174 pts.
Anderson85 Anderson85 173 pts.
CARLOS CARLOS 166 pts.
Eden Leão 163 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 162 pts.
Selma R. 159 pts.
10º Marcos Kuff 157 pts.
Adriano Leal 157 pts.
12º Ricardo Honorio 157 pts.
13º Tiago Z. 156 pts.
14º cleverson k. 152 pts.
15º Andre T. 152 pts.
16º Marco Ferreira 152 pts.
17º Rafael Minoli 152 pts.
18º Ezequiel B. 151 pts.
19º Persio F. 150 pts.
20º Luiz R. 150 pts.
21º Valdir T. 150 pts.
22º j. miranda 148 pts.
23º Álvaro M. 147 pts.
24º Valdir 147 pts.
25º Evaldo Maciel 146 pts.
26º Jorge Lopes 145 pts.
27º Ido M. F. 145 pts.
28º Dorvalino J. 144 pts.
29º Sanjiro J. 143 pts.
30º marcos j. 142 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet