COXAnautas - Coritiba Eternamente

10/01, 10h12 | Futebol: Razão x Emoção | Fernando S. Melo

Wilson me ligou.

Estava ontem trabalhando, com aquela vontade e gás de começo do ano, tal qual um carro mil subindo o everest; cheio de mensagens de cliente para responder, prazos a cumprir boletos a pagar, (IPVA, mensalidade escolar, luz, água, internet e o escambau a quatro), um calor “tipicamente” curitibano, eis que o telefone toca.
Atendo, e logo percebo que é uma gravação. Quase desligo achando que era algum credor ou algum banco ou telefônica querendo me oferecer um irresistível e necessário serviço que eu não quero e não preciso. Mas não era um credor, nem uma oferta; era o goleiro Wilson.
Com uma voz envergonhada, quase embargada e um discurso lido, repleto de rogos, e os mais clichês chavões. Em resumo, Wilson me dizia o quão importante eu sou para o Coxa, e que este precisa de mim para voltar ao lugar "de onde nunca deveria ter saído." Presumi que era a série A, claro, mas não tenho certeza.
No final da mensagem, a verdadeira intenção de Wilson se revelou quando disse: “pague a anuidade antecipadamente e ajude o Coritiba”. Nesse momento, o Coritiba virou apenas mais uma conta entre tantas que tenho a pagar.
Mas o IPVA eu pago, e o carro me ajuda; me leva, me traz, enfim, faz o que se espera dele. A mensalidade escolar do filho pago com gosto, afinal, damos o que temos e o que não temos pra eles, não? Luz, água, tv a cabo, pago e o serviço raramente me causa estresse. E eu nem preciso ir a um estádio pagar trinta reais de estacionamento, não poder beber e ficar gritando: “le, le leo, le leo le leo le leo, Copel!”
Já o Coxa, é mais um boleto. Algo que pago e definitivamente não me entrega o que promete, há muito tempo! Será que pago? Reflito por um momento. A anuidade, não! Nem a pau! E a mensalidade? Vou pagar. Só pra não me sentir ainda mais culpado da desgraça em que todos nós nos metemos ao longo dos anos, mas principalmente de preguiça de cancelar o débito em conta.
Sobre o campeonato paranaense? Não gosto, e pra mim já deveria ter sido extinto há anos. Ganhar campeonatos estaduais é uma das razões que ao longo dos anos nos fez contentar com a miséria e chegar onde estamos.
Sobre os reforços? Que reforços?

Debate

  • "É como disse uma vez o técnico Arrigo Sacchi: "O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes."

    Se o boleto de mensalidade do Coxa é menos importante por se tratar apenas de um entretenimento, acaba virando supérfluo ou desnecessário quando, ao invés de lhe trazer momentos de alegria, só lhe traz tristeza e descontentamento.

    E acaba virando inviável em caso de momentos de crise financeira.

    Quanto ao campeonato Paranaense, no modelo atual é totalmene desnecessário. Os times de série A, B e C deveriam fazer uma pré-temporada diferente, com um torneio contra equipes das mesmas séries (talvez uma Copa Sul ou Sul-Minas?).
    O Paranaense já foi importante um dia, e geralmente ganhávamos nessa época, o que nos fez grandes a nível local e nacional.

    Hoje, é um torneio que cada vez menos gente dá importância e vencê-lo nesse momento, não represente mais o mesmo. É um campeonato que deveria ser jogado apenas por clubes menores que lhes têm como importantes, para criar rivalidades locais e revelar jogadores, valendo vagas para série D e Copa do Brasil.

    Deveríamos colocar apenas aspirantes e apostas e chamar de Coritiba B ou outro nome. O nosso rival maior já faz isso, colocando os aspirantes para jogar e só não coloca o nome do time como Phoodles B, porque a FPF e CBF não permite, mas em países no exterior os grandes clubes já fazem isso há tempos, com Barcelona B, Bayern B, etc."

    Carlos Maia J. | 15/01, 09h28

  • "Atendo, e logo percebo que é uma gravação
    Patetico... Fim da linha para o nosso querido coritiba. Acabaram com ele."

    Guilherme b. | 12/01, 14h27

  • "O problema não é o mascote 'Vô Coxa'. O problema é a anterior e atual diretoria que foi mantida por VRA e companhia ilimitada para 2019/2020, Elisangelo Techy.
    SAV"

    J. Mario | 11/01, 16h40

  • "Sugestões que apresentei ao CLUBE via email e chat (atendimento ao sócio) em 04/01:

    "Boa tarde!

    Primeiramente, esclareço que o intuito da mensagem é ajudar o nosso amado CORITIBA. Espero que essas sugestões cheguem à Ouvidoria COXA-BRANCA.

    Sou sócio nº 0361137130. Ontem recebi em minha casa uma carta com o boleto para pagar a mensalidade.

    Em outra ocasião, já havia entrado em contato, via chat, pelo site coritiba (área do sócio) e pedido para não enviar o boleto pelo correio, pois eu já havia pago via internet banking. Vendo a revista, fiquei pensando em algumas coisas:

    1) Pela qualidade do papel, não deve ter custado barato (impressão colorida). Acho desnecessário gastar dinheiro para impressão da revista. Quem é sócio acompanha as notícias, via internet, celular ou outros meios. Eu, particularmente, acompanho via COXANAUTAS, site oficial e TRIBUNA DO PARANÁ. Mais do que nunca, nesse ano precisamos economizar.

    2) Muita informação contida ali está desatualizada e há propaganda enganosa.

    Ex: a) show Roger Waters (há quanto tempo já foi esse show?);

    b) "incentivo" e manutenção dos jogadores da base - o nosso destaque do ano passado - uma das únicas surpresas positivas nesse time HORRÍVEL que montaram - Guilherme Parede (certamente um jogador de alto valor, devido ao bom campeonato que fez) foi EMPRESTADO a um time brasileiro (não vendido, em uma boa negociação, como bem faz nosso rival cap, que faz dinheiro com seus jogadores e não cede ou empresta por qualquer valor);

    OBS: Sim, é triste acompanhar as notícias e ver nosso maior rival (que estava falido na década de 90, mas se reergueu, enquanto o COXA parou no tempo) vendendo jogadores por MILHÕES $$$$, fazendo dinheiro, conquistando títulos e disputando campeonatos importantes, como a Libertadores da América, enquanto nosso amado COXA ficando para trás e vivendo do passado! É hora de olhar para a frente! Temos passado, história e tradição? Sim. Mas é preciso seguir em frente e conquistar títulos, pois somente assim haverá novos torcedores (nossa torcida está ficando velha, infelizmente).

    3) O CORITIBA FOOT BALL CLUB deve focar no FUTEBOL primeiramente, pois é sua razão maior de existir. Montem um time competitivo, e subam pra série A (OBRIGAÇÃO esse ano), façam um trabalho sério, e certamente o torcedor - que está magoado, ferido, chateado, revoltado - voltará a ser sócio, e comparecerá ao estádio.

    4) Chega de picuinhas e vaidades. É hora de todos os COXAS-BRANCAS se UNIREM por amor ao clube, como foi feito em 2007 (enquanto ainda existe CORITIBA).

    5) A SOFRIDA Nação COXA-BRANCA espera e merece um ano melhor. Esperamos que todos os funcionários, jogadores, conselheiros e envolvidos com o clube empenhem-se em dar e fazer o seu melhor para isso. SAV!

    Mais uma sugestão, se me permitem...

    Na minha opinião, precisamos de um novo mascote. Por mais simpático que seja o "Vô COXA", está ultrapassado, e ajuda a passar uma imagem de desgaste, de algo velho, cansado, que se apega ao passado. Precisamos de algo novo, nos modernizar! Creio que a mudança é necessária!""

    Elisangelo Techy | 11/01, 14h01

    • "Novo mascote acho viável"

      Alex Ribeiro Suprano | 11/01, 14h41 | Móvel

    • "Poderiam fortalecer o Vô Coxa...aqueles braços são muito finos e passam imagem de fragilidade...

      A cabeça dele deveria ser alterada tbm...cara de bonzinho demais...

      Detalhes que não tiram meu Coritiba da lama..."

      Brunno G. | 12/01, 00h18 | Móvel

    • "Cara, pode ser Vô, Vó, Periquito verde qualquer coisa..

      Eu quero TIME... dane-se mascote"

      Edson R. Oliveira | 12/01, 23h04

  • Ver todos os comentários (18)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O presente Blog é feito de textos, opiniões e debates frutos da luta constante entre a razão e a emoção. Razão que tenta explicar e compreender o futebol com argumentos ponderados, estatísticos, lógicos; enquanto a emoção simplesmente quer gritar, rir e pular nas vitórias, chorar nas derrotas, sem qualquer preocupação com o motivo, o contexto, ou a justiça do resultado. Que vê qualquer jogo que passa na T.V., que assiste todos os programas esportivos, que ama o futebol e ainda mais o Verdão, que suporta um turbilhão de emoções por conta do que alguns consideram apenas um simples jogo e ainda consegue justificar racionalmente este sofrimento: este Blog é pra Você!

O Autor

Ao chegar em Curitiba em 1973, o migrante Otacílio Pereira Melo, oriundo de Guanambi-BA, poderia ter escolhido qualquer time para torcer. Mas o Campeão Paranaense e do torneio do Povo daquele ano, que tinha em seu elenco Aladim, Jairo, Zé Roberto, além de capitão Hidalgo, o escolheu primeiro. Nascia uma história de amor. E por conta desse amor, graças aos deuses do futebol o autor também não teve escolha. Sua primeira foto, logo na saída da maternidade, é com um “TIP TOP” do Verdão. O Título de campeão brasileiro veio quando ainda se quer podia andar, mas ao por pela primeira vez os pezinhos no Couto, entendeu o porquê de toda aquela paixão e respeito de seu pai pelo Coritiba. E assim Fernando Schumak Melo cresceu, comendo pipoca e descascando amendoim – velhos tempos - no Couto Pereira, aprendendo a entender e amar o Coritiba e o mais apaixonante esporte de todos: o futebol. Hoje, o advogado formado pela Direito de Curitiba, especialista em processo civil pela PUCPR, mestrando em Ci?ncia Pol?tica pela UFPR, sócio fundador do escritório Schumak & Luz, músico, guitarrista amante do rock’n’roll, marido da Camila, filho da Rosely, continua e continuará ao lado do Glorioso, seguindo sempre os ensinamentos do velho migrante: “Torça em primeiro lugar, depois reclame!”

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 58
Sport 52
Atlético-GO 48
Coritiba 46
América-MG 44
Paraná 44
Botafogo-SP 43
CRB 40
Operário 40
10º Ponte Preta 40
11º Brasil de Pelotas 37
12º Cuiabá 36
13º Guarani 35
14º Oeste 35
15º Vitória 33
16º Londrina 32
17º Vila Nova 30
18º Criciúma 29
19º Figueirense 28
20º São Bento 27

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 253 pts.
andre a. 245 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 242 pts.
Leandro R. 237 pts.
Waldir Laska 234 pts.
Rui Valente 231 pts.
Leonel S. 230 pts.
Marcelo luczyszyn 222 pts.
Ricardo Honorio 221 pts.
10º Jose R. 218 pts.
Rodrigo P. 218 pts.
12º Hedy G. 213 pts.
13º Ido M. F. 211 pts.
14º Marcelo G. 209 pts.
Juarez Mocelin 209 pts.
16º Marcelo Carneiro 208 pts.
17º Marcio Cardozo 207 pts.
18º Tiago L. 207 pts.
19º João L. 205 pts.
20º Valdir T. 205 pts.
21º Job Grassi 204 pts.
22º Julio C. R. 203 pts.
23º Luiz C. 203 pts.
24º Alysson Delalibera 203 pts.
25º Ézio Ricardo 202 pts.
26º Gelson Roberto M. 202 pts.
27º L. Comeli 201 pts.
28º L. G. Coltro 201 pts.
29º Jorge Ihon J. 200 pts.
30º Antonio Alvaredo Filho 199 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Rupson F.
2º andre a.
3º CARLOS AUGUSTO B.
4º Leandro R.
5º Waldir Laska

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet