COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

27/10, 10h53 | Guria do Couto | Natália de Oliveira

Entre o céu e o inferno

Notadamente o período eleitoral do Coritiba é sempre marcado por panelas, fake news, baixaria e demais calamidades que assolam não somente o círculo político do Coxa, mas de maneira geral, esse tem sido o tom do brasileiro quando precisa falar de assunto sério.

Obviamente que não me eximo desse combo. Todos nós estamos nesse mesmo barco.

Contudo, vejo que vivemos um momento determinante para a vida do Clube nos próximos anos - e vejam, isso refletirá diretamente nas próximas gerações - no que diz respeito a que tamanho e posição nacional o Coritiba projeta estar, qual o tamanho que o Clube almeja ter.

Se cairmos, o que por si só, já seria uma catástrofe, ainda vem todas as adjacências: sem dinheiro da Turner e com contrato mínimo com a Globo, algo em torno de 6 milhões (se eu estiver errada, e posso estar, sintam-se livres pra me corrigir). Fato é que, que nível de Clube no País sobrevive a esse cenário, considerando o quanto o Coritiba precisa em caixa pra garantir que o Ato Trabalhista será integralmente cumprido, bem como as atuais obrigações fiscais e trabalhistas? Isso é preocupante.

Já figuramos muitas derrotas no meio de projeção nacional quando optamos por ficar um ano a mais na segundona e quando nosso calendário da base diminuiu drasticamente.

Segundo o twitter @nabasecoxa, nos últimos 15 meses a categoria SUB-17 só teve 5 dias competitivos. Isso mesmo, durante 15 meses só uma competição de 5 dias para o Time Sub-17 do Coxa. Em um clube do porte e história do Coritiba, isso soa o patético, o absurdo dos absurdos. Porque além de a projeção ser basicamente nula nesse cenário, ainda se pensa em qual será nosso futuro - que depende e muito da formação da base - e todo esse processo foi, basicamente, aniquilado com a falta de calendário. Além disso, a conta no Twitter também trouxe a informação de que, caso a CBF não altere drasticamente seu regulamento, o Coritiba seguirá fora de competições nacionais de base em 2021.

É chover no molhado falar dos tantos erros grotescos no futebol que essa gestão realizou. Por isso, precisamos olhar pra toda essa série de problemas e imaginar e construir o FUTURO.

Sei que o cenário eleitoral é sempre de guerra. Mas gostaria de acreditar que, independente de quem vença essas eleições, que o vencedor seja, de fato, o Clube. Que as pessoas que possuam verdadeiras condições de colaborar - e são muitas - de fato possam realizar uma união. O diálogo deve ser a prioridade.

O Coritiba é maior do que toda a vaidade travestida de politicagem e eu, com apenas vinte e quatro anos, quero acreditar que a mentalidade possa mudar. Mesmo que a passos de formiguinha.

Vamos juntos discutir problemas reais e construir a ponte para o futuro de forma realista, com menos demagogia e mais diplomacia.

O CORITIBA EM PRIMEIRO LUGAR!

SAV

Debate

  • "Saudações Alvi-Verdes!!

    Difícil julgar qual seria o melhor presidente. Na minha opinião, o Renato Follador conhece de futebol, é um ótimo gestor, tem influência política no estado. E seu grupo é muito forte como gestão de negócios e, acima de tudo, vejo muita INTEGRIDADE no grupo. Precisamos disso.
    Também gosto do Dr Vialle. Teve sua história, conhece as mazelas do futebol, mas me parece um pouco "passado", entretanto pode ser uma opção.

    O que não pode acontecer, DE JEITO NENHUM, é a manutenção do SAMIR NAMUR. Este é curioso, amador, pouco profissional, sem visão, sem gestão, sem influência política, sem representatividade no estado, insosso, MEDÍOCRE, incompetente, irrelevante, fraco, crasso.... E suas convicções políticas comunistas ainda me fazem duvidar até de sua INTEGRIDADE, ou falta dela.

    Mas faltam 60 dias.... Sangraremos por mais 60 dias e aí começaremos a ver um remédio. Seja quem for, será melhor que o atual. Nunca na história de um clube se viu tanta coisa errada ao mesmo tempo!

    SAV!!""

    Erodes B. | 29/10, 16h54

  • "Mudança no estatuto já! No Flamengo o presidente responde com o próprio patrimônio, ou seja, se causar damos a instituição "tira do próprio bolso", quem sabe assim os aventureiros pensariam duas vezes antes de brincar de presidente"

    Rafael F. | 28/10, 19h50 | Móvel

    • "Sou totalmente defensora da mudança radical do Estatuto, mas esse foi um projeto que entrou na comissão legislativa e de lá, nunca mais saiu..."

      Natália Oliveira | 29/10, 09h46

  • "Parabéns, Natália...histeria e cabeça quente não vai ajudar em nada nesse momento. Cabe a todos nós exercitar o poder de resiliência, mais uma vez, torcer por dias melhores.
    Um voto de confiança no trabalho que se inicia é sempre bom. Vai que o Pacheco consegue engatar duas ou três vitórias, ganha um atleTIBA...sai da zona e leva o time para o meio da tabela...é possível.
    Não vejo o time tão ruim assim...sempre digo que vejo pelo menos a metade dos times da Série A no mínimo iguais ou até piores do que a gente. O problema é que estávamos mal treinados, mal escalados e com os jogadores mal condicionados (isso deve melhorar aos poucos).
    Com os péssimos resultados em campo, o time vai perdendo a tranquilidade, a confiança fica abalada e as atuações só pioram a cada partida.
    Vamos torcer...torcer com otimismo e esperança. Sei bem que é difícil diante do cenário mas é isso que nos cabe."

    Gilberto Marecos | 28/10, 11h37

    • "Perfeito!"

      Natália Oliveira | 29/10, 09h46

  • Ver todos os comentários (20)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Esse é um espaço feminino, dedicado à todas as 'Gurias do Couto' que se atrevem a estar no espaço do futebol.

O Autor

Natália, assídua frequentadora do charmoso Major. Contra escanteio curto e a favor do futebol que há magia. Estudante de Direito.

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 42
São Paulo 41
Flamengo 39
Internacional 37
Palmeiras 37
Santos 37
Fluminense 35
Grêmio 34
Fortaleza 29
10º Corinthians 29
11º A.Paranaense 28
12º Bahia 28
13º Atlético-GO 28
14º Bragantino 26
15º Ceará 26
16º Sport 25
17º Vasco 24
18º Coritiba 20
19º Botafogo 20
20º Goiás 16

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 198 pts.
Rupson F. 185 pts.
Bruno O. 179 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 174 pts.
Anderson85 Anderson85 172 pts.
CARLOS CARLOS 166 pts.
Eden Leão 163 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 162 pts.
Selma R. 159 pts.
10º Adriano Leal 157 pts.
Marcos Kuff 157 pts.
12º Ricardo Honorio 157 pts.
13º Tiago Z. 156 pts.
14º cleverson k. 152 pts.
15º Rafael Minoli 152 pts.
16º Ezequiel B. 151 pts.
17º Andre T. 151 pts.
18º Marco Ferreira 151 pts.
19º Persio F. 150 pts.
20º Luiz R. 150 pts.
21º Valdir T. 150 pts.
22º j. miranda 148 pts.
23º Álvaro M. 147 pts.
24º Valdir 147 pts.
25º Evaldo Maciel 145 pts.
26º Jorge Lopes 145 pts.
27º Dorvalino J. 144 pts.
28º Ido M. F. 144 pts.
29º Sanjiro J. 142 pts.
30º marcos j. 142 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet