Panelinha Coxa-Branca
O atacante Alef Manga foi o segundo reforço anunciado oficialmente pelo Coritiba para a temporada 2022. Vindo de um ano com números excelentes e algumas polêmicas extracampo, o atleta viveu o melhor momento da sua carreira. Nesse texto vamos explicar como ele poderá contribuir no Coritiba.
Alef Mangueira Severino Pereira tem 27 anos e fez a maior parte de sua categoria de base pelo Santos, ele não chegou a atuar profissionalmente pelo alvinegro praiano e rodou por diversos times de divisões inferiores e sem visibilidade até chegar ao Volta Redonda do Rio de Janeiro em 2020, foi aí que a chave de uma carreira que parecia perdida (Manga já pensava até em desistir do futebol) começou a virar, na série C daquele ano ele conseguiu balançar as redes 6 vezes em 9 jogos, o suficiente para convencer a diretoria do clube a adquiri-lo em definitivo para a disputa do campeonato carioca 2021. No estadual Alef novamente conseguiu provar seu valor e foi o artilheiro do torneio com 9 gols, superando atletas já consagrados no cenário nacional, como German Cano, Fred, Pedro e Gabigol.
Todo esse sucesso fez com que o atacante fosse procurado por diversos clubes do país, no fim quem levou a melhor na disputa para contrata-lo foi o Goiás, alguns ainda viam Alef com desconfiança por nunca ter disputado um torneio de nível maior como a série B, mas ele novamente superou as críticas e conseguiu marcar 10 gols e contribuir com 4 assistências, sendo o artilheiro e jogador com mais participações em gols do time goiano, fundamental para a campanha do acesso.
Manga tem como características principais a força física, a velocidade e o drible, podendo atuar como atacante pelo lado, centroavante ou seguindo atacante. No Goiás na maioria das vezes ele atuou pelo lado como um "falso ponta", tendo liberdade para se associar por dentro, pisando muito na área para finalizar e abrindo o corredor para o lateral fazer ultrapassagem.
Sobre os problemas extracampo, como o mau relacionamento com o restante do elenco e com a comissão técnica do Goiás que foi muito noticiada pela mídia, acreditamos que pode muito bem ser resolvido no Coritiba. Primeiramente porque foi a primeira vez que Alef Manga demonstrou esse tipo de problema, nunca antes em outro clube havia esse tipo de reclamação, e também porque o coxa conta hoje com uma comissão técnica que é reconhecida pelo ótimo relacionamento com o grupo que teve em 2021, conseguindo manter o foco do elenco até nos momentos de crise da temporada.
O nível que Alef Manga atuou nessa temporada foi muito alto, por isso consideramos que ele pode ser muito útil e render muitas alternativas táticas para "El Profe" Gustavo Morínigo na temporada, a ideia muito provavelmente será utilizá-lo na mesma função que ele atuou no Goiás, fazendo associações com o centroavante e abrindo espaço para Natanael utilizar o corredor lateral, mas também pode ser utilizado como um centroavante mais móvel. No geral, é uma grande contratação, e a diretoria merece aplausos por conseguir um resultado positivo na negociação de um atleta muito versátil, com muita qualidade técnica e muito valorizado no mercado, visto que o Coritiba teve que superar times com maior poderio financeiro como Santos e Internacional para contar com ele. O único ponto negativo fica novamente no anúncio do jogador, não pode um clube de série a do campeonato brasileiro noticiar a chegada de um jogador que deverá ser um dos pilares do time com um simples texto pronto e uma foto antiga sem fonte, nenhuma arte e nenhuma ação de marketing.
Por: Panelinha Coxa-Branca(João Victor)
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)