Pitaco
"Nós temos que ser realistas. O Coritiba teve um começo muito bom, com 10 partidas invictas, e depois teve uma queda. Nas últimas rodadas tivemos algumas partidas ruins, contra Botafogo e principalmente Atlético-MG, onde o time não se encontrou. Fora isso, acho que o Coritiba vem fazendo uma campanha até muito boa. O problema é que na tabela nós estamos em oitavo e o Atlético em quarto. Esse é o grande problema hoje, não tenho dúvida nenhuma disso. Se fosse o contrário, todos estariam sorrindo com a oitava colocação..." Vilson Ribeiro de Andrade - Presidente do Conselho Administrativo do Coritiba Foot Ball Club, em entrevista à Rádio Transamérica.
Meu caro leitor
Finalmente descobrimos de quem é a culpa pelo péssimo futebol apresentado em algumas partidas. A culpa é deles, dos queridos fregueses, o C.A.Paranaense. Sim, porque a inveja é uma merda. Nós agora somos invejosos, recalcados, pois eles estão bem. Porque "se fosse o contrário, todos estariam sorrindo com a oitava colocação".
Partindo desse pressuposto, todos ficaram imensamente felizes com o que o Coritiba apresentou no Brasileirão do ano passado, já que o freguês sequer estava na primeira divisão. Isso sim é felicidade. Não importa se, nas últimas dez partidas somamos oito pontos (cinco empates e uma vitória). Não importa se os atletas não demonstram vontade de verdade desde o jogo contra o Corinthians (cujo resultado foi uma derrota, mas mesmo assim teve vontade). Não importa se temos quatorze jogadores no DM, isso também é culpa do C.A.Paranaense.
Será que o presidente acha que somos imbecis? Será que ele pensa que somos burros para pensar dessa forma? É um absurdo que um dirigente venha na mídia falar uma idiotice dessas. O torcedor Coxa não é burro, não é idiota, presidente. Nós sabemos que não é assim. O torcedor pode ser passional, mas ele sabe que o time não está bem, que algo está errado. Porque o senhor não fala realmente o que está acontecendo lá? Ou melhor ainda: porque o senhor não RESOLVE o problema de uma vez, ao invés de ficar procurando culpados pela atual situação?
Acho que já passou da hora de tomar uma atitude administrativa, por que quando vemos que um verdadeiro coxa-branca, que trabalha sem remuneração, simplesmente para ajudar, se arranca do clube alegando motivos pessoais, é porque temos um problema sério para resolver. Se fosse um aventureiro, tudo bem. Mas trata-se de Paulo Thomaz de Aquino, filho de outro grande coxa-branca, Eli Thomaz de Aquino. Enquanto os verdadeiros coxas vão, os profissionais da bola que deveriam render e não rendem ficam. E assim caminha a humanidade.
O time ontem mostrou um futebol regular, mas ainda sem vontade. Sou realista, não é possível iludir-se, o empate foi um bom resultado. Só por isso, estamos de parabéns. Mas dai a dizer que "agora vai, quero ver quem vai ser o corvo que vai dizer que é um time de qualidade" é demais. É preciso melhorar MUITO. E a chance para isso é, em casa, fazer um resultado bom para encaminhar a classificação na Copa Total Sulamericana 2013. Esse sim é o verdadeiro teste para o Coritiba, pois trata-se de uma competição diferente, de mata-mata, onde nem sempre o mais qualificado segue em frente. E não há dúvidas, pelo menos no que eu vi do adversário de amanhã, que o Coritiba é mais qualificado para passar. Eu acredito num bom jogo amanhã, e também na classificação.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)