COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

11/09/13, 12h27 | Pitaco | Fabiano Utrabo Merlin

Em busca da vitória

Vamos fazer um teste, um exercício de raciocínio...

Temos visto aqui no Coxanautas muita gente reclamando do que lê. Uns reclamam daqueles que criticam, outros reclamam daqueles que elogiam. Eu não quero saber dos outros, eu respondo por mim. Então é por isso que eu vou escrever a coluna hoje dividindo em dois tópicos. Porque? Para ficar bem claro o que eu penso, para não virem dizer que eu torço contra o meu clube do coração.


1 - Campanha do time, sua postura em campo, e seu futuro na competição

No jogo contra o Grêmio, o Coritiba jogou de forma a pressionar os gaúchos no seu campo de defesa. Vi vários jogadores marcando firme, correndo, se doando em campo. Me lembrou o time d'Alma Guerreira que tanto me dá saudade. Quando um grupo se fecha em torno desse ideal, é difícil ser batido, seja lá qual for a competição. Quando vemos um time modorrento, sem vontade, e com problemas físicos e médicos que atrapalham e muito o andamento normal da preparação, a tendência é achar que algo está errado. Eu não tenho competência técnica para criticar a parte de preparação física ou o departamento médico. Aliás, ninguém pode criticar nada a respeito disso sem o devido conhecimento das áreas citadas, é preciso ter cuidado ao criticar algo que não conhece.

O Coritiba ganhou no fim de semana, é importante somar pontos e é óbvio que eu fiquei satisfeito com a vitória. Mas eu insisto em querer ver um time que se doe de verdade em campo. Porque se há algo que o torcedor gosta de ver é doação, vontade, raça, determinação. É essa empolgação que faz o torcedor gritar, cantar, empurrar o time. Eu ouso dizer que nosso elenco tem condições SIM de desempenhar algo melhor do que vemos hoje, algo que faça o torcedor dizer no fim do ano "valeu a pena". E isso ninguém vai poder discordar de mim. Mas é preciso que esse elenco dê a contrapartida ao seu torcedor. No jogo contra o A. Mineiro, mesmo sem Alex, é possível surpreender os mineiros (somente a eles, porque ganhar lá não seria surpresa para mim, por exemplo) e trazer três pontos. Mas somente se jogar com a mesma postura que teve no jogo contra o Grêmio. Porque mesmo com os mineiros próximos da zona do rebaixamento, nunca é demais lembrar que é o time campeão da Libertadores e que vai disputar o Mundial no fim do ano. Vamos com sangue nos olhos para arrancar uma boa vitória lá.


2 - Bastidores, reuniões e negócios do futebol

Eu tinha a ambição de um dia poder fazer parte do Conselho e também participar da vida política e administrativa do clube. Me associei pensando nisso, nunca escondi minhas pretensões, até porque como alguns sabem, minha família sempre foi intimamente ligada aos meandros do clube. Hoje eu penso o oposto, não quero mais me envolver nesse mundo nojento. É o mundo da manipulação, da política na pior acepção da palavra. Das mentes fracas que acreditam naqueles que comandam e que repetem, palavra por palavra, a ladainha que escutam e, pior, querem impôr seu jeito de pensar goela abaixo daqueles que pensam o contrário. O pedido de apoio incondicional que alguns entenderam errado, a ojeriza a críticas, a falta de preparo para ouvir algo que seja contrário ao que pensa.

Eu cansei... Cansei de ver gente se matando nos comentários por causa de futebol, cansei de ver blogueiros se atacando só por não comungar das mesmas idéias. A controvérsia faz parte do cotidiano. Defender dirigente é perigoso, não porque eu ache que eles não prestam. Defender dirigente é uma faca de dois gumes, pois o cara está lá por vaidade (exceto aqueles que vivem disso), ele quer manipular para permanecer ali por mais tempo. Até quando isso? O simples fato de mencionar que haveria uma reunião entre os "formadores de opinião" na segunda-feira com o superintendente de futebol bastou para que eu fosse chamado, indiretamente, de mentiroso, já que eu afirmei ter sido convidado a participar dela. Todos têm direito a isso. E eu tenho o direito de não ir por não achar que é lugar para mim, por entender que não é saudável.

A verdade é que esse tipo de segregação na nossa torcida, motivada pela falta de planejamento na hora de sugerir uma movimento de apoio, rachou a torcida no meio principalmente pela falta de entendimento no que diz respeito às diretrizes do movimento, e também pelo rumo com que o futebol profissional do Coritiba tem tomado. Que fique claro: EU NÃO SOU CONTRA O MOVIMENTO, SOU CONTRA O QUE ALGUNS POUCOS DESINFORMADOS FIZERAM QUESTÃO DE PROPAGAR, que era a tolerância zero em relação às críticas. Gente se achando no direito de dizer que quem critica é menos torcedor do que quem apóia. Não é... Ninguém é mais ou menos do que ninguém. Se hoje estamos numa praça de guerra alviverde, todos nós somos culpados. Blogueiros, comentaristas, TORCEDORES. Ou paramos já com isso, ou ninguém mais vai controlar essa situação. É preciso refletir a respeito, ter bom senso para discernir o que é certo e o que é errado. O maior patrimônio de um clube é a sua torcida, mas será que nosso patrimônio faz a diferença brigando desta forma negativa que hoje vemos aqui? Eu acho que não.

Eu louvo a iniciativa de querer fazer o Coritiba grande, dentro e fora de campo, sempre darei a minha contribuição para isso. Mas será que o Coritiba Foot Ball Club, no que diz respeito a quem comanda de verdade, quer ser grande?

+0

Debate

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro

Internacional 34
Flamengo 34
Atlético-MG 31
São Paulo 27
Santos 27
Fluminense 26
Fortaleza 24
Ceará 22
Palmeiras 22
10º Atlético-GO 22
11º Corinthians 21
12º Grêmio 21
13º Sport 20
14º Bahia 19
15º Bragantino 19
16º Botafogo 19
17º Vasco 18
18º A.Paranaense 16
19º Coritiba 16
20º Goiás 11

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 153 pts.
Bruno O. 135 pts.
CARLOS CARLOS 131 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 131 pts.
Rupson F. 131 pts.
Selma R. 127 pts.
Eden Leão 127 pts.
Anderson85 Anderson85 124 pts.
cleverson k. 123 pts.
10º Ricardo Honorio 122 pts.
Rafael Minoli 122 pts.
12º Marcos Kuff 121 pts.
13º Valdir T. 120 pts.
14º Walber Gonçalves de Queiroz 118 pts.
15º Álvaro M. 117 pts.
16º Sanjiro J. 115 pts.
17º Persio F. 114 pts.
18º Tiago Z. 114 pts.
Giovanne Smaniotto 114 pts.
20º Evaldo Maciel 113 pts.
21º j. miranda 113 pts.
22º Johnny F. 112 pts.
23º Adriano Leal 112 pts.
24º Jobson Emanoel 112 pts.
25º Ezequiel B. 111 pts.
26º Luiz R. 111 pts.
27º MARCELO ARAUJO 111 pts.
28º Ailton Batista Vieira Filho 110 pts.
29º Adilson P. 110 pts.
30º Dorvalino J. 110 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet