COXAnautas - Coritiba Eternamente

26/09, 06h38 | Politicamente Incorreto | Ricardo Fernandes

Vamos falar de Marketing

Sim, de Marketing.

Sei que nem todos os leitores desta humilde coluna são obrigados a saber sobre o assunto, mas uma das "ferramentas" que podem tornar o Coritiba GIGANTE novamente é o Marketing "reverso".

Mas o que é Marketing Reverso?

É fazer com que os clientes (patrocinadores) corram atrás do Coritiba, não ao contrário.

E como isso pode acontecer, visto que estamos na segundona e somos dirigidos por amadores incompetentes?

Simples, a TORCIDA precisa LOTAR o Couto Pereira em TODOS os jogos em 2019, 2020, 2021... e assim por diante.

Se o Coritiba tornar-se um "fenômeno" de público, choverão patrocinadores.

Esta estratégia já foi adotada por inúmeros clubes europeus e os resultados foram magníficos.

A torcida do CORITIBA precisa aproveitar a "colher de chá" que é o novo plano de sócios e associar-se em massa.

Se tivermos entre 35 e 40 mil pessoas no Couto TODOS os jogos, em três anos voltaremos a viver dias de GLÓRIA.

Debate

  • "Basta ver os jogos com promoçoes de ingresso. Estádio iria lotar por 3 jogos, já surgiu nos dias seguintes um patrocinador pros tres jogos.

    É assim mesmo, tem que encher o estádio. Tem que fazer promoção de ingressos sempre, de acordo com o momento do time, mas para lotar o estádio."

    Marcelo Carneiro | 13/10, 07h11

  • ""E dai??? Vamos ao Couto fazer manifestação e pedir a saída deste amador e o fim deste conselho de merda ou não??? ou vamos esperar o Coritiba virar a Portuguesa, se e que já não virou.."

    Igor S. | 06/10, 11h05

  • ""E dai??? Vamos ao Couto fazer manifestação e pedir a saída deste amador e o fim deste conselho de merda ou não??? ou vamos esperar o Coritiba virar a Portuguesa, se e que já não virou.."

    Igor S. | 06/10, 11h05

  • "Quanta asneira"

    Carolina | 05/10, 19h13

  • "Não entendo nada de marketing, mas acho que isso não vai dar certo. E pelo pouco que sei e já vi de clubes europeus e outros esportes nos EUA, o caminho é o contrário. Os jovens estão cada vez menos interessados em futebol e é neles que você tem que focar. E a forma de fazer isso eu acho que é transformando o estádio num centro de lazer e entretenimento, e não só um lugar pra você enfrentar fila e ficar sentado debaixo de sol por 2 horas pra ver um time horroroso judiar da bola e da torcida. Se você vai num estádio de clube médio na Europa tem de tudo ali, lojas, parques, praça de alimentação, etc. Nos EUA nem se fala: em basquete e futebol americano o jogo é interrompido a cada 15 min e todo mundo sai pra comprar coisas. Acho que no final nem estão preocupados com o desempenho da equipe. Sempre tive comigo que o CORITIBA não sabe aproveitar seu maior potencial, que me é triste reconhecer, hoje não é categoria de base nem nada relacionado a futebol. Pra mim o que nós temos hoje e que deveríamos aproveitar melhor é um estádio na melhor e mais nobre localização de Curitiba. Não tou falando isso pra provocar poodle não, tou falando a verdade. O sonho de qualquer construtor na capital era aproveitar aquele espaço. Por que não conseguimos arrumar um sócio pra transformar um estádio que já nos deu tantas glórias mas hoje está velho e ultrapassado? Todos os maiores clubes do país investiram no estádio. Vários aproveitando dinheiro fácil do governo federal pra Copa, verdade, mas outros buscaram parceiros privados. Quer trazer torcedor pro Couto e encher o estádio? Vamos deixar de hipocrisia, se é pra falar de marketing. Apele pro bolso e pro bem estar das pessoas, em vez de só apelar pro amor ao clube. Porque amor ao clube não salvou o Paraná nem vários outros clubes tradicionais do país e não vai nos salvar também. Futebol hoje é negócio, ponto. A "raça" do jogador depende do quanto ele espera ganhar, e o cinismo deles já contaminou a maior parte da torcida. Eu já tou na meia idade, já fui do céu ao inferno com o COXA e não espero mais nada do clube, mas meus filhos e netos não viveram nada disso e não viverão. Vamos falar de marketing pra vender o clube pras futuras gerações? Eu dou uma dica de leigo: não fale de futebol. Reinvente o CORITIBA, não da forma ridícula como os arquirrivais é claro, mas destaque aquilo que o clube realmente tem de valor hoje. Economize o que puder e invista tudo no estádio. Faça campanha pra reconstruir, como Inter e Palmeiras fizeram. Venda até tijolinho se quiser. Mas refaça o Glorioso e transforme o Couto num lugar de interesse de TODOS curitibanos e turistas, um ponto de encontro na cidade. Sei que não é fácil mas essa acho que seria a única mudança que faria sentido para devolver o clube à glória do passado. Com um estádio moderno as pessoas vão voltar a se associar e lotar os jogos, e os patrocínios virão para aproveitar esse potencial também. Mas hoje não faz sentido. Se você fosse empresário o que seria mais interessante, ter uma loja e espaço num megalocal de eventos localizado no centro da capital, ou o nome da sua empresa pintado na manga da camisa de um time horroroso tropeçando na série B? Se não vamos continuar na mesma trajetória capenga de sempre: cai, daí sobe, daí passa 5 anos se segurando pra não cair, daí cai de novo, daí não sobe, daí sobe com as calças na mão.. É isso o projeto que têm para o clube? Em pouco tempo viraremos um Figueirense nessa toada.. Desculpa o desabafo, fazia tempo que não escrevia neste espaço e vou voltar pra caverna agora. SAV"

    Edison F. | 02/10, 11h17

  • Ver todos os comentários (27)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Neste espaço o torcedor do Coritiba encontrará a opinião de uma pessoa politicamente INcorreta. Não sou de passar a mão na cabeça de ninguém. Cobrarei forte, muito forte quando acreditar que alguém errou ou por incompetência prejudicou o Coritiba. Sou o tipo de pessoa que não se importa com o que as pessoas pensam ou deixam de pensar a meu respeito, assim, percebo que existem pessoas que gostam de mim e pessoas que efetivamente me odeiam. De qualquer forma, falando bem ou mal, estão falando de mim.

O Autor

Prof. Ricardo Fernandes, ou apenas Fernandes para os íntimos, vem de uma família 100% COXA-BRANCA. Seus avós inclusive, acompanhavam o Coritiba desde a infância, fator que o fizeram nascer com o verde no sangue. Frequenta o estádio desde 1.989, quando pela primeira vez viu o Coritiba ao vivo e, de lá para cá, sempre foi um dos mais fiéis torcedores do Coritiba. Prof. Fernandes é especialista em Pricing (Preços), Presidente da Associação Brasileira de Pricing, cursou MBA em Gestão e Marketing na UNINTER, Marketing nas Faculdades Santa Cruz de Curitiba e Estatística na UFPR. Profissionalmente, Prof. Fernandes viaja o Brasil semanalmente, sempre disseminando seus conhecimentos estratégicos sobre Pricing para profissionais de todos os ramos de atividade.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 59
Sport 53
Atlético-GO 49
Coritiba 47
América-MG 47
Botafogo-SP 44
Paraná 44
CRB 43
Operário 43
10º Ponte Preta 41
11º Cuiabá 39
12º Brasil de Pelotas 38
13º Guarani 35
14º Londrina 35
15º Oeste 35
16º Vitória 33
17º Figueirense 31
18º Vila Nova 31
19º Criciúma 29
20º São Bento 27

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 263 pts.
andre a. 256 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 251 pts.
Leandro R. 246 pts.
Waldir Laska 241 pts.
Rui Valente 237 pts.
Leonel S. 234 pts.
Ricardo Honorio 229 pts.
Marcelo luczyszyn 228 pts.
10º Jose R. 224 pts.
11º Marcelo G. 222 pts.
12º Rodrigo P. 221 pts.
13º Hedy G. 219 pts.
14º Juarez Mocelin 218 pts.
15º Marcio Cardozo 218 pts.
16º Marcelo Carneiro 218 pts.
17º Ido M. F. 217 pts.
18º Julio C. R. 216 pts.
19º João L. 213 pts.
20º Gelson Roberto M. 213 pts.
21º Bruno P. 211 pts.
22º Job Grassi 211 pts.
23º Tiago L. 211 pts.
24º Luiz C. 209 pts.
25º Antonio Alvaredo Filho 207 pts.
26º Johnny Pietrobelli 207 pts.
Ézio Ricardo 207 pts.
28º Valdir T. 207 pts.
29º Robson R. 205 pts.
30º Alysson Delalibera 205 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Rupson F.
2º andre a.
3º CARLOS AUGUSTO B.
4º Leandro R.
5º Waldir Laska

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet