COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

10/07/15, 13h59 | Recanto Alviverde | Cláudio Réus

Pequenas Confrarias, até quando?

No Coritiba não se pode mais pensar, falar e escrever de “coisas tolas”. Não depois que confrarias se apoderaram do Clube como sendo extensão de suas casas e negócios.

Há muito tempo estamos na corda bamba. A cada jogo do Coritiba é uma guerra contra o rebaixamento, e o bom senso da nação Coxa Branca impede que falemos de “tolices”, como o absurdo que foi a construção de uma churrascaria num espaço tão nobre do Clube e da cidade.

Besteira também se preocupar com o que foi o sonho da grande nação alviverde por muitos anos: a conclusão do terceiro anel na Mauá. Virou mais um espaço de confraria de amigos.

Bobagem nesse momento tão difícil na tabela de classificação no brasileirão, ficarmos aqui conjecturando sobre empresários que enchem suas burras de grana enquanto o clube está a beira da falência.

Uma nova confraria está no poder, e o que nos espera além do empresário de jogadores irmão do presidente do Conselho Deliberativo?

Depois de mais de seis meses no poder do Clube, as esperanças em mudanças vão se esvaindo na medida em que pessoas importantes são varridas para longe do Couto. Esperanças ao menos daqueles que votaram nessa turma.

De confraria em confraria estão afundando o Coritiba.
Não me diz respeito, mas penso que as pessoas que passaram por diversas administrações do Paraná Club estejam hoje estabilizadas financeiramente, assim como aqueles que passaram pelo Guarani de Campinas do Brinco de Ouro da Princesa.

A situação do Coritiba é tão grave ao ponto de não sobrar tempo nem motivação para discutirmos pautas importantes para o Clube, como campanhas de marketing para aumentar o numero de sócios, relação do clube com as torcidas organizadas, categoria de base, entorno do Couto Pereira antes e depois dos jogos, reformas no CT, etc.

Um dia, a torcida do Coritiba se mobilizou e numa ação emblemática, com vassouras e baldes em mãos, literalmente lavou o Couto Pereira.

Ingenuidade gostosa, puro saudosismo.

Pessoas que posaram naquelas fotos hoje posam de dirigentes.

Não tem como não comparar a política do Clube com a política partidária no Brasil.

Pensei agora citar Pablo Neruda “A Esperança da Humanidade”, no entanto Neruda não merece; não agora nesse momento do Coritiba Foot Ball Club.


Saudações Coxa Branca!
Cláudio Réus

+6 Concordou:

Debate

  • ""Quando fala-se em "Diretoria", o Conselho Deliberativo está nesse meio também? Ou são melhores e mais inteligentes que aqueles que deram seus nomes? Ao que parece, os Conselheiros do Coritiba também são culpados, porque eles podem através do Estatuto fazer algo de bom pela Instituição. Mas infelizmente são pessoas omissas que "devem" ter lá algum benefício, algo de muito bom que apenas os deixam escondidos tirando o melhor do Clube, para eles tão somente... Se amam o Coritiba, saiam todos e se mostrem, façam algo pelo Coritiba, sem pensar em benefícios futuros. Vocês, Conselheiros, também estão matando o Coritiba!""

    Johney S. | 13/07/15, 10h50

  • "O Coritiba deveria ser aberto aos torcedores ,há muitas coizas escondidas"

    Israel A. | 12/07/15, 20h48 | Móvel

  • "Que pena Claúdio, mas concordo contigo...até quando será isso...dentro de campo um time ridículo...
    O que podemos fazer para não termos hoje vergonha de vestir a camisa verde branca?"

    Valdirlei L. | 12/07/15, 15h56

  • "O Elano do Santos não seria uma boa para o Coritiba, esta está encostado no Santos. Não seria bom fazer uma avaliação.
    Abraços
    Luiz"

    Luiz A. | 11/07/15, 11h35

  • "Pois é ,basta alguns espertalhões montarem uma chapa dizendo que vão revolucionar o Clube e tem Blogueiros e torcedores que ficam detonando qualquer gestão do Clube.
    E isso se repete desde os anos 70"

    Edson josé cordeiro | 10/07/15, 21h52 | Móvel

  • Ver todos os comentários (9)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Desde a década de 1970, tenho o hábito saudável, assim como a maioria dos torcedores, de nunca assistir os jogos do Verdão sozinho. Eu tenho tido a sorte da maioria absoluta dos jogos, ter assistido ao lado de amigos torcedores que entendem muito de futebol e principalmente entendem de Coritiba. No dia 31 de julho de 1985, não pude ir ao Maracanã e de maneira improvisada iniciamos naquele dia o nosso .recanto Alviverde.. Num mutirão de ultima hora reunimos trinta cadeiras, uma bancada alta e um aparelho de TV. Todos muito aflitos, xingamos, torcemos, vibramos e explodimos em alegria na cobrança do pênalti de Gomes. Hoje, a TV deu lugar a um telão, as cadeiras ganharam a companhia de bancos e sofás. As paredes falam através das fotos de tantos e tantos amigos que por aqui passaram. O "Recanto Alviverde" é isso: Interação, intercambio, troca de experiência, tudo com muita emoção; antes, durante e depois dos jogos do Coritiba, o nosso Verdão Coxa Branca.

O Autor

Cláudio Adalberto Réus, ou apenas Cláudio Réus, ou simplesmente RÉUS. Nascido em Santa Catarina, torcedor Coxa antes mesmo de conhecer o time do Coritiba e o Belfort Duarte. À distância, acompanhou as transmissões de Lombardi Junior através a radio Clubeo B2. Mudou para Curitiba em 1973, desde então assíduo frequentador do Belfort Duarte e Major Antônio Couto Pereira. Sócio desde 1987 ajudou a fundar o movimento CORIAÇÃO. Entende que o maior patrimônio de um clube de futebol é a torcida. Desde que a torcida seja participativa. Aderindo aos planos de sócio, indo aos jogos, incentivando, criticando. Criticas com conhecimento, sabedoria e humildade.

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet