Hoje, o melhor time do Brasil!
Somos líderes do Brasileirão 2013!
E não sem méritos, somos os atuais líderes depois de um começo muito difícil, onde ganhamos em casa do atual vice campeão brasileiro, voltamos invictos de duas partidas complicadas fora dos nossos domínios e atingimos a ponta após outra vitória no Couto, desta vez contra o atual Campeão Brasileiro!
Somos sim senhor, hoje, o melhor time do Brasil... os ponteiros da tábua de classificação de um dos mais difíceis campeonatos nacionais do mundo.
Obviamente, tudo pode mudar... e certamente mude muitas vezes. Grêmio e Fluminense ainda têm um jogo a menos (apesar de serem jogos difíceis, principalmente os do Grêmio), o campeonato é muito nivelado e longo... mas como todos sabem, futebol é momento, e como disse ontem, ESSE É O NOSSO MOMENTO!
Podem dizer que o jogo de ontem foi complicado, que ganhamos num lance isolado do Alex, mas aí pergunto: Quantos jogos o Barcelona não ganhou com um lance de genialidade do Messi? Quantos jogos o Santos não ganhou em um lance esporádico de habilidade do Neymar? Quantos não foram os jogos em que o Real Madri, mesmo com a vida complicada, não saiu vencedor num momento inspirado do Cristiano Ronaldo?
Da mesma forma eu pergunto: Quantas vezes o Coxa jogou mais e perdeu (ou deixou de ganhar), justamente por não ter um craque no time, um jogador diferenciado que pudesse fazer a diferença num jogo complicado? Hã?
Pois é, meus caros... hoje temos esse jogador, que pode fazer a diferença a nosso favor! Além disso, temos um bom elenco no apoio, com qualidades como as de Rafinha, Deivid, Leandro Almeida, Victor Ferraz, Gil, Geraldo, Botinelli, Lincoln (só para citar alguns). Um elenco de peso que há muito não víamos no Coxa (e que vai ser ainda certamente melhorado).
Obviamente, acontecem ainda muitas oscilações (ontem foi uma noite onde Urso e Gil, por exemplo, não funcionaram como em outras partidas), ainda percebe-se a necessidade de uma evolução. Mas é inegável que estamos no caminho certo. Afinal, ninguém é líder do Brasileirão, após vencer os atuais Campeão e o Vice, à toa!
Não deixemos de bater nesta tecla: 1985-2013... Eu acredito!
Xxx
O Jogo:
O Coxa começou muito bem. Mas muito bem mesmo. A despeito das críticas recorrentes ao Marquinhos acerca da falta de “padrão de jogo”, o time estava bem postado, trocando passes, acuando o Fluminense em seu campo e chegando com perigo recorrentemente ao gol adversário.
Não demorou muito para o gol sair, com justiça. Porém, numa falha de marcação na bola parada (de novo... esse é um problema contumaz que precisa urgentemente ser visto e corrigido), os cariocas conseguiram o empate e o time do Coxa se perdeu.
Talvez seja ainda aquele aspecto tão falado pelo Alex, da fraqueza mental. Com o gol de empate, o time parecia amedrontado, não confiando no seu pontecial e recuando em demasia, chamando o Fluminense pra cima. O bom futebol do início desapareceu e os erros de passe e posicionamento (principalmente do Urso e do Gil) denotavam o nervosismo do time.
No segundo tempo, Marquinhos Santos fez o que dele se espera. Dentro de casa e buscando a vitória, ousou! Optou por abrir mão da marcação ferrenha dos volantes no meio e jogou o time para o ataque. Aos poucos o Coxa equilibrava o jogo, mas sem efetividade.
Quando o Fluminense de Abel voltou a ganhar espaço, a entrada de Willian novamente colocou o Coxa no domínio da partida.
Infelizmente, apesar da boa re estréia de Everton Costa, Deivid não estava numa noite feliz (depois ele admitiu que estava com dores), interrompendo as ponteciais jogadas criadas no ataque.
Mas no clima da Revolução, time e torcida jogando juntos e acreditando até o fim, Botinelli (que entrou no decorrer do jogo) deu um belo passe pra Alex, que da intermediária e sem marcação, mandou um petardo, que após mudar três vezes de direção, enganou o goleiro Berna e morreu no barbante!
Explodia o Couto Pereira!
Mais uma vitória no fim, mais uma bela e emocionante partida... mais uma vez a sintonia entre time e torcida fez a diferença!
Xxx
Agora é a hora. Domingo tem o Náutico novamente em casa.
Basta uma vitória... mais uma... e o Coxa pode se firmar na liderança definitivamente, merecidamente e incontestavelmente.
Inapelavelmente... Coxa!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
Sobre o autor
Luiz Berehulka, advogado, designer, músico e coxa branca desde criancinha! Frequenta o Couto desde sempre e não se contenta em simplesmente torcer, está constantemente contribuindo com o clube e usando seu tempo livre para promover as cores do Coritiba. Foi autor da conhecida versão lenta do Hino Eterno Campeão de Francis Night, já tocou seus arranjos das músicas do Coxa em diversos eventos do clube e é pai do André, o menininho que ficou famoso no Youtube cantando o hino inteiro do Coxa quando tinha só dois aninhos. Sempre que pode está nas redes sociais, debatendo as coisas do seu time de coração e divertindo os amigos (e irritando os adversários) com suas montagens sarcásticas.
Sobre o blog
Sabe aquele bate papo entre torcedores, amigos ou colegas de trabalho? Aquela situação levantada no churrasco, ou aquela dúvida que de repente alguém ouviu do amigo do primo do vizinho do fulano? Então, essa é a ideia do blog! Sem obrigação de seguir uma filosofia, ou mesmo uma tendência, a intenção é trazer sempre temas atuais relativos ao Coritiba, com o objetivo de simplesmente pensar o Coritiba... refletir sobre o Coritiba dentro de uma ótica de torcedor.
Ver comentários (0)
