COXAnautas - Coritiba Eternamente

+3 Concordou:
Jorge Ihon J.
Cristian N.
Marcelo Carneiro

27/04, 15h16 | Fala COXAnautas! | Carlos Maia J.

A corrida pelo ouro (Parte 1)

Uma análise dos competidores da série B 2019


Em meados do século XIX, a corrida pelo ouro foi intensa no continente norte americano. Após a descoberta de minerais preciosos nas regiões entre montanhas, os garimpeiros americanos, também chamados de 49ers, saíam de seus vilarejos em uma busca alucinada pelas pedras que poderiam trazer-lhe fortuna e glória, apesar dos grandes obstáculos como o enfrentamento de desertos áridos, montanhas geladas, ferramentas e técnicas adequadas, bandidos nômades e indígenas selvagens e belicosos, além de adversários que também dariam suas vidas pelo preço final.

No futebol, podemos fazer uma rasa analogia com esses tempos difíceis. A corrida pelo ouro, nesse caso, vai de encontro com a busca por títulos importantes e, no caso do Coritiba, um acesso à elite do futebol, que seria nosso "minério" maior.

E tal qual os antigos mineradores, também encontraremos obstáculos a serem confrontados, como contusões, falta de entrosamento, montagem de elenco, calendário fatigante, arbitragens desastrosas, pressão da imprensa e torcida, e, sobretudo, adversários com os mesmos objetivos, e que também fariam de tudo para passar por cima dos rivais.

E devido ao fato da trajetória ser difícil e distante, saem na frente aqueles que melhor se preparam para essa corrida, que já começou no final do passado. Os melhores preparados e com mais estrutura, são os favoritos à conquista desses recursos escassos, em que apenas 4 entre os 20 competidores serão premiados, onde cada detalhe vale muito para a obtenção do sucesso ou fracasso.

A corrida mal começou, mas os quatro meses de trabalho já podem nos dar uma dica de como está cada equipe, quais os favoritos para vencer, e quem deve se espertar para não ficar no meio do caminho ou até cair.

Tendo em vista os objetivos finais entre todos os competidores, farei uma breve análise (pessoal) sobre cada um dos concorrentes da série B, dividindo em 3 partes.

Vejamos como está cada time na temporada, pela ordem dos melhores para os piores rendimentos. Nessa primeira parte, mostramos os times que tiveram melhor rendimento em seus respectivos torneios:

1) Cuiabá
Saldo: 13 vitórias, 3 empates, 1 derrota (82,4% rendimento)
Resultados: Eliminado na 2a fase da Copa do Brasil e Campeão estadual
Time Base: Victor Souza, Weriton, Edson Borges, Danrlei e Danilo, Marino , Alê, Doda (Escobar) e Eduardo Ramos, Caio Dantas e Júnior
Técnico: Itamar Schulle
Contratações para Série B:Alef (zag), Jonas (lat), Alex Ruan (lat), Jean Patrick (vol), Escudero (mei), Felipe Marques (ata), Rodolfo (ata)
Análise: O Cuiabá iniciou a temporada com a base do time vice campeão da série C, reforçado por alguns nomes. E teve um excelente aproveitamento, sendo campeão estadual invicto e mostrando um time forte e com confiança. Porém, vale ressaltar que somente competiu com equipes de menor expressão, e sua única derrota foi contra o Botafogo-RJ na Copa do Brasil, quando não mostrou poder de reação. Suas contratações foram avaliadas como ousadas, pegando alguns jogadores rodados com boas participações em times do campeonato palista, como Jean Patrick do Novorizontino e Rodolfo do Mirassol
Palpite: O Dourado vem para não cair, mas com boas chances de se manter na série B, podendo ainda surpreender.

2) Atletico-GO
Saldo: 16 vitórias, 3 empates, 3 derrotas (77,3% rendimento)
Resultados: Eliminado na 3a fase da Copa do Brasil e Campeão estadual
Time Base: Kozlinski, Jonathan, Lucas Rocha, Gilvan e Nicolas, Bambu (Washington), Moacir e André Luiz (Jorginho), Matheuzinho (Pedro Raúl), Mike e Gilsinho (Jarro Pedroso )
Técnico: Wagner Lopes
Contratações para Série B: Jarro Pedroso (ata), Hector Bustamente (ata)
Análise: Com o técnico Wagner Lopes, o time fez boa campanha na Copa do Brasil, sendo eliminado mas jogando bem contra o Santos. E venceu bem o campeonato goiano contra o favorito Goiás. Tem um time modesto, mas com jovens bons de bola, time competitivo e rápido na troca de bola na frente, mas ainda com problemas na zaga e reposição.
Palpite: Vai brigar pelo acesso e com certo favoritismo a uma das vagas.

3) Sport
Saldo: 10 vitórias, 0 empates, 4 derrotas (71,4% rendimento)
Resultados: Eliminado na 1a fase da Copa do Brasil e Campeão estadual
Time Base: Mailson (Magrão); Norberto, Rafael Thyere, Adryelson (Hyuri) e Sander; Ronaldo, Charles (Alisson Farias) e Guilherme (Leandrinho); Ezequiel (Juninho Piauiense), Luan (Elton) e Hernane Brocador
Técnico: Guto Ferreira
Contratações para Série B: Pedro Carmona (meia, Novorizontino)
Análise: O Leão manteve um time competitivo e promete voltar o mais rápido para a série A. Porém, após algumas partidas ruins e eliminação da copa do Brasil, trocou de técnico. Tem um grupo com nomes experientes, e sagrou-se campeão estadual nos pênaltis e com dificuldades contra o Náutico. Mas foi pouco testado contra times de ponta e sua performance ainda deixa algumas dúvidas, ainda mais com o empate na primeira rodada, embora ainda acredite que estão na frente nessa corrida pela vaga.
Palpite: Favorito a uma das vagas.

4) RB Bragantino
Saldo: Com Bragantino - 2 vitórias, 5 empates, 7 derrotas (26,2% rendimento)
Com Red Bull Brasil - 10 vitórias, 5 empates, 2 derrotas (68,6% rendimento)
Resultados: Bragantino - Caiu na primeira fase do Paulista. Red Bull - Campeão do interior no paulista
Time Base: Julio César, Pedrinho, Anderson Marques, Ligger (Léo Ortiz) e Rafael Carioca, Bruno Tubarão, Barreto, Uiliam e Osman, Ytalo e Roberson
Técnico: Antonio Carlos
Contratações para Série B:
Análise: A Red Bull está investindo pesado no futebol brasileiro com a joint venture entre Red Bull Brasil e Bragantino, contando ainda com um aporte estimado em 45 milhões reais, o que traz um certo desequilibrio financeiro à série B, já que os demais competidores possuem verbas bem menores esse ano. Além disso, aloca a equipe vitoriosa e competitiva do Red Bull Brasil, somados com alguns valores do Bragantino (só 3 na verdade). É uma aposta alta que busca tornar o RB Bragantino uma equipe competitiva e competindo entre os grandes da série A, como já foi no passado. Esse fato acaba mostrando o quão frágil financeiramente estão os clubes da série B, e o abismo entre eles e os times da elite. Não seria esse um exemplo para que o Coxa siga?
Palpite: Favorito a uma das vagas.

Em breve, a continuação, expondo clubes com rendimentos apenas medianos nesse ano.

Autor: Carlos Maia J.

Debate

  • "Bragantino, Sport e Atletico-GO com certeza vão brigar pelo acesso!

    Cuiabá, apesar de esforçado, vai ficar pelo meio da tabela!"

    Cristian N. | 29/04, 11h37

  • Ver todos os comentários (1)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 42
Atlético-GO 38
Sport 38
Botafogo-SP 35
Operário 35
Coritiba 34
CRB 33
Paraná 33
Cuiabá 32
10º Ponte Preta 31
11º América-MG 29
12º Londrina 28
13º Brasil de Pelotas 28
14º Oeste 26
15º Vitória 24
16º Vila Nova 24
17º São Bento 23
18º Criciúma 23
19º Guarani 22
20º Figueirense 22

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

andre a. 180 pts.
Rupson F. 178 pts.
Leandro R. 174 pts.
Wellingtton Wellingtton 173 pts.
Leonel S. 171 pts.
Marcelo Carneiro 171 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 166 pts.
Marcelo luczyszyn 165 pts.
Rui Valente 165 pts.
10º Ricardo Honorio 162 pts.
11º Julio C. R. 161 pts.
12º Ido M. F. 161 pts.
13º Hedy G. 160 pts.
14º Juarez Mocelin 158 pts.
15º Marcelo G. 157 pts.
16º Alysson Delalibera 157 pts.
Rodrigo P. 157 pts.
18º Jose R. 156 pts.
19º Job Grassi 155 pts.
20º L. Comeli 155 pts.
21º Valdir T. 154 pts.
22º Robson R. 153 pts.
Admir Rosa 153 pts.
24º Gilmar Francisco das Chagas 153 pts.
25º Antonio Alvaredo Filho 152 pts.
26º Aramis Vieira 150 pts.
27º L. G. Coltro 150 pts.
28º Vitor Guedes 150 pts.
29º Walber Gonçalves de Queiroz 149 pts.
30º Mauro S. 148 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet