Caros torcedores Coxas-brancas,
Gostaria de levantar alguns assuntos que não param de habitar minha cabeça em busca de soluções, avaliações e novos horizontes para o clube.
Começando com uma das coisas mais citadas por todos os colunistas deste site, assim como pelos próprios torcedores, o planejamento. Acredito que o planejamento seja uma peça fundamental para que o clube alcance o sucesso em qualquer âmbito. O planejamento é um meio necessário para vencer. Acredito que o Coritiba precisa de uma reestruturação por completo. Todos os cargos deveriam passar por uma severa avaliação para que pudesse ser feito um planejamento detalhado de todos os setores.
Eu como futuro profissional de Educação Física, apaixonado por esse clube, e pelo esporte em si vim aqui para colocar a debate algumas das minhas ideias de reestruturação do clube. Sei bem que talvez nem todas são viáveis, que alguns projetos podem estar em andamento, mas como eu não tenho contatos dentro do clube e a transparência das coisas que acontecem no Coritiba, para mim, são praticamente 0, peço encarecidamente que realmente comentem, conversem e respeitem todo o conteúdo que for oferecido por cada torcedor.
Bom, imaginando que eu seja alguém de poder no clube e possa mudar tudo relacionado aos atletas e comissão técnica eu faria as seguintes mudanças:
- Contrataria técnicos especializados para cada setor (goleiro, zaga, meio-campo, ataque) do jogo.
- Contrataria uma equipe de análise de partida para poder rever todos os erros cometidos e buscar soluções COM OS JOGADORES.
- Tornaria obrigatório a escolaridade de jogadores.
- Contrataria psicólogos de grupo e individual. Para que possamos extrair o melhor do jogador fisicamente e psicologicamente.
Agora, gostaria de entrar em mais detalhes das minhas escolhas. Começando com a contratação de técnicos especializados, acredito que todos os setores merecem uma atenção diferenciada na hora do treinamento. Vejo que o nosso time peca muito no básico, gols adversários saem por falta de atenção, passamos jogos sem chutar ao gol por mal posicionamento dos atacantes que vivem esperando bolas lançadas da zaga ou cruzamentos na área. Precisamos dar um basta nisso, se quisermos trilhar um caminho mais vitorioso. É importante que os jogadores aprendam a fazer funções básicas como buscar espaço na linha defensiva, se posicionar bem durante um ataque, como se defender de um ataque do time adversário e por aí vai. Técnicos especializados certamente fariam um diferencial.
Ponto dois seria a equipe de análise, acredito que é fundamental ter uma teoria atrás da prática do esporte. Por isso que é fundamental criarmos o hábito de rever partidas e discutir como que as coisas poderiam ser feitas para obter o melhor resultado. E digo mais, isso deve ser feito com a equipe de análise e com os jogadores para que possa ser desenvolvida a parte cognitiva, criar novos pensamentos, ver as possibilidades com certeza traria um benefício gigantesco. Podemos entrar aqui até no mérito da capacidade motora do atleta, fazer com que ele adquira mais repertório consequentemente faz com que ele consiga lidar da melhor maneira possível com a situação de estresse.
Acho que educação é OBRIGATÓRIO E É DIREITO DE TODAS AS PESSOAS!
Por fim, o assunto que eu acho mais importante de todos os psicólogos. Temos que mudar a forma de pensamento dos nossos jogadores, precisamos inundar suas mentes com uma mentalidade VENCEDORA (que eu não vejo a anos, no Coritiba) e também precisamos fazer com que entendam que eles não são um nicho diferente por serem JOGADORES DE FUTEBOL, faze-los entender que são ATLETAS que devem entregar desempenho e condicionamento físico, que devem cuidar de seus corpos e buscar sempre evoluir.
Sei bem que é muito fácil fazer críticas e sugestões mirabolantes atrás de um computador e que é muito mais difícil coloca-las em prática, mas acredito que esses são pontos fundamentais. Pontos que deveriam ser assumidos por todos os times de futebol no mundo.
Saudações Coxas-Brancas
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)