
Brasileirão
Por: Ricardo Honório
Após a vitória épica sobre o Fluminense por 3x2, quando chegou a estar perdendo por dois gols, o Coritiba subiu na tabela de classificação e alcançou a quarta colocação do Brasileirão, com a colaboração do do São Paulo que, no fechamento da 4ª rodada, venceu o Santos por 2x1, resultado que fez com que o time alviverde alcançasse os santistas, mas esteja na frente pelo número de gols marcados.
O bom momento vivido pelo Coritiba dentro de campo, vem refletindo diretamente na tabela de classificação. Diferente de anos anteriores, quando tinha muita dificuldade em buscar reverter placares desfavoráveis, em 2022 a história tem sido diferente até aqui. Até o momento são sete viradas, com destaque para a conquistada contra os cariocas.
Outro ponto positivo a ser destacado é o rendimento do setor ofensivo. Com nove gols em quatro jogos, o Coritiba tem o melhor ataque da competição até o momento, e o vice-artilheiro, Léo Gamalho, com quatro gols.
O líder do Brasileirão é o Corinthians, com 9 pontos. Jogando em sua Arena, o time comandado pelo português Vítor Pereira contou com um gol contra do volante Jussa para vencer o Fortaleza pelo placar mínimo. Se por um lado a vitória garantiu a liderança ao “Timão”, a derrota isolou o “Leão do Pici” na lanterna com nenhum ponto conquistado em quatro jogos.
O Red Bull Bragantino, segundo colocado com oito pontos, também venceu um cearense na rodada. Jogando no Castelão, o time paulista venceu o Ceará com um bonito gol do atacante Ytalo. Logo atrás vem o Atlético/MG, também com oito pontos. Após empatar com o Coritiba no meio da semana, o time mineiro empatou novamente por 2x2, desta vez com o Goiás, o que provocou a ira do atacante Hulk, que foi acusado pela diretoria goiana de ter danificado uma porta do vestiário.
Logo atrás do Coritiba, na quinta colocação, com sete pontos, vem o São Paulo, que venceu o Santos por 2x1, com mais um gol do atacante Calleri, artilheiro isolado do Brasileirão com 5 gols, um a mais que Léo Gamalho.
O Cuiabá, que empatou em casa com o Atlético/GO por 1x1, o Internacional, que não passou de um empate sem gols com o Avaí no Beira-Rio, e o próprio Avaí, também estão com sete pontos.
Com seis pontos vem o América/MG, que venceu o A.Paranaense por 1x0, fato que tem se tornado comum nos últimos confrontos entre as duas equipes quando o jogo é em Belo Horizonte.
Uma dupla de peso vem logo atrás com cinco pontos, Flamengo e Palmeiras que empataram em 0x0 no Maracanã, em jogo adiantado da 4ª rodada, junto com o Botafogo, que não passou de um empate em 1x1 com o Juventude no Engenhão.
Com quatro pontos e apenas um à frente da zona do rebaixamento, vem o Fluminense, derrotado pelo Coritiba e que passará a ser comandado por Fernando Diniz.
Ceará, A. Paranaense e Atlético/GO, com três pontos, estão em uma briga de foice para escapar de uma das vagas da zona de rebaixamento. Sem ter vencido nenhum jogo ainda, o time goiano é o primeiro time dos quatro que seriam rebaixados se o campeonato acabasse hoje.
Goiás e Juventude, com dois pontos, e o Fortaleza, ainda sem nenhum ponto, completam a zona de rebaixamento.
Com um confronto direto entre Red Bull Bragantino e Corinthians na próxima rodada, o Coritiba, em caso de vitória sobre o Avaí, alcançará a 3ª colocação, podendo até terminar a rodada na 2ª se o Atlético não vencer o América no clássico mineiro.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)