
ELENCO
Qual será o time? Esta pergunta está sendo feita por diversos torcedores do Coritiba, ansiosos com a volta do Verdão aos gramados.
Com as cinco novas contratações (Guilherme, Luis Paulo, Ney Santos, Cristian e Paulo Miranda), o retorno de alguns jogadores que estavam no Departamento Médico (Artur, William, Vagner e Batatais), o treinador Paulo Bonamigo ganha mais opções táticas e técnicas para montar o time do Coritiba que buscará o retorno à Série A já em 2007.
No 3x5x2
Nos primeiros treinos da semana, o Coxa iniciou os trabalhos no 3x5x2, com Artur; Índio, Batatais e Henrique; Luis Paulo, Egídio, Paulo Miranda, Caio e Ricardinho; Alberto e Anderson Gomes. No treino de quinta-feira, alguns jogadores foram testados durante o treino, entrando no time tido como titular: Kleber, Eanes e Cristian (que naquele treino entrou no lugar de Caio).
Nas alas, Luis Paulo parece ter se firmado e vencido a corrida pela camisa 2 com Andrezinho. James voltou aos Juniores e parece ser carta fora do baralho para o início dos trabalhos. Na esquerda, Ricardinho é titular, com Carlão compondo o grupo. Este atleta veio do Coxa Jrs., depois de uma passagem pela Seleção Brasileira da categoria.
No meio de campo, Egídio deve ser o primeiro volante. Vindo de uma boa recuperação dentro e fora de campo, Egídio apagou a má impressão da temporada passada e voltou à titularidade. Assim como ele, o outro titular será Paulo Miranda, que veio para resolver o crônico problema da camisa 8 que assola o Cori há algum tempo.
Paulo Miranda é um jogador de qualidade técnica superior aos atletas que iniciaram a temporada no Clube. Luciano Santos corre por fora e será opção de banco, pois não reeditou a passagem que teve no Noroeste (SP), onde atuou nos primeiros meses do ano.
As variações no 3x5x2 seriam basicamente na função de meio-campo ofensivo e no ataque. No meio de campo, a briga é boa, com Cristian ou Caio aparentemente disputando uma vaga, que ainda pode ser de Jackson, Guilherme (meia-esquerda) ou até Marlos (no DM, mas será liberado em breve), que correm por fora, assim como o meia-direita Renan.
Na frente, outra briga boa, com Alberto e William disputando a vaga de atacante de referência (Jefferson está machucado) e Anderson Gomes e Eanes lutando por uma vaga como atacante de velocidade do Cori. Anderson Gomes está em aparente vantagem, pois treinou como titular na última movimentação.
Uma alternativa que não pode ser totalmente descartada seria o avanço de Caio para o ataque, com a entrada de Cristian no meio de campo.
4x4x2
Teorias são muitas, assim como a expectativa por ver o time em campo é grande. Neste clima até ansioso para ver o Coxa jogar, surgem discussões acaloradas entre os internautas coritibanos.
Além da variação com os três zagueiros, que pode ser uma alternativa principalmente nos jogos realizados fora do Couto Pereira, o treinador Bonamigo pode também adotar o esquema 4x4x2 para jogos do Verdão no Alto da Glória.
Com quatro meio-campistas, uma possibilidade de escolha de Bonamigo é um time com Egídio, Paulo Miranda, Caio e Cristian.
Nesta formação, o Cori teria maior qualidade no meio de campo, o que, em tese, facilitaria as triangulações com os atacantes e os laterais.
Em 2002, na sua passagem pelo Paraná Clube, Bonamigo adotou o 4x4x2, num time que tinha na época Marquinhos e Fernandinho na armação e Caio e Renaldo no ataque.
Uma possível escalação no Coritiba neste modelo tático teria: Artur, Luis Paulo, Henrique, Índio e Ricardinho; Egídio, Paulo Miranda, Cristian e Caio; Alberto e Anderson Gomes.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)