
CURIOSIDADE
0 Coritiba já enfrentou o Paraná Clube 74 vezes e não 72, como foi divulgado por um site especializado. A diferença na contagem pode ser identificada visitando www.historiadocoritiba.com.br, um site especializado no levantamento histórico e estatístico sobre o Coritiba Foot Ball Club.
A diferença ocorre pela não contabilização de dois clássicos ParaTibas realizados pela Copa Sesquicentenário de 2003, torneio oficializado pela Federação Paranaense de Futebol.
Naquela competição, Coritiba e Paraná Clube se enfrentaram duas vezes, com um empate (1x1) e uma vitória para o adversário (0x1).
As duas partidas foram disputadas em Fazenda Rio Grande, numa iniciativa da Prefeitura local que patrocinou ambos os jogos.
Naquelas duas oportunidades, o Coritiba jogou com vários atletas profissionais, como os goleiros Douglas e Júnior, os laterais Tesser e Badé, os zagueiros Fabrício, Nivaldo e Juninho. O volante Márcio Egídio também participou. No ataque, Marlon, Helinho e Gelson figuraram entre os titulares.
Com o jogo de domingo, dia 19, Coritiba e Paraná Clube se enfrentarão pela 75ª vez e será uma oportunidade do Cori empatar as estatísticas do clássico. Desde 1990, quando do primeiro encontro entre alviverdes e tricolores, foram 74 jogos, sendo 25 vitórias para o Coritiba, 23 empates e 26 derrotas. O Coxa marcou 86 gols e sofreu 97.
Curiosidade:
O clássico ParaTiba apresenta um equilíbrio histórico, conforme foi identificado pelos Helênicos:
- Equilíbrio de forças entre 1990 a 1992
- Predomínio do Paraná de 1993 a 1995
- Equilíbrio de forças entre 1996 a 2002
- Predomínio do Coritiba de 2003 a 2005
Para saber mais, visite o site www.historiadocoritiba.com.br
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)