
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Vasco se enfrentam neste domingo, 6, às 17h, no Couto Pereira, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de conseguir três vitórias consecutivas e conseguir uma boa vantagem na luta contra o rebaixamento, o Verdão tem a sua última batalha diante da equipe carioca e precisa vencer para garantir a sua sobrevivência e consolidar, de forma digna, a sua brilhante recuperação na tabela. Pela frente, terá um desesperado Vasco, que faz uma recuperação improvável no Brasileirão e busca o milagre de se salvar da Série B após passar praticamente o campeonato inteiro na Zona do Rebaixamento
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até São Paulo para enfrentar o Palmeiras em mais uma partida extremamente decisiva para o Verdão na luta contra o rebaixamento e, em mais um jogo muito eficiente, o Verdão bateu a equipe paulista e deu um passo importantíssimo para se afastar da Série B. No primeiro tempo, em um lindo passe de Negueba, Juan apareceu na cara de Fábio e, com muita tranquilidade, tocou na saída do goleiro palmeirense para fazer 1x0. Depois do gol, o Coritiba viu o Palmeiras ter o domínio da bola, mas não correu muitos riscos até que, já nos acréscimos, Henrique Almeida recebeu um passe precioso de Thiago Lopes e, cara a cara com o gol, fuzilou o goleiro do Porco para matar a partida e encaixar a terceira vitória consecutiva do Coritiba.
Com os três pontos conquistados na Allianz Arena, o Coritiba melhorou muito a sua condição no Brasileirão e agora só será rebaixado caso aconteça uma combinação incrível de resultados na rodada. De qualquer forma, a equipe tem a obrigação e a vontade de encerrar o campeonato com mais uma vitória para não depender de ninguém e "fechar por cima" uma temporada muito difícil. Em relação à equipe, embora tenha fechado os treinamentos, o técnico Pachequinho deve fazer apenas uma alteração em relação à equipe que bateu o Palmeiras. Sem poder contar com João Paulo, suspenso, a tendência é que o treinador Coxa-Branca promova a entrada de Luis Cáceres na meia cancha. Entretanto, o jovem Ícaro também pode aparecer como opção. No restante, a equipe será a mesma que já vem jogando junta há algumas partidas.
O adversário
Com a corda no pescoço há muito tempo, o Vasco vem fazendo uma recuperação fantástica no Campeonato Brasileiro. Após a chegada do técnico Jorginho, a equipe cruzmaltina mudou da água para o vinho e enfileirou bons resultados principalmente por conta do bom momento de Nenê, que fez seis gols de pênalti nos últimos jogos. Só a vitória interessa para o time vascaíno e a tendência é que a equipe adversária tente partir para cima do Coritiba desde os primeiros minutos de jogo. Em relação à montagem do time, o único desfalque o é meia Andrezinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Embora não tenha confirmado a equipe, a tendência é que Jorginho escale Bruno Gallo no setor, mas Julio dos Santos e Rafael Silva correm por fora. Assim como no caso do Coritiba, a decisão deve ficar para minutos antes da bola rolar.
O jogo
A partida deste domingo certamente será muito tensa no Couto Pereira e terá todos os componentes de uma verdadeira decisão. É bastante provável que a equipe do Vasco já tente catimbar o jogo desde o início e demore a entrar em campo de modo a fazer com que a partida diante do Coritiba comece após os jogos das duas equipes catarinenses envolvidas na luta contra o rebaixamento. Cabe ao Coritiba se manter absolutamente tranquilo, aproveitar o desespero vascaíno para fazer o seu jogo e, nos contra-ataques, tentar matar a partida. Assim como nos últimos três jogos, é preciso manter a concentração e o foco durante dos 90 minutos para que a equipe não precise fazer contas, dependendo de outros resultados para permanecer na Série A.
Ofensivamente, a equipe Coxa-Branca deve voltar a apostar na velocidade para chegar ao gol de Martín Silva e tentar abrir o placar no Couto Pereira. A presença de Negueba, pelos lados do campo, será muito importante e este jogador precisa estar novamente inspirado para ajudar o Verdão a chegar ao resultado. No meio, Juan (que vem sendo muito importante para a equipe) será o responsável por concatenar as jogadas. No comando de ataque, Kléber e Henrique Almeida precisam estar ligados para aproveitarem todas as chances que surgirem, colocando o Coritiba à frente do placar. Por fim, a equipe Alviverde deve aproveitar as jogadas pelos lados do gramado.
Na parte defensiva, o Coritiba naturalmente deve prestar atenção com o meia-atacante Nenê, que é o grande responsável pela reação do Vasco no campeonato, muito embora faça a maioria de seus gols de pênalti. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deve controlar a velocidade de Riascos e Jorge Henrique, que tentarão criar jogadas pelos lados do campo. Por fim, o Verdão precisa evitar as faltas próximas à área (visto que Rodrigo possui bom aproveitamento neste tipo de lance) e os cruzamentos próximos ao gol de Wilson.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba nesta derradeira partida da temporada 2015. Apesar de um empate bastar, a vitória é absolutamente fundamental para consolidar a recuperação da equipe e permitir que a torcida projete um próximo ano um pouco melhor e menos tenso. Por conta disso, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira. O Coritiba necessita de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2015 - 38ª Rodada
Coritiba x Vasco
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 06/12/2015, domingo
Horário: 17h
Coritiba:
Wilson; Leandro Silva, Walisson, Juninho e Carlinhos; Alan Santos, Luis Cáceres (Ícaro) e Juan; Negueba, Henrique Almeida e Kléber.
Técnico: Pachequinho
Vasco:
Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Júlio César; Serginho, Diguinho, Bruno Gallo (Julio dos Santos) e Nenê; Jorge Henrique e Duvier Riascos.
Técnico: Jorginho
Árbitro: Anderson Daronco/RS (FIFA)
Assistente 1: Alessandro A. Rocha de Matos/BA (FIFA)
Assistente 2: Guilherme Dias Camilo/MG (FIFA)
4º Árbitro: Nielson Nogueira Dias/PE (Especial)
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)