
Brasileirão
Coritiba e Figueirense se enfrentam neste domingo, 26, às 18:30, no estádio Orlando Scarpelli, em partida válida pela décima-primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Após mais um empate em casa, desta vez contra o Internacional, o Coritiba enfrenta um adversário direto na luta contra o rebaixamento. Do outro lado, terá o Figueirense, que vem de empate contra o Botafogo fora de casa
O time
O time Alviverde vai até Florianópolis muito pressionado. O fato de estar na zona de rebaixamento e ainda não ter pontuado nos quatro jogos que disputou fora de casa, tornam esta partida importantíssima.
O ótimo segundo tempo do jogo contra o Inter mostra que o Coritiba pode alcançar algo melhor do que apenas fugir do rebaixamento. Mas para isso é preciso que jogue para frente, e não apenas marcando o adversário, esperando uma bola para decidir a partida.
A boa novidade da partida contra os gaúchos foi à estreia do atacante Iago, que mostrou que poderá ser muito útil na sequência da temporada.
Para esta partida, o treinador Pachequinho terá a volta do zagueiro Juninho e do volante João Paulo.
O zagueiro volta no lugar de Ney Bareiro, que foi expulso na última partida. E o volante reassume o seu lugar, fazendo com que o Coritiba volte a atuar com dois jogadores de contenção na frente da zaga.
Pachequinho ainda não contará com os laterais Ceará e Cesar Benitez, o volante Alan Santos, e o meia Cezar Gonzalez, que continuam de fora por problemas físicos.
O adversário
O Figueirense não começou bem a temporada, não se classificando para as finais do campeonato catarinense. Isso ocasionou a demissão do técnico Hudson Coutinho.
Vinicius Eutrópio assumiu em seu lugar e vem fazendo uma campanha regular no campeonato brasileiro, conseguindo manter uma certa distância da zona de rebaixamento.
Com atacantes rápidos pela ponta, e Rafael Moura atuando como referência, o time catarinense atua em um clássico 4-3-3.
O grande destaque da equipe é o veterano atacante Rafael Moura, contratado junto ao Inter, autor de oito gols na temporada.
Outros destaques são o goleiro Gatito Fernandez, o lateral-esquerdo Marquinhos Pedroso e o jovem atacante Gustavo Ermel.
Para o jogo contra o Coritiba, o técnico do Figueirense terá como desfalque, o volante Ferrugem, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Por outro lado, terá a volta do também volante Elicarlos.
O Figueirense conta em seu elenco com o lateral-direito Ayrton, vice-campeão da Copa do Brasil, em 2012, com a camisa do Coritiba.
O jogo
Mais do que conquistar seus primeiros pontos fora de casa, o Coritiba não pode deixar um adversário direto na luta contra o rebaixamento se distanciar.
O grande trunfo do Coritiba para tentar vencer esta partida é o excelente segundo tempo contra o Inter, quando o time Alviverde encurralou os gaúchos no campo de defesa.
Porém, o Figueirense costuma ser forte quando atua em seus domínios, e os cuidados defensivos deverão ser redobrados, para evitar que as falhas individuais, que estão sendo constantes, atrapalhe o desempenho do Coritiba.
O ponto forte da equipe catarinense é o seu trio de ataque, formado pelos rápidos Ermel e Dudu pelas pontas, e Rafael Moura atuando mais avançado.
Como atua em um 4-3-3, o Figueirense costuma deixar espaços em sua meia-cancha, e o desfalque do bom volante Ferrugem poderá facilitar as coisas pelo setor.
Outro ponto a ser combatido pelo Coritiba é a bola aérea, sempre com Rafael Moura e o zagueiro Marquinhos.
Mesmo enfrentando um adversário difícil, o Coritiba tem totais condições de trazer um bom resultado, mas para que isso aconteça será preciso atacar o adversário, e não apenas esperar.
A possibilidade da entrada do meia-atacante Iago desde o início, pode fazer o Coritiba voltar a ter uma jogada forte pelos lados.
Os laterais Ayrton e Marquinhos Pedroso, principalmente o primeiro, possuem deficiências na marcação, e este pode ser o caminho para o Coritiba tentar a vitória.
Como o time catarinense também precisa da vitória para se distanciar da zona de rebaixamento, o Coritiba deverá encontrar muitos espaços para jogar. O contra-ataque deverá ser a principal arma do Coxa nesta partida.
Campanhas no Brasileirão 2016
Coritiba
17º Colocação com 9 pontos
10 jogos, 2v, 3e, 5d
14 gols pró, 18 gols contra
Artilheiro: Kleber, 4 gols
Figueirense
11º colocação com 13 pontos
10 jogos, 3v, 4e, 3d
10 gols pró, 10 gols contra
Artilheiro: Rafael Moura, 5 gols
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro – Décima-Primeira Rodada
Figueirense x Coritiba
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis/SC
Data: 26/06/2016, domingo
Horário: 18:30hs
Figueirense:
Gatito Fernandez, Ayrton, Marquinhos, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Jackson Caucaia (Jocinei) e Bady; Ermel, Rafael Moura e Dudu.
Técnico: Vinicius Eutrópio
Coritiba:
Wilson, Dodô, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Edinho, João Paulo, Juan, Ruy e Felipe Amorim (Iago); Kléber
Técnico: Pachequinho
Árbitro: Elmo Alvez Resende Cunha/GO
Assistente 1: Dibert Pedrosa Moisés/RJ
Assistente 2: Vanderson Antonio Zanetti/ES - (Asp-FIFA)
4º Árbitro: Vinicius Furlan/SP - (Asp-FIFA)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)