
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e São Paulo se enfrentam neste domingo, 25, às 17h, no Couto Pereira, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de fazer duas partidas absolutamente medíocres longe do Couto Pereira e voltar para Curitiba sem nenhum ponto na bagagem e com um lugar na Zona do Rebaixamento da competição, o Verdão agora precisa se recuperar de qualquer maneira e vencer o São Paulo para aliviar a sua situação e tentar respirar na briga contra a Série B. Pela frente, terá um time que vive em crise, perdeu por 3x1 em casa no meio de semana pela Copa do Brasil e agora joga todas as suas fichas no Brasileirão para tentar chegar à Libertadores
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até Campinas para tentar se redimir da partida ridícula que havia feito diante do Joinville mas, novamente, passou vergonha. Sem qualquer poder ofensivo, o time do técnico Ney Franco criou muito pouco e, nas vezes em que chegou ao ataque, ainda perdeu chances inacreditáveis, como a cabeçada de Juninho (quando o jogo ainda estava 0x0) e a finalização de Thiago Galhardo (que poderia ter empatado o jogo logo após o gol da Ponte. Com muito mais volume de jogo, a Macaca acabou se impondo no segundo tempo e, naturalmente, construiu o placar de 3x0 (apesar do primeiro gol ter sido feito com a mão), o que manteve o Coritiba na Zona do Rebaixamento.
Assim, novamente o Coritiba está com a corda no pescoço e precisa vencer de qualquer maneira para tentar sair da ZR e ainda respirar na incessante luta para deixar as últimas colocações. Em relação à equipe, o técnico Ney Franco muda o esquema de 4-3-3 para 4-4-2. Na lateral-direita, Leandro Silva está suspenso e cede lugar a Ivan, que retorna à equipe titular depois de um longo período. No meio, Alan Santos e Thiago Galhardo (que foram muito mal na partida do Moisés Lucarelli), saem do time para as entradas de Luis Cáceres e Ruy, respectivamente. No restante, a equipe será a mesma que vem atuando junta há algumas rodadas.
O adversário
O São Paulo vive uma temporada extremamente conturbada tanto dentro como fora de campo. Dentro das quatro linhas, os resultados não aparecem e o Tricolor paulista, apesar de ter montado um time bastante caro para os padrões nacionais, não conseguiu qualquer título. Fora do gramado, escândalos na diretoria (que culminaram o afastamento do presidente Carlos Miguel Aidar) e recentes trocas de treinadores, atrapalham o ambiente. Em relação ao time, o lateral Matheus Reis, suspenso, o também lateral Carlinhos e o zagueiro Breno desfalcam a equipe. Alan Kardec, com dores, também pode ser poupado. Assim, a tendência é que Reinaldo volte a aparecer na lateral-esquerda.
O jogo
A partida deste domingo é absolutamente fundamental para as pretensões do Coritiba no Campeonato Brasileiro. Caso o Verdão ainda tenha pretensões de disputar a Série A da competição nacional no próximo ano, a única alternativa é vencer o São Paulo para, quem sabe, deixar as últimas posições na tabela e iniciar uma recuperação para esta reta final. Assim, é fundamental que os jogadores estejam ligados durante os 90 minutos da partida, evitando cometer erros que comprometam as suas atuações. Nas arquibancadas, o apoio será intenso para que o objetivo possa ser conquistado.
Ofensivamente, sem atuar com os pontas pelos lados do campo, a tendência é que o Coritiba monte as suas jogadas pelo meio. Dessa forma, crescem as responsabilidades de Ruy e Lúcio Flávio, visto que estes jogadores serão os responsáveis por concatenar as jogadas do Coritiba, municiando Kléber e Henrique Almeida no comando. O apoio pelas laterais também necessita ser explorado, visto que o Coritiba terá dois laterais de ofício nestas posições. Por fim, é necessário explorar as jogadas de bola área.
Na parte defensiva, a grande preocupação deve ser com Alexandre Pato, que vive uma grande fase novamente e vem levando o time paulista nas costas. Além dele, Luís Fabiano é outro jogador bastante oportunista e também deve receber cuidados especiais. No meio, Michel Bastos e Paulo Henrique Ganso serão os grandes responsáveis pela criação de jogadas, levando o time do São Paulo à frente. Por fim, o Coritiba precisa tomar grande cuidado com as jogadas de bola parada e com os cruzamentos à área de Wilson.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba rumo à uma fundamental vitória diante do São Paulo. Se quiser mesmo continuar em sua luta contra a Série B, a vitória é absolutamente fundamental e o time Alviverde deve ir atrás dela a todo custo. Do lado de fora, torcedor do Verdão, o seu papel será importantíssimo. Lute com os jogadores e incentive durante os 90 minutos.
Raça e determinação!
Campeonato Brasileiro 2015 - 32ª Rodada
Coritiba x São Paulo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 25/10/2015, domingo
Horário: 17h
Coritiba:
Wilson; Ivan, Rafael Marques Juninho e Carlinhos; João Paulo, Luis Cáceres, Lúcio Flávio e Ruy; Kléber e Henrique Almeida.
Técnico: Ney Franco
São Paulo:
Rogério Ceni; Bruno, Lucão, Luiz Eduardo e Reinaldo; Rodrigo Caio, Thiago Mendes, Michel Bastos e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato e Luís Fabiano.
Técnico: Doriva
Árbitro: Marielson Alves Silva/BA
Assistente 1: Elicarlos Franco Oliveira/BA
Assistente 2: Marcos Welb Rocha de Amorim/BA
4º Árbitro: Diego Almeida Real/RS
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)