
Brasileirão
Coritiba e Palmeiras se enfrentam nesta quarta, 15, às 21:45hs, no estádio Couto Pereira, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Após vencer o Sport, o Coritiba busca uma nova vitória para se afastar da zona de rebaixamento. Do outro lado, terá o Palmeiras, que está em ótima fase e vem de vitória sobre o Corinthians, alcançando assim o terceiro triunfo consecutivo.
O time
O Coritiba conseguiu se recuperar no campeonato brasileiro vencendo o Sport por 3x2, dentro do Couto Pereira.
O resultado tirou o time Alviverde da zona do rebaixamento, mas o manteve ali próximo. O Coritiba atualmente ocupa uma posição acima dos quatro que seriam rebaixados se o campeonato acabasse hoje.
Contra o Sport, o time mostrou um melhor futebol, porém, ainda cometeu muitos erros defensivos, sofrendo dois gols por desatenção, o que deixa o time com a defesa mais vazada do campeonato, com 13 gols sofridos, ao lado do Atlético Mineiro.
A estreia de Edinho como primeiro volante trouxe uma sensível melhora na proteção ao sistema defensivo, mas ainda são cometidas falhas, como a do primeiro gol do Sport, quando o meia Diego Souza chutou três vezes, sem ser importunado por nenhum jogador do Coritiba, para fazer o primeiro gol.
Para esta partida, o treinador Pachequinho terá a volta do zagueiro Rafael Marques.
O zagueiro deve voltar para formar o miolo de zaga com Luccas Claro. Assim, Juninho volta a ser deslocado para a lateral-esquerda.
Na meia-cancha, a tendência é a entrada do meia Felipe Amorim para completar a meia-cancha Alviverde.
O treinador Alviverde não terá, além do venezuelano Gonzalez, o meia Juan, expulso contra o Sport. Além do meia, os laterais Ceará e Cesar Benitez, e os volantes Amaral e Alan Santos continuarão de fora por problemas físicos.
O adversário
O Palmeiras começou muito mal a temporada, sendo eliminado precocemente do Paulistão e da Taça Libertadores.
A troca do comando técnico com a saída de Marcelo Oliveira e a chegada de Cuca começou a dar resultados no campeonato brasileiro. E após três vitórias seguidas, o time palmeirense chegou a vice-colocação.
A vitória contra o Corinthians, na última rodada, mostrou um Palmeiras com um sistema defensivo sólido, muito difícil de ser batido.
Com um elenco recheado de boas opções para armar sua equipe, o treinador vem optando por um sistema ofensivo de muita movimentação, sem um centroavante fixo.
O time vem atuando em um 4-2-3-1 sem a bola, e quando está atacando passa a atuar em um esquema 4-3-3, com os jogadores Dudu e Roger Guedes atuando aberto pelos lados.
O jovem Gabriel Jesus, artilheiro do time no campeonato, vem atuando mais centralizado, se posicionando como o jogador mais avançado da equipe. Seu estilo de muita movimentação, costuma complicar a marcação adversária.
Para o jogo contra o Coritiba, o técnico Cuca terá como desfalques, os laterais João Pedro e Egídio, os volantes Arouca e Gabriel, e o atacante Lucas Barrios. Por outro lado, contará com a volta do zagueiro Vitor Hugo, que cumpriu suspensão automática contra o Corinthians. Outro jogador que volta a ser relacionado é o argentino Cristaldo.
O grande destaque do time palmeirense nesta temporada vem sendo o atacante Gabriel Jesus, que já marcou 12 gols nesta temporada.
Outros jogadores que vem tendo destaque neste início de temporada, são o goleiro Fernando Prass, o zagueiro Vitor Hugo, o volante Jean, e o atacante Roger Guedes.
O Palmeiras tem em seu elenco com alguns jogadores com passagem pelo Coritiba, como o goleiro Fernando Prass, o meia Moisés, e o atacante Dudu.
O jogo
O Coritiba terá um grande desafio contra o time palmeirense, que se encontra em ótima fase.
Além de enfrentar uma equipe qualificada tecnicamente, o time Coxa luta para exorcizar seus próprios fantasmas.
E o principal deles atualmente é a falta de tranqüilidade para superar momentos adversos nas partidas.
Contra o Palmeiras de Cuca, o Coritiba precisará estar atento o tempo inteiro. O adversário tem se mostrado um time ofensivo e rápido, com destaque para o ataque, formado por três jogadores velozes.
Dar o contra-ataque para o Palmeiras é assinar a própria sentença, e por isso o Coritiba terá que ter cuidado redobrado no sistema defensivo.
A colocação de Juninho como lateral-esquerdo faz todo sentido. É por ali que o Palmeiras costuma costurar suas principais jogadas de ataque, em triangulações com Tchê Tchê, Jean e Roger Guedes.
Apesar de Gabriel Jesus estar jogando mais centralizado, o craque palmeirense costuma inverter de posição com Dudu, que tem jogado mais aberto pelo lado esquerdo. E isso costuma confundir muito as defesas adversárias.
Como Dodô não tem se mostrado um exímio marcador, a dupla de zaga Alviverde terá que ter muito atenção também por este lado.
Com as ausências de Gonzalez e Juan, o técnico Pachequinho optará pela entrada de Felipe Amorim, fazendo com que o Coritiba atue com mais velocidade, procurando mais o jogo pelas pontas.
Na meia, o volante João Paulo deverá ajudar na armação da equipe, para que Ruy não fique sobrecarregado, enquanto Edinho deverá ficar mais plantado a frente da zaga.
Com Felipe Amorim pela direita e Vinicius pela esquerda, o time Alviverde terá praticamente o mesmo esquema tático do Palmeiras, e a meia-cancha, mais uma vez, poderá ser o diferencial para que uma das equipes possa sair vencedora.
É difícil apontar um ponto fraco no Palmeiras, e o transcorrer do jogo dependerá muito do time que sair na frente do placar.
A torcida Coxa terá um papel fundamental nesta partida. Precisa apoiar o clube o tempo inteiro, para que os jogadores possam ter mais confiança e tentar garantir mais três pontos, o que pode afastar o Coritiba da zona de rebaixamento.
Mesmo com o time adversário tendo um time melhor tecnicamente, a tendência é de um jogo equilibrado, porém de muitos gols.
Campanhas no Brasileirão 2016
Coritiba
16º Colocação com 7 pontos
7 jogos, 2v, 1e, 4d
10 gols pró, 13 gols contra
Artilheiro: Kleber, 3 gols
Palmeiras
2º colocação com 15 pontos
7 jogos, 5v, 2d
14 gols pró, 7 gols contra
Artilheiro: Gabriel Jesus, 4 gols
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro - Oitava Rodada
Coritiba x Palmeiras
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 15/06/2016, quarta-feira
Horário: 21:45hs
Coritiba:
Wilson, Dodô, Luccas Claro, Rafael Marques e Juninho; Edinho, João Paulo, Felipe Amorim e Ruy; Vinicius e Kléber
Técnico: Pachequinho
Palmeiras:
Fernando Prass, Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Jean, Moisés, Roger Guedes (Cleiton Xavier) e Dudu (Alecsandro); Gabriel Jesus
Técnico: Cuca
Árbitro: Anderson Daronco/RS (FIFA)
Assistente 1: Nadine Schramm Camara Bastos/SC (FIFA)
Assistente 2: Rafael da Silva Alves/RS - (Asp-FIFA)
4º Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR - (Asp-FIFA)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)