
BRASILEIRÃO
O Campeonato Brasileiro se inicia no próximo sábado, 14, e o COXAnautas preparou uma material completo para que você, leitor, não fique por fora dos principais lances do maior torneio do futebol brasileiro.
Todos os adversários do Verdão serão analisados em uma cobertura inédita e exclusiva, realizada pelo site.
Neste material, o leitor ficará sabendo como está sendo a temporada 2016 do clube, qual o time base, quais as contratações feitas para o brasileirão até o momento, o principal jogador, além de atletas que possam ser importantes para o desempenho da equipe no decorrer da competição.
Além disso, o COXAnautas não fica em cima do muro e dá sua opinião em relação ao futuro da equipe no campeonato. Confira a segunda parte da análise e discuta. O espaço está aberto para você, leitor.
Temporada 2016
A temporada começou de uma maneira inesperada para o torcedor do Coelho. O time voltou a ser campeão mineiro depois de quinze anos, passando pelo Atlético/MG na final. Na Copa do Brasil, o time disputa com o Bahia uma vaga na terceira fase.
O América volta a Serie A neste ano tentando ao menos se manter na primeira divisão. O time perdeu seu principal destaque, o lateral-esquerdo Bryan, para o Cruzeiro.
Time Base
João Ricardo, Helder, Suéliton, Alisson e Artur; Claudinei, Leandro Guerreiro, Danilo Barcelos e Osman; Victor Rangel e Borges
Técnico: Givanildo de Carvalho
Jogador Chave: Osman
Operários: João Ricardo, Leandro Guerreiro e Borges
Principais contratações para o Brasileiro: Helder (LD), William Barbio (A)
Análise Coxanautas: Brigará para escapar do rebaixamento
Colocação em 2015: Disputou a Série B
Temporada 2016
O time gaúcho vem enfrentando problemas neste início de temporada. Eliminado nas semi-finais do campeonato gaúcho pelo Juventude e das oitavas-de-final da Libertadores pelo Rosário Central, o Grêmio passou por momento de turbulência que culminou com a demissão de seu diretor de futebol.
Vários jogadores contratados, como Henrique Almeida, ex-Coritiba, não deram certo e o time inicia o Brasileiro com uma boa base, porém como incógnita, já que o time não conseguiu desenvolver seu melhor futebol nos torneios disputados até o momento.
Time Base
Marcelo Grohe, Ramiro, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Wallace, Maicon, Douglas e Giuliano; Miller Bolaños e Luan
Técnico: Roger Machado
Jogador Chave: Luan
Operários: Marcelo Grohe, Douglas e Miller Bolaños
Principais contratações para o Brasileiro: Não fez contratações até o momento
Análise Coxanautas: Lutará pela Libertadores
Colocação em 2015: 3º
Temporada 2016
O Colorado gaúcho iniciou a temporada conquistando o título de campeão gaúcho, vencendo o Juventude. O técnico Argel Fuckstem aproveitou jovens valores das categorias de base, o que provocou a descoberta de jogadores como o meia Andrigo, considerado o melhor jogador do campeonato estadual.
A grande novidade colorada para o campeonato brasileiro é a volta do meia D´Alessandro, que disputou a Libertadores pelo River Plate. Por outro lado, o goleiro Alisson, titular da seleção brasileira, foi negociado com a Roma.
Time Base
Danilo Fernandes, William, Ernando, Paulão e Artur; Fabinho, Fernando Bob, Anderson e D´Alessandro; Andrigo e Vitinho
Técnico: Argel Fucks
Jogador Chave: D´Alessandro
Operários: Anderson, Andrigo e Vitinho
Principais contratações para o Brasileiro: Danilo Fernandes (G), Anselmo (V), Luis Seijas (M), D´Alessandro (M), Rivaldinho (A)
Análise Coxanautas: Meio da tabela, ficando com a Sulamericana
Colocação em 2015: 5º
Temporada 2016
O time do Oeste de Santa Catarina iniciou bem a temporada, conquistando o campeonato estadual. A Chapecoense luta contra o Paraná Clube para passar para a terceira fase da Copa do Brasil.
Bem organizado fora de campo, e com salários mantidos em dia, a Chapecoense vai para o seu terceiro ano seguido na Série A do futebol brasileiro, com um time sem estrelas. A pretensão da Chape será se manter na primeira divisão.
Time Base
Danilo, Gimenez, Rafael Lima, Thiego e Dener; Josimar, Gil, Cleber Santana e Ananias; Bruno Rangel e Kempes
Técnico: Guto Ferreira
Jogador Chave: Bruno Rangel
Operários: Gil, Cleber Santana e Kempes
Principais contratações para o Brasileiro: Folmann (G), Filipe Machado (Z), Demerson (Z), Arthur Maia (M)
Análise Coxanautas: Brigará para escapar do rebaixamento
Colocação em 2015: 14º
Temporada 2016
O time da "Ilha da Magia" começou a temporada em ritmo lento. Ficou fora das finais do campeonato catarinense e luta contra o Sampaio Corrêa para passar para a terceira fase da Copa do Brasil.
Possui um time de jogadores experientes, como o zagueiro Marquinhos, o meia Carlos Alberto e o atacante Rafael Moura, e tentará se manter na primeira divisão do futebol brasileiro.
Time Base
Fernandez, Ayrton, Marquinhos, Jaime e Marquinhos Pedroso; Eli Carlos, Ferrugem, Bady e Carlos Alberto; Gustavo Ermel e Rafael Moura
Técnico: Vinícius Eutrópio
Jogador Chave: Carlos Alberto
Operários: Marquinhos, Gustavo Ermel e Rafael Moura
Principais contratações para o Brasileiro: Thiago Rodrigues (A), Ayrton (LD), Lins (A)
Análise Coxanautas: Brigará para escapar do rebaixamento
Colocação em 2015: 16º
Temporada 2016
O ano não começou bem para o time pernambucano. Perdeu a final do campeonato estadual para o Santa Cruz e foi eliminado nas semi-finais da Copa do Nordeste para o Campinense.
Após perder os principais destaques do Campeonato Brasileiro de 2015, o Sport conseguiu repatriar o meia Diego Souza, que estava no Fluminense e ainda tenta trazer o atacante André, que está no Corinthians para a Ilha do Retiro. O grande desfalque do time será o goleiro Danilo Fernandes, que acertou com o Internacional.
Time Base
Magrão, Samuel Xavier, Oswaldo Henriquez, Durval e Renê; Luiz Antônio, Rithely, Diego Souza e Gabriel Xavier; Mark González e Vinicius Araújo.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Jogador Chave: Diego Souza
Operários: Durval, Rithely e Mark González
Principais contratações para o Brasileiro: Não fez contratações até o momento.
Análise Coxanautas: Meio da tabela, ficando com a Sulamericana
Colocação em 2015: 7º
Temporada 2016
O Santa Cruz é a grande surpresa do futebol brasileiro até o momento. Time de fanática torcida, que costuma lotar o Arruda. A equipe é comandada por Milton Mendes, que se sagrou campeão estadual e da Copa do Nordeste. Passou ainda para a terceira fase da Copa do Brasil.
O time pernambucano volta motivado para a Série A e a grande incógnita será saber qual será o rumo do Santa Cruz na primeira divisão do futebol brasileiro. O Santa conta com nomes experientes em seu elenco como Léo Moura e Grafite.
Time Base
Tiago Cardoso, Vitor, Danny Morais, Neris e Tiago Costa; Wellington, Uilliam Correia e Lelê; Arthur, Grafite e Keno.
Técnico: Milton Mendes
Jogador Chave: Grafite
Operários: Uilliam Correia, Lelê e Arthur
Principais contratações para o Brasileiro: Bolaños (V), Fernando Gabriel (M)
Análise Coxanautas: Brigará para escapar do rebaixamento
Colocação em 2015: Disputou a Série B
Temporada 2016
Eliminado precocemente da Copa do Nordeste, porém campeão estadual. Na Copa do Brasil, luta contra a Portuguesa para passar a terceira fase. O Vitória tem sofrido com altos e baixos no começo desta temporada. O time conta com um elenco mesclado entre jogadores experientes, como os atacantes Dagoberto e Kieza, e ainda com jovens valores como o bom goleiro Caíque. Voltando da Série B, o time baiano deverá fazer um campeonato brasileiro sem muitas pretensões.
Time Base
Caíque, Norberto, Victor Ramos, Ramon e Diego Renan; Amaral, William Farias, Leandro Domingues e Vander; Marinho e Kieza.
Técnico: Vágner Mancini
Jogador Chave: Kieza
Operários: Victor Ramos, Leandro Domingues e Marinho
Principais contratações para o Brasileiro: Kanu (Z)
Análise Coxanautas: Meio da tabela, ficando com a Sulamericana
Colocação em 2015: Disputou a Série B
Temporada 2016
Após um início de temporada ruim, o time atleticano cresceu de produção sob o comando do técnico Paulo Autuori. Chegou a final da Taça da Primeira Liga, perdendo a final para o Fluminense, e conquistou o título paranaense após um jejum de sete anos em duas vitórias incontestáveis sobre o Coritiba.
O time tem em Walter o seu grande jogador. Porém, tem bons jovens valores como o volante Otávio e o atacante Ewandro.
O título regional poderá mascarar algumas carências do elenco, mas o Atlético deve fazer um Brasileirão sem sustos.
Time Base
Weverton, Léo, Thiago Heleno, Paulo André e Sidcley; Otávio, Jádson, Vinícius e Nikão; Ewandro e Walter.
Técnico: Paulo Autuori.
Jogador Chave: Walter
Operários: Weverton, Otávio e Nikão
Principais contratações para o Brasileiro: Não fez contratações até o momento
Análise Coxanautas: Meio da tabela, ficando com a Sulamericana
Colocação em 2015: 10º
Confira a parte 1 aqui
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)