
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Internacional se enfrentam neste sábado, 12, às 18h30, no Couto Pereira, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Após ter desperdiçado a chance de vencer o Fluminense e de respirar um pouco mais aliviado no Brasileirão, o Verdão tem uma nova chance para, em casa, buscar a vitória e manter o seu bom momento na competição. Pela frente, terá um Internacional que ainda busca a recuperação após a grande frustração na Libertadores, mas terá que conviver com alguns desfalques, inclusive o de sua estrela maior, D'Alessandro
O time
Na última quarta-feira, 9, o Verdão recebeu o Fluminense no Couto Pereira e, quando todos esperavam que o Coritiba poderia alcançar uma nova vitória para respirar um pouco mais aliviado na luta contra o rebaixamento, o time Alviverde acabou fazendo uma péssimo jogo e não passou de um empate com o Tricolor carioca. No primeiro tempo, em uma jogada de muita luta de Kléber, Thiago Galhardo cruzou para Henrique Almeida completar para as redes. Na segunda etapa, porém, o Fluminense preparou uma verdadeira blitz à frente da área do Coritiba e, após Wilson mostrar toda a sua técnica e salvar o time por várias vezes, Marcos Júnior fez o gol e decretou o empate por 1x1.
O resultado foi suficiente para recolocar o Verdão na Zona do Rebaixamento, visto que o Goiás venceu o Sport um dia depois e derrubou a equipe paranaense para a 17ª colocação. Com isso, a vitória sobre o Inter é mais do que fundamental. Para o jogo deste sábado, o técnico Ney Franco poderá contar com o retorno de Walisson à zaga e de Leandro Silva à lateral-direita. Ambos fizeram muita falta ao time diante do Fluminense, principalmente devido às pífias atuações de Luccas Claro e Ivan. No meio, após a boa atuação de Thiago Galhardo, a tendência é que ele siga como titular. Caso o treinador Alviverde resolva manter o esquema com apenas um volante, Ruy segue na equipe. Entretanto, existe a possibilidade de Cáceres voltar a integrar o onze titular e, neste caso, o prata-da-casa seria colocado no banco de reservas. Na frente, novamente Kléber e Henrique Almeida formarão a dupla ofensiva.
O adversário
O Internacional vive um ano de emoções mistas em 2015. Após conseguir o título Estadual e fazer uma boa campanha na Libertadores até a parada para a Copa América, o time gaúcho sofreu um duro golpe após ser derrotado pelo Tigres/MEX nas semifinais da competição continental. Pouco tempo depois, após a demissão do técnico uruguaio Diego Aguirre, o Colorado tomou 5x0 do maior rival Grêmio pelo Brasileirão. Entretanto, de lá para cá, a equipe vem se recuperando e agora está apenas quatro pontos distante do Flamengo, o último time do G4. Em relação à equipe que encara o Coritiba, o técnico Argel Fücks não poderá contar com os suspensos Eduardo Sasha e Nilton. Além deles, o argentino Andrés D'Alessandro está machucado e também não atua. Com isso, o técnico do Inter acabou colocando Léo na lateral-direita e improvisou William como volante. Na frente, quem entra é Vitinho.
O jogo
A partida deste sábado tende a ser bastante complicada para o Verdão. Ao contrário do Fluminense, que propôs um jogo franco com o Coritiba desde o início, a tendência é que o Inter, fundamentado em um esquema de fortíssima marcação, tente utilizar os seus três volantes para travar as investidas do Verdão no meio-campo. Após isso, tentará apostar nos contra-ataques para chegar ao gol de Wilson e buscar sair na frente. Cabe ao Alviverde, então, jogar com muita determinação, coragem e raça para vencer o adversário gaúcho e buscar uma nova fuga da Zona do Rebaixamento.
Na parte ofensiva, o Coritiba novamente precisará utilizar os seus meias para tentar encurralar o Internacional em seu campo de defesa. Thiago Galhardo, que fez um bom jogo diante do Fluminense, será bastante importante neste aspecto. Outro que precisa voltar a apresentar um bom futebol é Lúcio Flávio, que vem devendo um pouco nos últimos jogos. na frente, Kléber e Henrique Almeida precisam se entender bem para não ocuparem o mesmo espaço no campo e criarem chances. Por fim, o apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada também devem ser importantes alternativas.
Defensivamente, o Coritiba precisará controlar a velocidade, principalmente dos homens da frente do Internacional. Vitinho e Valdivia tendem a incomodar a defensiva do Verdão com suas movimentações e devem ser muito bem vigiados. Além deles, como o Internacional deve jogar com três volantes, a tendência é que os laterais tenham bastante liberdade para apoiar o ataque. Neste sentido, Artur e Léo devem ser bem participativos no confronto. Por fim, a defensiva Alviverde precisa ficar bastante ligada nas jogadas de bola aérea.
A torcida
Mais uma vez, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número ao Couto Pereira para tentar empurrar o Verdão em mais uma grande batalha neste Campeonato Brasileiro. A vitória é absolutamente fundamental para que o Coritiba consiga, novamente, sair da Zona de Rebaixamento. Portanto, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Verdão necessita de sua força.
Raça e determinação!
Campeonato Brasileiro 2015 - 25ª Rodada
Coritiba x Internacional
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 12/09/2015, quarta-feira
Horário: 18h30
Coritiba:
Wilson; Leandro Silva, Walisson, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Lúcio Flávio, Ruy (Luís Cáceres) e Thiago Galhardo; Kléber e Henrique Almeida.
Técnico: Ney Franco
Internacional:
Alisson; Léo, Paulão, Ernando e Artur; Rodrigo Dourado, William, Wellington e Alex; Valdívia e Vitinho.
Técnico: Argel Fücks
Árbitro: Raphael Claus/SP (FIFA)
Assistente 1: Marcelo Carvalho van Gasse/SP (FIFA)
Assistente 2: Rogério Pablos Zanardo/SP (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)