
Entrevista coletiva
Por: João Carlos Sihvenger
A entrevista coletiva foi iniciada com o treinador Coxa falando da postura do time neste jogo, pois a equipe encarou o Santos de igual para igual dentro da Vila Belmiro. Gustavo Morínigo destacou que foi um bom jogo, e que não pode reclamar nada dos jogadores. “Tivemos uma postura muito forte, praticamente ficando dono do terreno em todo momento”, disse ele, e lembrou que no primeiro tempo a equipe cometeu alguns erros que custaram o jogo. “Foram erros individuais e de todo o time, erros de movimentação, mas acho que no geral foi um jogo bom. Em síntese, lamentamos muito a derrota, mas não tenho nada que reclamar do time, que se plantou bem dentro do campo deles, criamos muitas situações, praticamente jogamos como se estivéssemos em casa”, mencionou o treinador Coxa-Branca, e continuou destacando que o Santos, por escolha própria, teve um jogo raro, e não esperava um jogo assim da equipe santista, ou seja, de esperar, de jogar em blocos baixos, mas ressaltou que não tira o mérito da vitória da equipe santista. “Tiveram seus momentos de acerto, mas não tenho nada a reclamar dos jogadores do Coritiba”, concluiu.
Falando sobre a característica do jogo de hoje, que foi um jogo aberto, de alta velocidade, Morínigo definiu o que precisa ser corrigido para o jogo da Copa do Brasil: “É o que eu falava com os jogadores agora, acho que o resultado foi mais devido à erros nossos do que por mérito do Santos, e pensando positivamente essa parte dos erros, sabemos que caprichando nesta parte vamos ter mais possibilidades de ganhar e menos possibilidade de que o time adversário chegue em nossa meta, então caprichar esta parte é fundamental para todos nós e já pensar no jogo de quarta-feira”.
Perguntado sobre o lado direito do Santos, com o jogador Angelo que é muito rápido, o que pensa em termos de dar uma proteção maior ao Egídio na próxima quarta-feira, o técnico Coxa falou: “Tenho que falar que Egídio jogou um grande jogo hoje, só que ficamos muito expostos, na saída nossa, por isso falei de erros fundamentais, quando corrigimos no segundo tempo, isso praticamente acabou e não atacaram mais, caprichamos nesta parte, o time entendeu que eles estavam jogando nas costas do Egídio e gerando esse um contra um”. Citou também que o Angelo é muito bom no um contra um, mas ressalta que a equipe deve caprichar no que fez mal hoje e deve cuidar destes setores. Continuou explicando: “Especificamente a movimentação deles e acertar um pouco mais na frente também, pois no primeiro tempo tivemos muitas chances com bola dominada, tivemos muita posse de bola. As substituições que fizemos igualaram e até melhoraram o time, que é um bom ponto para nós, então trabalhar nessa parte, nas dificuldades que nos criaram os extremos deles e caprichar um pouco mais na parte de ataque também”.
Morínigo também foi perguntado sobre o ataque do Santos, que hoje estava jogando com dois centroavantes, Leo Batistão e Marcos Leonardo, e que receberam muitas bolas por aquele setor, então o que fazer no próximo jogo para que a bola não chegue nesses dois jogadores. O técnico Coxa-Branca respondeu: “Nosso sistema defensivo hoje estava um pouco aberto, no primeiro tempo especificamente, mas acho que vão jogar da mesma maneira, se hoje jogando em casa nos esperaram e deram a bola para nós, eles sabem que também somos fortes jogando em casa, com o apoio de nossa torcida, temos que melhorar nesta parte, quando não tivermos a bola, procurar fechar estes pequenos espaços que deixamos, e a partir daí a posse de bola nossa seja definitiva na frente também, pois não adianta ter muita posse de bola e não criar situações de gol, hoje criamos mas não fomos contundentes”.
O treinador também falou sobre a estratégia que vai utilizar para o jogo de quarta-feira, e as possíveis projeções para esse jogo. Ele disse: ambém que nós temos nossas qualidades e que podemos fazer muito mais, na parte defens“Nós temos a estratégia montada, uma é não mudar nossa maneira de jogar seja onde seja, hoje viram isso, foram testemunhas do que o Coritiba fez, tem que sair para jogar da mesma maneira e claro, com alguns cuidados que hoje nós apresentamos, por exemplo, a entrada do Guillermo para reforçar o setor direito nosso, esquerdo deles, onde eles são muito fortes, que fizemos bem, mas faltou um pouco do outro lado e repito, a estratégia está montada, nós sabemos que o Santos é um grande time e sabemos tiva e também no ataque. Temos que destacar que sempre estamos fazendo gols e que estamos tomando poucos gols, hoje tomamos dois depois de algum tempo”.
Morínigo também fez questão de dizer que no jogo de hoje a equipe cometeu erros que custaram o jogo, mas insistiu que o jogo em geral foi a favor do Coritiba, somente que o importante era a vitória, e concluiu dizendo que não tira o mérito do Santos, mas que muito menos pode reclamar da equipe Coxa-Branca que entrou jogando.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)